Histórico
Constituição da Academia Paulista de Contabilidade-APC
Com o propósito de reunir as mais brilhantes mentes da Contabilidade paulistana em torno da pesquisa e do conhecimento técnico, científico e tecnológico das Ciências Contábeis, o contador Francisco D`Áuria, juntou-se a um grupo de respeitáveis contabilistas da época para fundar a Academia Paulista de Contabilidade-APC. Isto aconteceu no dia 25 de abril de 1952 e ele veio a ser o primeiro presidente da Entidade, tendo ao seu lado o professor Armando Aloe, como secretário, e o professor Paulino Baptista Conti, como tesoureiro.
Contudo, o impulso para a criação das Academias Contábeis nos Estados brasileiros foi dado pelo professor Joaquim Monteiro de Carvalho, durante o “V Congresso Brasileiro de Contabilidade”, ocorrido em Belo Horizonte naquele mesmo ano de 1952, o que ocasionou a constituição de Academias por todo o País, sendo que a primeira foi instalada no Estado de Minas Gerais e a segunda em São Paulo.
Fundamentos Constitucionais
Do ponto de vista cartorial, a Academia Paulista de Contabilidade é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito estadual, de prazo indeterminado, e foi constituída para preencher uma lacuna no sistema agregativo dos contabilistas de São Paulo.
O seu estatuto original foi registrado com o nº 99065, no 4º Registro de Títulos e Documentos, desta Capital, em 16 de janeiro de 1953, sob nº 1670, Livro A, com certidão do referido registro, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 16 de janeiro de 1953, na página 56, sendo sua sede provisória em São Paulo-SP, na Rua Rosa e Silva, 60, Bairro Higienópolis.
Contudo, institucionalmente, a Academia Paulista de Contabilidade é um grêmio associativo que agrupa profissionais com reconhecido conhecimento técnico e cientifico e que acumulam vasta experiência prática em suas áreas de atuação, mas, acima de tudo, que preservam o anseio de contribuir, de forma voluntária, para aprimorar a pesquisa e investir na evolução das Ciências Contábeis, com a missão de disseminar conhecimento para esta e as gerações futuras.
Contexto histórico
É preciso considerar que na época da constituição da Academia Paulista de Contabilidade, a profissão contábil passava por um momento de fortalecimento, expansão e reconhecimento perante a sociedade.
Em 1916, por exemplo, foi fundado o primeiro sindicato dos Contabilistas do Brasil, no Rio de Janeiro, e o Instituto Brasileiro de Contabilidade. Em 1919, por sua vez, foi fundado o Instituto Paulista de Contabilidade, que hoje é reconhecido como Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP.
Já o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP foi fundado em 1946, juntamente com o Conselho Federal de Contabilidade-CFC, formando o Sistema CFC/CRCs. Na mesma década, no ano de 1948, foi fundada a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp.
Logo, o ano de 1952 era o momento propício para o surgimento da Academia Paulista de Contabilidade, uma vez que faltava no grupo das entidades contábeis de São Paulo um representante e estimulador do estudo, da pesquisa e do conhecimento da ciência contábil por trás da profissão contábil.
Hiato e reinstalação da Academia
Apesar da sua relevância, a Academia Paulista de Contabilidade ficou paralisada por algumas décadas, devido ao falecimento das lideranças que a constituíram e também pela desfavorável conjuntura nacional.
Mas o germe do pensamento científico e filosófico das Ciências Contábeis jamais aferreceu, vindo a ser reativado por um grupo de profissionais da Contabilidade dos dias atuais, constituído por: Irineu De Mula, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, José Joaquim Boarin e Luiz Bertasi Filho (in memoriam), capitaneado por Domingos Orestes Chiomento, então presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCP, na gestão 2010-2011, os quais, após alguns embates conceituais, recriaram a continuadora das tradições daquela de 1953, a atual Academia Paulista de Contabilidade no Estado de São Paulo, no dia 11 de novembro de 2011.
Primeira Diretoria
A Academia Paulista voltou à ativa tendo como presidente o contador Irineu De Mula; vice-presidente, Domingos Orestes Chiomento; 1º Secretário Luiz Bertasi Filho (in memoriam), 1ª Tesoureiro Luiz Antonio Balaminut; 2º Secretário, Victor Domingos Galloro; e 2º Tesoureiro, José Joaquim Boarin (in memoriam).
E, sob essa nova égide, no dia 6 de agosto de 2012, o presidente Irineu De Mula empossou os 24 primeiros acadêmicos, que passaram a ocupar parte das 50 Cadeiras estatutariamente constituídas. A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap que, na ocasião, comemorava os seus 110 anos de história acadêmica no Brasil.
