CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Nesta edição de novembro, a Revista Mensário do Contabilista, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, destacou na editoria “Perfil”, que retrata a biografia e os feitos dos presidentes das gestões anteriores do Sindicato, a trajetória do Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Sergio Prado de Mello, que esteve à frente da Entidade entre os anos de 1999 e 2001.
Segundo Sergio os desafios eram muitos, especialmente porque, na época, a Entidade enfrentava sérias dificuldades financeiras, devido à demora no repasse da contribuição sindical, o que exigiu a dispensa de funcionários e até mesmo que a diretoria recorresse a empréstimo bancário.
Leia o perfil na íntegra:
Sergio Prado de Mello - gestão 1999 -2001 - Sindcont-SP diante do Bug do Milênio
O profissional da Contabilidade Sergio Prado de Mello esteve à frente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP entre os anos de 1999 e 2001. No começo de sua gestão, Fernando Henrique Cardoso iniciava seu segundo mandato como presidente do Brasil. Mas, o assunto da época era o “Bug do Milênio”, na virada do século. As pessoas estavam preocupadas com a paralisação da informática por conta dos sistemas antigos desenvolvidos no século passado, os quais armazenavam e interpretavam as datas com dois dígitos no ano.
O receio era que após a virada do milênio, os sistemas reconhecessem o ano 2000 como 1900, o que seria catastrófico para o sistema bancário, as empresas e os investidores que perderiam muito dinheiro. A especulação no mundo era que na virada de 1999 para 2000 se iniciasse uma crise bem mais ampla do que a de 1929.
Logo no começo de 1999, para piorar a situação, o Brasil se viu diante de uma das mais abruptas desvalorizações que a sua moeda já sofreu. Foi então que o Banco Central do Brasil optou por abandonar o regime de bandas cambiais e o Real começou a oscilar livremente, no câmbio flutuante, um regime em que as operações de compra e venda se movimentam de acordo com a demanda do mercado, sem controle sistemático do governo.
Para Sergio Prado de Mello os desafios eram muitos, especialmente porque, na época, a Entidade enfrentava sérias dificuldades financeiras, devido à demora no repasse da contribuição sindical, o que exigiu a dispensa de funcionários e até mesmo que a diretoria recorresse a empréstimo bancário.
Recorda o líder sindical, que foi eleito “Contabilista Emérito” pela Entidade no ano de 2010 e mesmo com as especulações de falhas na informática, apostou na tecnologia e lançou o site do Sindcont-SP na web.
Entre as principais conquistas de sua gestão, o presidente Sergio Prado de Melo ressalta que houve a modernização da Revista Mensário do Contabilista, que passou a ser impressa em cores e com publicação regular, a atualização do site da Entidade e um trabalho de assessoria de imprensa, que projetou e valorizou as ações internas e externas da Entidade. Também em sua gestão foi instituído o Prêmio “Professor Hilário Franco”, em memória ao notável profissional contábil falecido no ano 2000.
O prêmio já está em sua 22ª edição, e contemplou 110 trabalhos de conclusão de curso das principais faculdades da capital e da região metropolitana de São Paulo.
Para ler o mensário do Contabilista na íntegra, acesse: https://www.sindcontsp.org.br/mensario-do-contabilista/
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Danielle Ruas
EDIÇÃO: Lenilde Plá De León