CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A Revisão de Norma Brasileira de Contabilidade (NBC)13 foi aprovada em reunião plenária realizada no dia 7 de abril de 2022. A Revisão NBC 13 equivale ao documento Revisão de Pronunciamentos Técnicos n.º 20, editado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que propõe ajuste no Pronunciamento Técnico CPC 47 e outras atualizações em normas que entram em vigor em 2023.
A Revisão havia sido aprovada pelo CPC em março deste ano. Contudo, o Comitê colocou o assunto novamente em deliberação no dia 1º de abril. Isso porque o projeto de classificação de passivos como circulantes ou não circulantes, que altera a NBC TG Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral (NBC TG) 26 (R4) – apresentação das demonstrações contábeis – foi retirado do texto porque está em revisão no International Accounting Standards Board(Iasb, na sigla em inglês) e vai ser alterado ainda em 2022. As modificações aprovadas terão vigência a partir de 2024.
Na Revisão NBC 13, foram mantidos quatro projetos. O primeiro trata do adiamento da isenção temporária da NBC TG 48. A partir do texto, foi dada permissão para as seguradoras não adotarem a NBC TG 48 – Instrumentos Financeiros – até a entrada em vigência da NBC TG 50 (nova norma de seguros). Como a NBC TG 50 passa a vigorar em 2023, foi necessário adiar essa permissão.
A definição de política contábil foi outro tema abordado na Revisão. Nesse sentido, há a alteração da NBC TG 23 (R2) – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro. Isso porque no documento não havia a definição de política contábil, existindo somente o significado do conceito de mudança de políticas contábeis. O novo texto traz essa explicação.
Outras alterações ocorreram na NBC TG 26 (R4) – Apresentação das Demonstrações Contábeis; na NBC TG 40 (R3) – Instrumentos Financeiros: Evidenciação; na NBC TG 49 – Contabilização e Relatório Contábil de Planos de Benefícios de Aposentadoria, e na NBC TG 21 (R4) – Demonstração Intermediária. O objetivo dessas edições foi o aprimoramento nas divulgações sobre políticas contábeis.
A NBC TG 32 (R4) – Tributos sobre o Lucro – e a NBC TG 37 (R5) – Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade – também foi alterada. A discussão sobre essas normas trata de operações que, simultaneamente, geram créditos e débitos tributários, bem como os seus impactos na norma de tributos sobre o lucro.
Fonte: Comunicação CFC – Lorena Molter.