Dando prosseguimento à missão de compor as 50 Cadeiras da Academia, no dia 25 de junho de 2015 foram entronizados mais 10 acadêmicos, também em solenidade realizada na sede da Fecap, e, posteriormente, no dia 14 de dezembro de 2015, mais quatro profissionais da Contabilidade tiveram o privilégio de se tornar imortais, em solenidade na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, quando dos festejos dos 69 anos de existência do Conselho paulista.
O grupo que reabilitou as atividades da Academia Paulista de Contabilidade, sob o comando do contador Irineu De Mula, ficou na direção da Entidade até 2017, sempre preservando o intuito de promover o conhecimento científico da profissão e também de reconhecer e homenagear os profissionais do presente e, ao mesmo tempo, valorizar e perpetuar a memória dos Patronos que lutaram e dedicaram suas vidas às causas contábeis.
Gestão 2018-2020
O contador Domingos Orestes Chiomento assumiu a Presidência da Academia Paulista de Contabilidade, em janeiro de 2018, tendo como componentes de sua diretoria: José Serafim Abrantes, vice-presidente; José Carlos Monteiro de Carvalho, 1º Secretário; Walter Arnaldo Andreoli, 1º Tesoureiro; Angela Zechinelli Alonso, 2º Secretária; e Irineu De Mula, 2º Tesoureiro.
Uma das primeiras medidas desta gestão foi empossar dez novos Acadêmicos, a fim de completar o quadro de 50 Imortais ocupantes das 50 Cadeiras da APC. A sessão solene de posse aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2018, também no auditório da Fecap.
Conquistas
Como uma de suas mais significativas conquistas, ainda no início do ano de 2018, a Academia Paulista de Contabilidade passou a integrar formalmente o grupo das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, que é constituído pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil-Ibracon, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo-Sescon-SP, Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo-Aescon-SP e a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp.
“Encontro com Acadêmicos”
Compartilhar informações e conhecimentos, bem como estimular os profissionais da Contabilidade a investirem no seu aprimoramento pessoal é a grande meta da Academia, assim, um dos primeiros feitos da gestão 2018-2020 foi criar o “Encontro com Acadêmicos” – iniciativa inédita que visa transferir os conhecimentos e as experiências dos acadêmicos para os profissionais e estudantes da classe, por meio de palestras gratuitas.
Durante o ano de 2018 foram realizados “Encontro com Acadêmicos” praticamente todos os meses, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, que via seu auditório lotado por profissionais, empresários e estudantes da Contabilidade e de áreas afins, ávidos por participar das discussões sobre assuntos de grande relevância para a Contabilidade, as empresas e a sociedade produtiva como um todo. As mesmas realizações ocorreram durante todo o ano de 2019.
Livro nº 1
Em 2019, a Academia deu mais um importante passo na direção de fornecer informações e conhecimentos aos profissionais contábeis, ao lançar o livro “Acadêmicos explicam os Pronunciamentos Contábeis – Contribuição da Academia à disseminação de Conhecimento Técnico”.
A obra, que teve a Coordenação Acadêmica de Angela Zechinelli Alonso, foi lançada no dia 5 de novembro de 2019, durante a realização da 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo, e distribuída gratuitamente para quase dois mil profissionais participantes da 26ª Convecon. Simultaneamente transformado em e-book, o livro encontra-se à disposição para download, no site da Academia:
2020 - Marcas positivas de uma crise
Mesmo assaltada pela terrível pandemia do novo Coronavirus (Covid-19), que vitimou milhares de vidas em todo o mundo e trouxe sérias consequências para a economia global, neste ano de 2020, a Academia Paulista de Contabilidade não interrompeu suas atividades; muito pelo contrário, pôde comprovar, na prática, o verdadeiro espírito cívico e corporativo de seus membros que, de maneira extraordinária, se dispuseram a doar seus conhecimentos, dando orientações e fazendo análises e criticas sobre as atuais circunstâncias, estando presentes em todos os fóruns, “lives” e debates que buscaram melhorias para as Ciências Contábeis.
Em ambiente virtual, que passou a ser largamente utilizado por todos, devido à obrigatoriedade do isolamento social, a Academia continuou realizando mensalmente os “Encontros com Acadêmicos”, graças ao apoio do CRCSP, na pessoa de seu presidente e Acadêmico, José Donizete Valentina (gestão 2020-2021), com o qual manteve convênio para transmissão dos conteúdos via canal do CRCSP, no YouTube.
9ª Semana Paulista da Contabilidade
A Academia e seus acadêmicos também tiveram participação decisiva na 9ª Semana Paulista da Contabilidade, realizada pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, no período de 15 a 21 de outubro de 2020, na sede da Entidade e com transmissão online pela TV Sindcont-SP.
