CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Com as mudanças que estão acontecendo, conseguir estar sempre atualizado e por dentro das normas legais ou sistemas do FISCO, é um desafio muito grande para o contador. Por isso, no dia 17 de julho de 2023 a QYON- empresa especializada em softwares avançados de gestão contábil e empresarial, impulsionados por Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, convidou o vice-presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, José Donizete Valentina, que também acumula o cargo de Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade-CFC para esclarecer o tema ao lado do profissional, Edgar Madruga.
No webinar, os palestrantes debateram sobre o que as mudanças na Reforma Tributária podem afetar diretamente a rotina da contabilidade. Questões que ainda não estão definidas, mas que já podem e devem ser discutidas para que os empresários não sejam pegos de surpresa. Além disso, eles destacaram como a Inteligência Artificial e o uso de sistemas pode contribuir com o profissional Contábil.
“Hoje estamos trazendo um tema que tem uma relevância muito grande no momento que nós vivemos. E nós, profissionais da contabilidade, temos que ser cada vez mais protagonistas e participar ativamente das decisões das empresas e entidades”, destacou o vice-presidente Donizete.
Segundo ele, um dos principais desafios que temos hoje é a complexidade das normas e das obrigações principais e acessórias, a ideia com a nova proposta é que isso seja simplificado. “A Reforma deve promover uma tributação mais justa e, consequentemente, o desenvolvimento e o aumento de riqueza da população”, defendeu Donizete no painel.
Assessoria de Imprensa
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Raicoski
Edição: Lenilde de León