CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Nesta quarta-feira, 21 de agosto, a Central Brasileira do Setor de Serviços – Cebrasse, em ação conjunta com a Faculdade Trevisan, promoveu uma palestra com Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, Marcos Cintra, o qual apresentou um esboço do Projeto de “Reforma Tributária”, que será proposto pelo governo federal.
De acordo com o Secretário Marcos Cintra, todos os projetos que estão sendo articulados até o momento, de certa forma são bastante semelhantes, por que propõem a criação de um Imposto sobre Valor Agregado – IVA, que unificaria impostos estaduais e municipais.
“Este projeto que em breve será enviado para a Câmara dos Deputados propõe um IVA, que seria cobrado no destino, com alíquota única, e que seria redistribuído entre todos os entes que têm direito a uma parcela dos tributos arrecadados. Trata-se de um projeto bem desenhado e com tudo o que precisaria para funcionar”, afirmou Cintra.
Marcos Cintra explicou que o projeto tem três pilares fundamentais.
O primeiro deles será um IVA dual, que fará uma reforma no PIS/Cofins e em alguns outros tributos federais, criando um IVA federal, que será construído da mesma forma do IVA que está proposto na Câmara dos Deputados, mas apenas com os tributos da União. O segundo pilar do projeto é o Imposto de Renda, tanto das pessoas físicas quanto jurídicas. E o terceiro seria a desoneração da folha de pagamento, inclusive revendo tanto impostos quanto direitos trabalhistas. Mas, para facilitar a aprovação, o governo deve propor o fim da Contribuição Patronal ao INSS.
O projeto proposto de Reforma Tributária é apenas sobre o consumo, não abrangendo, assim, Imposto de Renda. Marcos Cintra ainda deixou claro que o intuito não é reduzir a arrecadação, apenas mudar a forma como ela ocorre. Além disso, está sendo pensado um imposto similar à CPMF, mas com mudanças entre o modelo implantado anteriormente.
Segundo o Secretário, o projeto completo deve ser anunciado em breve pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Na ocasião, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, juntamente com os Acadêmicos,Antoninho Marmo Trvisan, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, José Donizete Valentina e Odilon Luiz de Oliveira, puderam conhecer o esboço apresentado por Cintra sobre a Reforma Tributária que está sendo proposta pelo governo Bolsonaro.
Fonte: Bruna Lyra Raicoski
Fotos: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde de León
Esse texto está livre para publicação. Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:
Bruna Lyra Raicoski Assessoria de Imprensa bruna@deleon.com.br (11) 5017-7604// 99655-2340