Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Nova Posse dos Acadêmicos em São Paulo

 

Quatro novos acadêmicos tomaram posse na Academia Paulista de Contabilidade (APC), na solenidade em comemoração de 69 anos de instalação do CRCSP que ocorreu no dia 14 de dezembro de 2015, na sede da entidade. Diversas autoridades estavam presentes nessa data histórica que também homenageou grandes personalidades da área contábil.

O Presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Acadêmico Irineu De Mula, após um discurso emocionado, entregou a cada novo Acadêmico a vestimenta e a medalha da APC.

A auditora Ana María Elorrieta assumiu a cadeira n.º 4, cujo patrono é Henrique Dante d’Áuria. A cadeira n.º 31, do patrono Clodomiro Furquim de Almeida, coube ao profissional Antônio Carlos Bordin.

O ex-conselheiro do CRCSP Charles Barnsley Holland tomou posse da cadeira n.º 6, do patrono Coriolano Mugnaini Martins.

O professor José Carlos Marion ficou com a cadeira n.º 12, do patrono Antônio Ítalo Zanin.

 

 

“Ser membro da APC denota ainda mais notoriedade”, afirmou Marion, que falou em nome dos novos acadêmicos. Destacando a criação dos cursos de contabilidade no país, declarou: “o Estado de São Paulo é o berço dos grandes avanços da Ciência Contábil no Brasil."

 Citando a dissertação defendida por Marcia Regina Konrad, com o título "Formação de Professores para os cursos de graduaçaõ em Ciências Contábeis: Um estudo com IES particulares do Estado de São Paulo", além de considerações próprias, destacou:

 * Nada menos que 900 cursos superiores de Contabilidade são oferecidos no estado de São Paulo (isto significa 20% do Brasil).

* O primeiro curso oferecido em Contabilidade foi em São Paulo, em 1902, pela FECAP.

* O primeiro curso Superior em Contabilidade foi oferecido pela FEA/USP em 1946.

* O primeiro Mestrado em Contabilidade no Brasil foi em 1970 e o primeiro Doutorado em 1978, ambos pela FEA/USP em São Paulo.

* O primeiro livro que revolucionou o ensino da Contabilidade no Brasil foi "Contabilidade Introdutória", em 1971, escrito por nove acadêmicos Contadores paulistas, coordenado pelo magnífico Prof. Sérgio de Iudícibus.

* Quase 80% dos livros didáticos em Contabilidade, adotados pelas IES atualmente no Brasil, são de audotres paulistas.

* O maior "best seller" em livros didáticos de Contabilidade no Brasil é do saudoso professor paulista Hilário Franco.

* Disparadamente, o maior percentual de mestres, doutores e livres docentes em Contabilidade está no Estado de São Paulo.

 

Encerrou seu discurso com a frase: "Estar na vanguarda da Contabilidade no Brasil nos leva, como membros da Academia Paulista de Contabilidade, a desafios de não só manter esta posição de liderança, como também, na condição de pensadores e, ousaria dizer, de filósofos da Contabilidade, ampliar ainda mais esta conquista de tantos companheiros que, no século XX, nos legaram."