CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Em alusão ao Dia do Contabilista, que é comemorado, nacionalmente, em 25 de abril de cada ano, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo-Alesp, prestou sua tradicional homenagem à classe contábil, no dia 22 de novembro, entregando placas comemorativas aos presidentes da Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e às Entidades Federais: Federação das Empresas de Serviços Contábeis- Fenacon e Conselho Federal de Contabilidade-CFC.
Na ocasião, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Domingos Orestes Chiomento, falou em nome de todos os homenageados, destacando que “nesta época de pandemia, a classe contábil se avolumou, tornou-se o verdadeiro bastião do conhecimento, ao interpretar e aplicar a legislação empresarial, cujas mudanças aconteciam de maneira vertiginosa, podendo vir a colocar em risco os estabelecimentos que não tivessem de acordo com as novas normas empresariais”.
A homenagem foi uma propositura do deputado estadual e professor Walter Vicioni, que, ao substituiu o deputado Itamar Borges na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo-Alesp, desde que o parlamentar assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, fez questão de manter a tradição de celebrar o Dia do Contabilista na Casa Parlamentar. Apesar de a data festiva ser oficializada em 25 de abril, neste ano, por causa da pandemia, as homenagens aconteceram no dia 22 de novembro.
Também estavam presentes à mesa solene, a vereadora Edir Sales, o vereador Arnaldo Faria de Sá, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas-Fencon, Sérgio Approbato Machado Júnior e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo-Aescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior.
O professor Walter Vicioni cumprimentou a todos os profissionais presentes à solenidade, fazendo uma analogia da Contabilidade com a Matemática. “As equações carregam uma beleza própria e austera, tendo o dom de sintetizar verdades e todo o mundo de informações aparentemente ocultas, é exatamente como um poema, só que escrito no idioma singular da matemática. É assim que vejo o conjunto de operações relacionadas à Contabilidade, é indecifrável para leigos, mas cheio de significados para quem dele é íntimo”.
Na ocasião, o vice-presidente da APC e presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, José Donizete Valentina, representou o presidente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC Zulmir Breda, e relembrou que em 20 dias, no início do ano de 2020, assim que foi decretada a pandemia, os profissionais da Contabilidade de todo o Brasil tiveram que colocar em prática 26 medidas provisórias, tendo que interpretá-las corretamente, e explicar aos seus clientes como cada uma influía no seu negócio, somando mais esse pesado trabalho às outras tarefas rotineiras.
Reynaldo Pereira Lima Júnior por sua vez afirmou que só a Contabilidade vai tirar o País da crise, ressaltando o crescimento do número de mulheres na Classe Contábil. “Vamos ampliar nossa voz junto às autoridades, contribuindo para a manutenção da economia”.
Já Sérgio Approbato Machado Júnior comentou que é uma imensa alegria ver as atuações em conjunto da classe, como por exemplo, a sociedade entre Fenacon, Sescon-SP e o CRCSP que depois de 30 anos estão promovendo juntos os dois maiores eventos da classe contábil do País, a 27ª Convecon e a 19ª Conescap.
O agora secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, que há 10 anos criou a Frente Parlamentar do Empreendedorismo na Alesp, afirmou que este foi um momento de grande integração e diálogo entre o executivo, legislativo e a classe contábil.
Segundo ele: “Nós é que precisamos de vocês. Pois a população não pode viver sem os contadores. E esses encontros servem para trocar sugestões e propostas de melhorias para as empresas e a sociedade. Assim, prestar uma homenagem a vocês, é o mínimo que eu e esta Casa podemos fazer. Pois, se hoje ocupo o cargo de secretário do Agricultura e os mandados que exerci, devo muito a vocês”, assegurou Borges.
Homenagem a Hatiro Chimomoto
O Acadêmico, Hatiro Shimomoto faleceu no dia 21 de junho de 2021, sendo mais uma vítima desta terrível pandemia da Covid-19. No campo político, o homenageado da noite exerceu seis mandatos consecutivos como deputado estadual em São Paulo.
O empresário contábil e advogado Hatiro Shimomoto era fundador e diretor presidente das organizações King Contabilidade, King Imóveis e Hatiro Shimomoto Advocacia, também presidiu o Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil. Presidiu ainda, na gestão 1975-1978, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo-Sescon -SP.
No ato, seu filho, Márcio Shimomoto, que é vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo-ACSP, recebeu a homenagem póstuma de seu pai, muito emocionado ele agradeceu a todos.
Márcio relembrou a história de vida do pai que tinha 12 irmãos, e teve que começar a trabalhar cedo, por isso apenas aos 12 anos começou a estudar. O filho de Hatiro Shimomoto contou que ele tinha muita gratidão, sempre dizia que este era o melhor País do mundo para se viver, mas que o grande problema do Brasil era o pensamento individual. Por isso escolheu exercer a Contabilidade, porque ao auxiliar as empresas, ele estava gerando empregos e diminuindo a pobreza. Segundo Hatiro: “Difundindo o amor à Pátria a gente desenvolve o pensamento e o sentimento coletivo”.