CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 13 de setembro, a Associação Brasileira das Companhias Abertas-Abrasca e a The Security Desing Lab realizaram um evento de Divulgação dos Resultados da 1ª Pesquisa Setorial em Cibersegurança do Brasil, sendo esse o primeiro Guia de Melhores Práticas e Políticas de Cibersegurança direcionado a Conselheiros, Executivos e Investidores. A atividade aconteceu no auditório do Insper e contou com a participação do renomado professor e Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Edgard Bruno Cornacchione Júnior, como painelista. O presidente Domingos Orestes Chiomento também prestigiou o evento ao lado de outros colegas da profissão.
Na ocasião, o Acadêmico Bruno Cornaccione auxiliou os participantes no entendimento da Regulação, Legislação, Política e Melhores Práticas em Cibersegurança no Mercado de Capitais contribuindo para o debate na esfera administrativa das Companhias abertar. Além de Cornacchione, a palestra foi proferida pela especialista em Cyber Insurance da Howden Brasil, Marta Helena Schuh, que possui PhD da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras- Fipecafi e pelo Industry Strategy Manager Latam da Akamai Technologies, Helder Ferrão. A mediação ficou sob a responsabilidade de Nycholas Szucko.
O objetivo do estudo é entender a maturidade das companhias em Cibersegurança, gerando uma visão interna e confidencial de cada empresa participante, a fim de evitar que uma regulação destoe da realidade das companhias. Foram três meses de contato direto com as equipes de engajamento e consultores certificados para elevar consideravelmente as discussões sobre cibersegurança no Brasil.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Raicoski
Edição: Lenilde de León