CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A Academia Paulista de Contabilidade - APC, que tem como premissa zelar pelo conhecimento técnico científico e pelo desenvolvimento da profissão, apoiou o XI Encontro Nacional de Professores e Coordenadores dos Cursos de Ciências Contábeis, realizado no dia 29 de setembro na sede do CRCSP.
O evento que é uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade - CFC e foi realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo-CRCSP, com o da Academia Brasileira de Ciências Contábeis - Abracicon da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC e da Academia Paulista de Contabilidade – APC abordou qualidade do ensino e o futuro da profissão Contábil no País e no mundo.
O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, juntamente com o presidente das gestões anteriores, Irineu De Mula e o primeiro secretário, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, acompanharam as atividades do dia.
Ao abrir a cerimônia do evento, o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade-FBC, Adeildo Osório de Oliveira destacou a importância de iniciativas como estas para a constante busca de melhoria do ensino contábil no País.
Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Abracicon, agradeceu as presenças, desejando que o evento tivesse total aproveitamento.
Por sua vez, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, Zulmir Ivânio Breda, mostrou dados que foram colhidos durante o 2º Exame de Suficiência do ano de 2018, os quais comprovaram que 68% dos inscritos eram mulheres, contra 32 de homens, comprovando que a profissão contábil deixou de ser um reduto masculino, e que vem florescendo com a presença feminina na área. Na ocasião Breda fez o lançamento do livro “Exame de Suficiência: Um Requisito para a Qualificação Profissional”.
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, deu início à parte técnica do evento fazendo a moderação do painel “O uso da tecnologia no processo de ensino”, com a participação do mestre em Administração e Marketing Estratégico, Sidney Pires Martins; o professor titular da FEA/USP, Edgard Bruno Cornacchione Junior; e Norma I.Scagnoli, Ph. D em Educação de Recursos Humanos pela University of Illinois. Todos concordaram que o ensino precisa se modernizar para introduzir as novas tecnologias tanto no sistema de ensino quanto na aplicação prática das Ciências Contábeis na profissão.
Prêmio Olívio Koliver
O prêmio Olívio Koliver tem como objetivo fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil foi concedido ao melhor artigo selecionado entre os publicados na Revista Brasileira de Contabilidade- RBC que é editada pelo Conselho Federal de Contabilidade-CFC.
Os vencedores foram à contadora e mestrando de Ciências Contábeis pela a Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Raquel Damascena Ribeiro, juntamente com o seu professor e coordenador do trabalho, o doutor Adolfo Henrique Coutinho e Silva.
“Esse prêmio é um grande incentivo, ele valoriza todo o esforço que fizemos. Não podemos deixar de reconhecer essa iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade em dar valor a pesquisa” argumentou o coordenador do trabalho.
O contador como agente transformador
O painel “Responsabilidade Social e o Profissional da Contabilidade” foi ministrado pelo coordenador-geral de Gestão de Cadastros da Receita Federal, Clovis Belbute Peres, a gerente nacional do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita (NAF), Ana Paula Sacchi Kuhar, e pelo presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas.
O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, foi o moderador da palestra e destacou que a Contabilidade é um elemento fundamental de controle social e, consequentemente, a base para a construção de uma sociedade mais justa.
Desafios para o ensino da Contabilidade
O presidente da Apicicon, Elias Dib Caddah Neto, e o professor-doutor Valcemiro Nossa foram os palestrantes do painel seguinte, abordando o tema “Desafios do Ensino Superior no Século XXI”. O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, José Aparecido Maion, foi o moderador da atividade.
As incertezas decorrentes das novas tecnologias foi um dos principais desafios apontados pelos participantes do painel. “Todas as profissões, inclusive a nossa, terão de se adaptar e utilizar a tecnologia a nosso favor. Isso tornará nosso serviço ainda mais eficiente”, declarou Caddah. Ele destacou também a falta de interação entre disciplinas ministradas nas universidades e as necessidades do mercado, o que na visão do conselheiro só será solucionado se sairmos do modelo tradicional de ensino e pensarmos na aplicabilidade do conhecimento adquirido.
Profissional do futuro
O painel “A Revolução Cognitiva – Humanidade e Inovação” foi o tema que encerrou as atividades, ministrado pelo especialista em Inovação e Economia Digital Gil Giardelli, tendo a moderação da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Lucélia Lecheta.
“Vivemos hoje uma nova era, na qual o físico e o digital se encontram. Mas um não substitui o outro, eles se complementam para a obtenção de resultados mais satisfatórios”, declarou o Gil Giardelli.
Texto: Sarah Saliba, com informações do CRCSP
Edição: Lenilde de León