CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
O dia 28 de fevereiro de 2018 ficará marcado na história da Academia Paulista de Contabilidade- APC, em razão da solenidade de posse da nova diretoria eleita para o triênio 2018-2020 e de mais 10 novos Acadêmicos que completarão o quadro das 50 Cadeiras que compõem a APC. A cerimônia ocorreu no teatro da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado- Fecap na presença dos demais Acadêmicos e de diversas autoridades da área contábil e da área pública.
O contador Domingos Orestes Chiomento estará à frente da nova gestão com o compromisso de estimular o desenvolvimento do estudo científico e filosófico e do pensamento crítico, visando estimular a cultura contábil no Estado e no País.
A cerimônia teve início com as palavras do Padre Fabiano Micali, da Paróquia São Felipe Néri, no Parque São Lucas. No ato ecumênico que emocionou a todos, o Padre evidenciou que Deus e a Contabilidade caminham juntas: “ Pois Deus é o senhor da sabedoria, das ciências, e não há ciência, nem sabedoria, sem Deus”, falou ao abençoar os presentes pedindo sabedoria para a diretoria e os profissionais nessa nova caminhada.
O professor Edison Simoni, superintendente Geral da Fecap, falou sobre a importância de fomentar a cultura e o conhecimento. “A Contabilidade funciona como base para a boa gestão empresarial, é o motor do País e deve atuar principalmente no combate à corrupção”, afirmou.
Na sequência, o presidente da APC nas gestões que foram concluídas em 2017, Irineu De Mula, fez a transferência do cargo a Domingos Orestes Chiomento, dizendo o quanto se sentia orgulhoso de estar à frente da Academia desde 2011, “no momento em que a Entidade renascia e conquistava o reconhecimento da sociedade”.
Já empossado, tendo como diretores: José Serafim Abrantes, vice-presidente; Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, 1º Secretário; Angela Zechinelli Alonso, 2ª Secretária; Walter Arnaldo Andreoli, 1ª Tesoureiro; e Irineu De Mula, 2º Tesoureiro, Chiomento convidou os novos Acadêmicos para ocuparem as Cadeiras imortalizadas por ilustres nomes da Contabilidade. Receberam o Fardão e a Medalha de Acadêmico os profissionais da Contabilidade: Adriano Gilioli, Edison Arisa Pereira, Eduardo Augusto da Rocha Pocetti, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, Eurípedes Sales, Hatiro Shimomoto, Jorge Roberto Manoel, José Aref Sabbagh Esteves, José Donizete Valentina e Valmir Leôncio da Silva.
O Acadêmico Adriano Gilioli foi convidado por conduzir o juramento. Na sequência, o Acadêmico José Donizete Valentina discursou em nome dos novos empossados. Em sua fala, o profissional destacou a evolução da Contabilidade junto às novas tecnologias e alertou que é preciso se adequar e desenvolver um trabalho ativo para que os Contabilistas sejam protagonistas dentro dessa nova realidade vivenciada pela Contabilidade e sociedade em geral.
O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, falou em nome dos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e exaltou sua alegria em ser o primeiro a representar os membros deste seleto grupo, no qual agora se inclui a APC, justamente na cerimônia de posse da nova diretoria.
“Desejamos que o ânimo e a vontade de realização sejam os combustíveis desta nova jornada, e que esta enriquecedora vivência contribua não somente para o desenvolvimento da Entidade, mas também de cada diretor, que generosamente empresta seus conhecimentos e suas valiosas experiências a esta responsabilidade recém-assumida”, disse Cecchinato em seu discurso.
A vereadora Edir Sales, vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, também presente à cerimônia, fez questão de enaltecer a presença e a importância que a APC representa junto às Entidades de Classe. “Que essa união fortaleça ainda mais as lutas dentro da profissão”, disse.
O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e também deputado estadual de São Paulo, Itamar Borges, por sua vez, também enalteceu a inclusão da Academia no grupo das Entidades Contábeis, reforçando que esta medida irá engrandecer ainda mais a Classe, visto que cada uma das Congraçadas tem uma missão e no final todas se completam.
O presidente da Academia Paulista de Contabilidade - APC, gestão 2018-2020, Domingos Orestes Chiomento, encerrou os pronunciamentos com as seguintes palavras: “Estamos em um período extremamente propício para a Inteligência, o desenvolvimento do pensamento filosófico, a pesquisa científica que podem trazer grande contribuição às Ciências Contábeis e, por consequência, a toda a sociedade”, veja seu discurso na íntegra:
Prezadas autoridades já mencionadas pelo cerimonial, nossos mais honrosos cumprimentos,
Ilustres Acadêmicos e seus respectivos familiares,
Caros amigos da Contabilidade,
Senhoras e Senhores,
Muito boa noite.
Enaltecendo a imensa alegria em contar com as suas presenças nesta noite memorável, quero ressaltar a minha honra e satisfação em assumir a Presidência da Academia Paulista de Contabilidade do Estado de São Paulo, juntamente com a competente e prestigiosa Diretoria, que me acompanhará e dará respaldo às ações que serão empreendidas no triênio 2018-2020.
