Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Maion, Trevisan e Valmir participaram do 12º Congresso Internacional de Contabilidade sobre gastos públicos

No dia 17 de outubro, aconteceu o 12º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. Este evento anual ocorre desde 2010 e conta com a participação de profissionais da gestão pública, contadores, pesquisadores, além de trabalhar em parceria com importantes instituições na área da Contabilidade, entre elas a Academia Paulista de Contabilidade-APC, que foi representada pelos Acadêmicos, Antoninho Marmo Trevisan, José Aparecido Maion e Valmir Leôncio da Silva.

O Congresso propõe o diálogo entre estado, governo e sociedade na busca de estratégias e soluções para a melhoria da qualidade dos gastos públicos.  A Academia ficou responsável pela apresentação da Palestra Magna, com o tema “Um Contador Brasileiro”, a qual foi proferida pelo Acadêmico Trevisan e debatida pelo também Maion ao lado do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior e a coordenadora do evento, Celia Maria Silva Carvalho.

A palestra fala sobre história de Trevisan que se entrelaça com a história da Contabilidade no Brasil. Na ocasião Trevisan contou que não foi um acadêmico com análises teóricas e empíricas sobre esta disciplina – no sentido tradicional do termo –, mas contribuiu, fundamentalmente, para a divulgação da Contabilidade, a defesa da profissão e da sua opção como formação profissional para jovens brasileiros. Ele ressaltou a importância da Contabilidade no mundo corporativo e no setor público.

“No período recente, Trevisan se destaca entre os profissionais da Contabilidade, ele exerce este papel com tamanha maestria, desenvoltura, dedicação e abnegação”, afirmou Maion.

 

Livro

A obra compreende depoimentos escritos por amigos e por profissionais que compartilharam a longa jornada de Antoninho Marmo Trevisan no seu entendimento, defesa e divulgação do Brasil, do brasileiro, da empresa brasileira e da Contabilidade.

O livro também traz uma compilação de dezenas de artigos escritos por Trevisan, a partir de 1983, sobre os mais variados temas. Escritos em linguagem leve – e, muitas vezes, crítica – abordam temas do cotidiano brasileiro. É um testemunho não apenas a respeito do país, mas da sua capacidade em entender com profundidade e propor soluções para as mazelas macro e microeconômicas que atormentam o seu desenvolvimento sustentado e, em particular, o da empresa brasileira. São artigos atuais que não revelam a vidência do autor, mas, acima de tudo, a sua capacidade de refletir sobre problemas estruturais.

Após a palestra Magna, foi a vez do Acadêmico Valmir Leôncio da Silva coordenar a plestra proferida pelo profissional João Bernardo Bringel, que debateu a Gestão de Informação dos Municípios, tema que é bastante defendido pelo membro da APC que é especialista em Contabilidade Pública, Planejamento Público, Execução Orçamentária e demais matérias ligadas à Administração Pública. 

"A Gestão pública é um desafio é enorme. Novos controles precisam ser implntados, como instrumentos valiosos para o trabalho de fiscalização dos tribunais de contas e da sociedade. A uniformização da contabilidade e a adoção das boas práticas governamentais vão ajudar a eliminar o maior aliado da ineficiência e da corrupção, que é a falta de procedimentos e de transparência", garantiu Silva.

Ao todo, mais de 17,8 mil pessoas já participaram do Congresso ao longo de sua história, tendo o evento obtido reconhecimento de autoridades e sites especializados, além de grande repercussão na mídia e redes sociais.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Bruna Raicoski

EDIÇÃO: Lenilde Plá De León