CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Em 2019, o curso de Ciências Contábeis era o 4º curso mais buscado no País. Naquela época, eram cerca de 362 mil matriculados. Destes, 316.653 eram alunos que estavam em escolas públicas e 45.329 particulares. A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.
O tempo passou e a Contabilidade, que lida com números, leis e regulamentos que estão em constante mudança, também passou. Portanto, com o intuito de acompanhar essas atualizações, incluindo as tecnológicas, e proporcionar aos estudantes que eles estejam atualizados sobre as novidades e tendências do mercado, é que os cursos de graduação em Ciências Contábeis acabaram de receber uma “repaginada”.
A sanção da medida foi dada pelo Ministério da Educação-MEC, no dia 27 de março de 2024, através da aprovação da Resolução CNES nº 432, que passou por aprovação na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação - CNE em junho do ano passado.
Com a nova proposta, o trabalho de conclusão da graduação - TCC passa a ser opcional. Ademais, haverá a inclusão das atividades de extensão na grade curricular. Tudo visando maior interação entre instituições de ensino e sociedade. Além disso, o estágio se tornará obrigatório.
Benefícios
De acordo com o Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC, José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, a mudança beneficiará os profissionais, empresários, estudantes e docentes. Afinal, em suas palavras, "a formação da nova grade teve como base a ética na conduta das atividades, o compromisso com a governança e a sustentabilidade, a administração de conflitos, os relacionamentos interpessoais e a proatividade”.
Ele explica ainda que todos os pontos de alteração, profundamente estudados antes de serem colocados em prática, têm como foco as competências abordadas no curso de Ciências Contábeis. "Que passam agora a ser organizadas com ênfase no seu desenvolvimento, em suas habilidades e atitudes. Sempre com vistas à concepção de desenvolvimento sustentável".
Estágio supervisionado
Outra novidade importante diz respeito ao "estágio supervisionado". O trabalho se tornará requisito obrigatório para a conclusão do curso de Ciências Contábeis. Essa medida visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em um ambiente real de trabalho.
"Hoje é um marco histórico para o futuro da nossa profissão. Estamos muito felizes porque hoje foi protocolada a homologação do ministro Camilo Santana das novas diretrizes curriculares do curso de graduação em Ciências Contábeis. Trata-se de um trabalho muito bem construído pelos CRCs e pelas Academias de Ciências Contábeis de todo o País. Diversas instituições de ensino também foram envolvidas para diretrizes construídas com um olhar nas demandas do mercado", informou o presidente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, Aécio Dantas, no Instagram. Por fim, ficou estabelecido, pela Resolução, que as instituições de ensino deverão organizar um processo de acompanhamento dos egressos de forma continuada e articulada, com o propósito de obter informações para o aprimoramento do curso. E as Diretrizes Curriculares Nacionais desta Resolução devem ser implantadas pelas IES, obrigatoriamente, no prazo máximo de dois anos, aos alunos ingressantes, a partir da publicação do ato normativo.
Para saber mais, acesse a Resolução na íntegra: Resolução CNE/CES nº 1 (abmes.org.br)
Texto: Danielle Ruas
Edição: Lenilde De León
De León Comunicações