Assumimos este compromisso em um momento em que a humanidade está carente de Filosofia, Inteligência Crítica e de Conhecimento - gêneros raros nos dias atuais e que assumem inestimável valor na sociedade, e por que não dizer em nossas Ciências Contábeis.
Sem medo de errar podemos afirmar que nunca se escreveu tanto, se falou tanto e as pessoas se comunicaram com tanto volume e frequência... Contudo, nesta avalanche de informações, infelizmente, campeia a inutilidade. Somos bombardeados, diariamente pelas mídias sociais, com mensagens, fatos e acontecimentos fugazes que pouco contribuem para o nosso engrandecimento pessoal ou profissional.
Enquanto isso, nós, na Contabilidade nos alegramos em constatar que estamos em um período extremamente propício para a Inteligência, o desenvolvimento do pensamento filosófico, o conhecimento, a pesquisa científica que podem trazer grande contribuição às Ciências Contábeis e, por consequência, a toda a sociedade brasileira e internacional.
Esta busca pelo conhecimento técnico científico, pela informação responsável, balizada, relevante, tem sua origem lá atrás, com os notáveis companheiros que introduziram a Contabilidade no País.
Anos depois, nos meandros do Século passado, este anseio por saber foi reforçado por vultos como Joaquim Monteiro de Carvalho, Francisco D´Auria, Armando Aloe, Iris Miguel Rotondo, Pedro Pedreschi e tantos outros que foram os propulsores e primeiros dirigentes de nossa Academia.
Tanto assim é que ao assumirem seus mandatos, em 1952, os primeiros diretores da Academia registraram: “O interesse é que mantenhamos, á altura dos nossos tradicionais fóruns contábeis de São Paulo, um grêmio de estudiosos que trabalhem com devotamento, sincera, desinteressada e patrioticamente, no aprimoramento da ciência e da profissão contábeis!”
Com esse mesmo sentimento de nobreza e devotamento à profissão, temos a felicidade de comunicar que o quadro constitutivo de nossa Academia está completo, com cinquenta ilustres Acadêmicos assentados nas cinquenta Cadeiras que levam os nomes dos Patronos da Contabilidade, personalidades que tanto dignificaram o nosso passado, pelos seus feitos e seu empenho às causas contábeis, e que abrilhantam o nosso futuro como exemplos a serem seguidos.
Os Acadêmicos já empossados, e os novos, que hoje completam este nobre elenco, estão igualmente imbuídos de suas responsabilidades perante a atual geração de contadores e os profissionais que estão por vir, certos de que também deixarão um inestimável legado de conhecimento, doando seu tempo e contribuição intelectual para o desenvolvimento de nossa profissão.
Tão significativo é o conhecimento filosófico, técnico científico para esta Diretoria, que estamos focando os Planos e Metas de nossa Gestão em cinco pilares que consideramos estratégicos para o futuro da Academia, quais são: 1) buscar maior interação entre as atividades contábeis Acadêmicas e a Área Pública; 2 ) investir na compilação de dados e recuperação do patrimônio Intelectual da Contabilidade; 3) estimular o relacionamento com as Instituições de Ensino públicas e privadas; 4) apoiar as Instituições de Ensino Públicas e Privadas com base no Exame de Suficiência da Classe; e 5), por último, fortalecer ainda mais as relações com as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e entidades afins, em busca do aperfeiçoamento da Contabilidade.
Vamos nos apoderar do entusiasmo latente desses talentosos Acadêmicos e Acadêmicas – reconhecidos profissionais da Contabilidade – que compõem o quadro da APC, para dar um direcionamento objetivo às nossas ações, no sentido de gerar massa crítica, com base em estudos e pesquisas reais que efetivamente possam agregar valor para a geração do conhecimento e o engrandecimento da Contabilidade, das empresas que assessoramos e da sociedade em geral.
Contamos com todos, irrestritamente, porque estamos seguros de que cada um dos cinquenta acadêmicos muito podem contribuir, sempre norteados pelo princípio da ética, da utilidade e do bem comum.
Na condição de gestor, humildemente, coloco-me à disposição para ouvir, ponderar sugestões, que sempre serão bem-vindas, para juntos buscarmos as melhorias que tanto desejamos.
“Com a posse dos dirigentes da Academia, neste momento, estabelecemos o marco inicial dos nossos trabalhos que realizaremos, esforçadamente, para alcançar as elevadas finalidades propostas”, disse Francisco D´Auria, ao empossar a primeira diretoria da Academia Paulista de Contabilidade, em 1952.
Hoje, em 2018, faço dele as minhas palavras para desejar a todos e em especial à Nova Diretoria e aos Acadêmicos que assumem nesta data muitas felicidades e realizações, encorajando-os a entrarem neste jogo de corpo e alma: a bola já está no campo. Cabe a cada um de nós, fazer deste jogo um grande espetáculo.
Ao transmitir o meu forte abraço a todos os presentes reafirmo o meu compromisso de empenhar todas as minhas forças no sentido de tornar esta nossa missão exitosa.
Muito boa noite.