Na abertura do Evento, no dia 15 de outubro, o presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, dividiu a mesa dos debates com Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia que, juntamente com os acadêmicos, Antoninho Marmo Trevisan, Raul Corrêa da Silva, Irineu De Mula, Valmir Leôncio da Silva e Adriano Gilioli, participaram do painel "A Profissão Contábil e os Desafios do Mundo Digital pós-pandemia".
III Congresso Internacional de Contas Púbicas
Outro evento marcante na história recente da Academia Paulista de Contabilidade foi a realização do III Congresso Internacional de Contas Púbicas em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas-Fipe, no período de 26 a 28 de outubro de 2020.
A proposta do Evento foi abrir um amplo debate para analisar a administração das contas públicas brasileiras, sob o aspecto da transparência, comprometimento e controle dos gastos públicos.
Assim, durante mais de 15 horas, 35 debatedores nacionais e internacionais, representantes dos Tribunais de Contas de todo o País, contadores do setor público, membros da Academia Paulista de Contabilidade, professores e especialistas em gastos governamentais, analisaram por vários aspectos a administração pública brasileira nas três esferas do poder.
A palestra magna de abertura do III Congresso Internacional de Contas Púbicas foi proferida pela Acadêmica Ana María Elorrieta que falou sobre as Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público-Ipsas. Também o presidente da Academia, Domingos Orestes Chiomento e os acadêmicos Valmir Leôncio da Silva, Idesio Coelho, Antoninho Marmo Trevisan, Artemio Bertholini e Eurípedes Sales, que é o idealizar do Congresso, tiveram participação ativa nos três dias do Congresso.
Como resultado das discussões e debates, acompanhados por mais de quatro mil pessoas, os organizadores do III Congresso Internacional de Contas Públicas, extraíram a “Carta de São Paulo”, com 13 itens de sugestões de melhorias sociais, a qual foi encaminhada aos Tributais de Contas e aos gestores públicos de todo o País.
Livro nº 2
E, para encerrar com total êxito este ano atípico de flagelo, causado pela Covid-19, a Academia Paulista de Contabilidade lançou o seu segundo livro com a temática CPC, s: “Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios” - Contribuição da Academia à disseminação do Conhecimento”, com a contribuição irrestrita e voluntária do seu corpo de acadêmicos.
Como a primeira edição, o segundo livro foi transformado em e-book e encontra-se a disposição para download gratuito no site da Academia.
Academia elege nova diretoria para o triênio 2021- 2023
No dia 19 de novembro de 2020, em Assembleia Geral Ordinária, o contador Domingos Orestes Chiomento foi reconduzido à Presidência da Academia Paulista de Contabilidade, tendo como Vice-presidente, José Donizete Valentina; 1º Secretário, Irineu De Mula; 2º Secretário, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho; 1º Tesoureiro, José Serafim Abrantes; e 2º Tesoureiro, Valmir Leôncio da Silva, para um mandato que deve início no dia 1 de janeiro de 2021 e vai até 31 de dezembro de 2023.
Eventos de sucesso
Durante o ano de 2021, a Academia estreitou ainda mais a parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP para manter e ampliar a realização de Encontros, lives e eventos online, o que muito aumentou a sua base de visibilidade e contribuiu para enriquecer ainda mais os conhecimentos dos profissionais, estudantes e empresários da Contabilidade. Todos os eventos foram transmitidos pelo Canal do CRCSP no YouTube.
Dentre os muitos eventos realizados, como os "Encontros com Acadêmicos" que apresentaram temas de grande interesse para os profissionais como: A nova Lei das S/As, com o Acadêmico João Miguel Silva; Exame de Suficiência resultados de São Paulo, com o Acadêmico Alexandre Sanches Garcia; Receita de Contrato com Cliente, com os Acadêmicos Edson Arisa Pereira e Angela Zechinelli Alonso; diversos outros eventos aconteceram com as participações dos Acadêmicos: Antoninho Marmo Trevisan, Valmir Leôncio da Silva, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, Adriano Gilioli, Pedro Melo, Jorge Roberto Manoel e tantos outros que abrilhantaram o nome da Academia.
Conexão SP-Nordeste
No mês de julho, a Academia emprestou seu apoio institucional ao evento Conexão SP-Nordeste, iniciativa inédita do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, na pessoa de seu presidente e vice-presidente da APC José Donizete Valentina, que reuniu nove Conselhos Regionais de Contabilidade do Nordeste: Alagoas (CRCAL), Bahia (CRCBA), Ceará (CRCCE), Maranhão (CRCMA), Paraíba (CRCPB), Pernambuco (CRCPE), Piauí (CRCPI), Rio Grande do Norte (CRCRN) e Sergipe (CRCSE), para um mês de debates e discussões sobre temas de interesse das regiões.
