CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 17 de outubro, aconteceu o 12º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. Este evento anual ocorre desde 2010 e conta com a participação de profissionais da gestão pública, contadores, pesquisadores, além de trabalhar em parceria com importantes instituições na área da Contabilidade, entre elas a Academia Paulista de Contabilidade-APC, que foi representada pelos Acadêmicos, Antoninho Marmo Trevisan, José Aparecido Maion e Valmir Leôncio da Silva.
O Congresso propõe o diálogo entre estado, governo e sociedade na busca de estratégias e soluções para a melhoria da qualidade dos gastos públicos. A Academia ficou responsável pela apresentação da Palestra Magna, com o tema “Um Contador Brasileiro”, a qual foi proferida pelo Acadêmico Trevisan e debatida pelo também Maion ao lado do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior e a coordenadora do evento, Celia Maria Silva Carvalho.
A palestra fala sobre história de Trevisan que se entrelaça com a história da Contabilidade no Brasil. Na ocasião Trevisan contou que não foi um acadêmico com análises teóricas e empíricas sobre esta disciplina – no sentido tradicional do termo –, mas contribuiu, fundamentalmente, para a divulgação da Contabilidade, a defesa da profissão e da sua opção como formação profissional para jovens brasileiros. Ele ressaltou a importância da Contabilidade no mundo corporativo e no setor público.
“No período recente, Trevisan se destaca entre os profissionais da Contabilidade, ele exerce este papel com tamanha maestria, desenvoltura, dedicação e abnegação”, afirmou Maion.
Livro
A obra compreende depoimentos escritos por amigos e por profissionais que compartilharam a longa jornada de Antoninho Marmo Trevisan no seu entendimento, defesa e divulgação do Brasil, do brasileiro, da empresa brasileira e da Contabilidade.
O livro também traz uma compilação de dezenas de artigos escritos por Trevisan, a partir de 1983, sobre os mais variados temas. Escritos em linguagem leve – e, muitas vezes, crítica – abordam temas do cotidiano brasileiro. É um testemunho não apenas a respeito do país, mas da sua capacidade em entender com profundidade e propor soluções para as mazelas macro e microeconômicas que atormentam o seu desenvolvimento sustentado e, em particular, o da empresa brasileira. São artigos atuais que não revelam a vidência do autor, mas, acima de tudo, a sua capacidade de refletir sobre problemas estruturais.
Após a palestra Magna, foi a vez do Acadêmico Valmir Leôncio da Silva coordenar a plestra proferida pelo profissional João Bernardo Bringel, que debateu a Gestão de Informação dos Municípios, tema que é bastante defendido pelo membro da APC que é especialista em Contabilidade Pública, Planejamento Público, Execução Orçamentária e demais matérias ligadas à Administração Pública.
"A Gestão pública é um desafio é enorme. Novos controles precisam ser implntados, como instrumentos valiosos para o trabalho de fiscalização dos tribunais de contas e da sociedade. A uniformização da contabilidade e a adoção das boas práticas governamentais vão ajudar a eliminar o maior aliado da ineficiência e da corrupção, que é a falta de procedimentos e de transparência", garantiu Silva.
Ao todo, mais de 17,8 mil pessoas já participaram do Congresso ao longo de sua história, tendo o evento obtido reconhecimento de autoridades e sites especializados, além de grande repercussão na mídia e redes sociais.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Bruna Raicoski
EDIÇÃO: Lenilde Plá De León