Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Presidente da APC conta sua trajetória no evento “Encontros Literários” da Abracicon

No dia 15 de junho, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis – Abracicon realizou o evento “Encontros Literários” com o tema “Visões que ecoam e transformam” e contou com a exposição do presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento e dos Acadêmicos da Abracicon, Raimundo Neto de Carvalho e Sandra Maria de Carvalho Campos. A mediação da atividade ficou por conta da diretora operacional da Abracicon, Gardênia Maria Braga de Carvalho.

Na ocasião, presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, contou sua trajetória dentro da contabilidade, citando os diversos projetos que implantou na Academia Paulista de Contabilidade.

Domingos Orestes Chiomento falou para os participantes que iniciou na contabilidade como office boy e pelo gosto da profissão decidiu se especializar em Contabilidade Gerencial e Controladoria, a partir disso começou a frequentar as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, onde permanece ativo ate hoje, ao longo dos seus 84 anos.

Durante os 57 anos de profissão ele foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP na gestão 2010-2011. Fundou a  empresa DOC Contabilidade Empresarial, a qual preside até os dias atuais. Foi vice-presidente do CRCSP em várias gestões, no período de 2004 a 2009. Em 2012 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito “Profissional Contábil” do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, e em 2017 o Título de “Contabilista Emérito”, da mesma Entidade, na qual atua como conselheiro. Em 2014 foi agraciado com a Medalha Presidente Annibal de Freitas, outorgada pelo Sescon-SP, e em 2017 recebeu do CRCSP a Medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho”.

Domingos ressaltou a missão da APC de disseminar conhecimento técnico e científico aos profissionais da Contabilidade, por meio da série de livros “Pronunciamentos Contábeis”, iniciativa que visa esclarecer, em linguagem simples e direta, os meandros dos CPCs e também expor e trazer a debate temas atuais da Contabilidade. Os três livros que compõem a série foram transformados em e-books e se encontram à disposição para download gratuitamente no site da Academia, www.apcsp.org.br, na aba e-Books.

 

Recentemente a Academia também lançou em seu site uma “Estante Virtual” com o intuito de compartilhar o conhecimento técnico e científico dos seus Acadêmicos. O projeto inicial “Efeitos Tributários dos Pronunciamentos Contábeis - Contribuição da Academia para a disseminação do Conhecimento” consiste na publicação de artigos que podem ser baixados gratuitamente.

Para ficar por dentro dos principais assuntos da Classe acesse o site da APC e baixe os conteúdos disponibilizados gratuitamente. Acesse: https://www.apcsp.org.br/artigos

O presidente finalizou sua apresentação com a citação de Leonardo Boff “ninguém vale pelo que sabe, mas pelo faz com aquilo que sabe”, afirmando que essa e a essência da APC.

Raimundo Neto de Carvalho e Sandra Maria de Carvalho Campos também falaram da sua trajetória dentro da profissão contábil.

 

Raimundo Neto de Carvalho

Auditor Fiscal da Fazenda Estadual. É atualmente presidente do Conselho de Contribuintes do Estado do Piauí.

Foi secretário de Fazenda do Piauí; superintendente de Gestão da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí; presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (1998 a 1999) e vice-presidente de Controle Interno do CFC (2000 a 2003). 

 

Sandra Maria de Carvalho Campos

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1980), graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1980), especialização em Administração Financeira pela Faculdade de Ciências Gerenciais da Una(1981) e especialização em Controle Externo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1995). Atualmente é Inspetora de Controle Externo da Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, professor contratado da Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e professor contratado do Fundação João Pinheiro.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Bruna Raicoski

EDIÇÃO: Lenilde Plá De León