A Conexão SP-Nordeste teve inicio no dia 1º e foi até o dia 29 de julho, sendo que no dia 22, a Academia promoveu a live de São João, atividade beneficente que levou aos profissionais contábeis a música e cultura nordestinas, com a banda “Seu Maxixe”.
A iniciativa que teve como lema “A Contabilidade Redefinindo o Século 21”, foi um sucesso de público e participação, com mais de 6 mil participações e mais de 15 mil visualizações, até a data do encerramento. E o presidente José Donizete Valentina fechou o evento dizendo que a Conexão SP-Nordeste teve três objetivos: “Transmitir conhecimentos e informações, expor e debater temas relevantes para a classe contábil; e mostrar o Brasil para o Brasil.”
No segundo semestre de 2021, a Academia manteve o seu ritmo de atividades online, com inúmeras lives, o Encontro de Gerações e também os Roads Shows, que percorrem diversas cidades do Estado de São Paulo.
Notório Saber
Neste ano de 2021, por deliberação das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, a Academia galgou a posição de Entidade de Notório Saber, o que amplia os seus horizontes em termos de ações de educação que beneficiam os profissionais da Contabilidade do Estado e do País.
Novos Acadêmicos
A Diretoria e o corpo de Acadêmicos, em reunião realizada no dia 15 de setembro de 2021, elegeu cinco novos Acadêmicos para ocupar as Cadeiras que vagaram em razão do falecimento dos seus ocupantes, a saber: Masayuki Nakagawa, José Rojo Alonso, Odilon Luiz de Oliveira, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira e Hatiro Shimomoto.
Assim, passaram a compor o quadro de imortais da Academia os seguintes membros:professores Edgard Bruno Cornacchione Júnior, presidente da Fipecafi; Eliseu Martins, professor Emérito das Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da FEA/USP; José Aparecido Maion, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo –CRCSP ( gestão 2022-2023); Marta Cristina Pelúcio Grecco, presidente da Anefac e Suely Gualano Bossa Serrati, que é perita contadora judicial.
Livro nº 3
Paralelamente às atividades realizadas pela Agremiação neste ano de 2021, foi produzido o terceiro e último livro da séria temática Pronunciamentos Contábeis, que traz o titulo “Pronunciamentos Contábeis e tendências da Contabilidade” – Contribuição da Academia à disseminação do Conhecimento Técnico. A obra contém 376 páginas, versando sobre os Pronunciamentos Contábeis e outros temas de extrema relevância para a classe contábil atual.
Como os demais livros editados pela Academia, este também foi transformado em e-book e encontra-se disponível para download no site da Academia.
Endereço
Desde sua fundação, em 2011, até o ano de 2021, a Academia Paulista de Contabilidade, ficou locada no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP. Atualmente tem como endereço a Praça Ramos de Azevedo, nº 202, na região central de São Paulo-SP, sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP.
-
Newsletter
Receba informações sobre nossos serviços e novidades do mundo contábil.
-
Contato
Entre em contato conosco, será um prazer atende-lo
Últimas Notícias
- 21/11/2024 - Arrecadação Federal bate recorde em outubro e soma R$ 247,9 bilhões
- 21/11/2024 - Ouro fecha em alta pela terceira sessão seguida, em meio a preocupações geopolíticas
- 21/11/2024 - Agenda do G20: ministro diz que taxação dos super-ricos será vitória brasileira
- 21/11/2024 - MTE discute preservação de empregos e inovação no setor de telesserviços
Cotações e Indices
- Nome
- Compra
- Venda
- Comercial
- 5,815
- 5,816
- Paralelo
- 4,950
- 5,470
- Turismo
- 5,620
- 5,950
- Euro
- 6,091
- 6,099
- Iene
- 0,038
- 0,038
- Franco
- 6,551
- 6,567
- Libra
- 7,323
- 7,327
- Ouro
- 499,610
- 499,610
- ndices
- ago/24
- set/24
- Inpc/Ibge
- -0,14
- 0,48
- Ipc/Fipe
- 0,18
- 0,18
- Ipc-di/Fgv
- -0,16
- 0,63
- Igp-m/Fgv
- 0,29
- 0,62
- Igp-di/Fgv
- 0,12
- 1,03
- Selic
- 0,87
- 0,84
- Poupança
- 0,57
- 0,57
- TJLP
- 0,57
- 0,62
- TR
- 0,07
- 0,10
Agenda Tributária
- 21/Novembro/2024 – 5ª Feira.
- IRPJ/CSL/PIS/COFINS | Incorporações imobiliárias | Regime Especial de Tributação (RET).
- IRPJ/CSL/PIS/COFINS | Incorporações imobiliárias | Regime Especial de Tributação (PMCMV).
- Simples Nacional.
- DCTF Mensal | Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais.