CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 20 de julho, a Academia Paulista de Contabilidade-APC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP e com o apoio da Fipecafi, realizou a transmissão ao vivo do evento “Empatia e Inteligência Emocional”. A atividade aconteceu das 10h às 11h30, no canal da APC no Youtube, onde reuniu 840 pessoas simultâneas e já passa de 1,2 visualizações.
Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC, ressaltou a importância do tema Empatia e Inteligência Emocional, alegando que esses conhecimentos são preciosos e que acompanharão por toda a vida, tanto no campo profissional, quanto nas relações pessoais.
A palestrante Sonia Padilha, que é diretora da Via Humanas, CEO da GP Result, Conselheira da Associação Brasileira de Recursos Humanos-ABRH-SP e Consultora de RH, iniciou o painel dizendo que a inteligência emocional no trabalho é uma competência que faz toda a diferença nas relações interpessoais. Segundo ela, os profissionais podem ser inteligentes em várias áreas do conhecimento, mas ter domínio sobre as próprias emoções e sobre as dos outros é um grande diferencial.
“A inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos”, garantiu Sonia.
Ela ainda apresentou técnicas de habilidades da inteligência emocional, como escuta atenta, escaneamento corporal, atenção focada, autocompaixão, journaling, entre outros.
Dentro das empresas, essa competência tem um impacto decisivo no clima organizacional, na cultura e na produtividade das equipes.
O vice-presidente da APC, José Donizete Valentina, fez uma analogia com a questão da tecnologia x profissões, o profissional relembrou que muito se dizia que a tecnóloga retiraria os empregos, inclusive o da Contabilidade, segundo ele isso não se passa de uma falácia.
“Nós precisamos ter inteligência emocional, para enfrentar as situações e buscar soluções, seja investir em tecnologia, planejamento e aperfeiçoamento profissional. A pandemia nos trouxe esse desafio de superar as adversidades”, afirmou Valentina.
Flávio Ribeiri agradeceu aos palestrantes e participantes, por se interessarem por este tema sensível e contemporâneo apresentado, e convidou os profissionais da Contabilidade de todo o País, para participarem do próximo evento, no dia 24 de agosto, sobre “Visão de negócios e espírito de dono”. Os profissionais interessados no conteúdo da palestra, e que não conseguiram acompanhar o evento, podem acessar o canal do Youtube da APC.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Bruna Raicoski
EDIÇÃO: Lenilde Plá de León