CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP está realizando, em sua sede, a 8ª Semana Paulista da Contabilidade, no período de 15 a 18 de julho, em comemoração ao seu Centenário, a ser festejado do no dia 19 de julho de 2019. Na noite de ontem, 17 de julho, o tema apresentado foi a Reforma Tributária, assunto que levou o presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, a prestigiar a explanação do Acadêmico da APC, professor, tributarista e contador, Miguel Silva.
Na ocasião o vice-presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima abriu o evento ressaltando a importância de comemorar os 100 anos do Sindcont-SP oferecendo informações e conhecimentos aos profissionais da Contabilidade. Coube ao diretor financeiro do Sindcont-SP, Antonio Sofia, conduzir a atividade e apresentar o palestrante aos participantes.
O Acadêmico Miguel Silva alerta que o Brasil se debate com o tema de uma “Reforma Tributária” há mais de 30 anos. “É unanimidade que o sistema tributário brasileiro precisa passar por uma ampla reforma diante do atual manicômio tributário”.
O projeto da Reforma Tributária está sendo articulado no ambiente econômico, legislativo e tributário, por várias fontes, sendo que hoje não é impossível prever qual texto será aprovado. Contudo, ele adianta que entre os benefícios da reformulação tributária do Pais estão: menos custos para a produção; menos impostos injusto e regressivo em sua incidência; mais eficiência na hora de arrecadar; mais confiabilidade ao repartir e aplicar os recursos arrecadados.
“O ideal seria aumentar a tributação sobre a renda e a propriedade, para reduzir os impostos e fazer justiça social, não tributando sobre o consumo”, afirmou Silva.
O Acadêmico defende que o Brasil precisa de uma reforma tributária que unifique os impostos cobrados hoje. “Nada mais de tributos estaduais e municipais cuja alíquota muda a cada fronteira. Todos os impostos deveriam ser federais e, aí sim, distribuídos entre os estados, ainda que de forma automática”.
Em sua explanação o tributarista destacou que um dos maiores desafio é compreender e observar o Pacto Federativo. “Pacto Federativo não quer dizer que o estado tem competência inquestionável e plena para legislar um tributo sobre consumo como é ICMS e fazer a divisão fiscal”.
O Acadêmico Miguel Silva tem participado de reuniões no Instituto Atlântico, o qual reúne intelectuais que pensam soluções para o Brasil e discutem a Reforma Tributária. A proposta é uma reformulação do texto que está sendo encabeçado pelo senador David Alcolumbre. Entre os professores e estudiosos na matéria está o economista Paulo Rabello de Castro, presidente do Instituto.
Sobre o Palestrante:
Miguel Silva que é advogado, contador e professor, especializado em tributos, e diretor Técnico da Saber Play – plataforma streaming de treinamento profissional. Após 30 anos de experiência na área tributária, o tributarista foi convidado para participar da elaboração do projeto da Reforma Tributária. Segundo ele, atualmente existem cerca de 90 tributos no Brasil. Sendo que, 65% da tributação do Brasil é sobre o consumo, com apenas 35% destes incidindo sobre a renda.
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Fotos: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde de León
Esse texto está livre para publicação. Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:
Bruna Lyra Raicoski Assessoria de Imprensa