CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
O livro “Imersões contábeis, econômicas e sociais na atualidade, por elas”, de autoria da Academia Paulista de Contabilidade-APC e lançado recentemente pela De León Comunicações, traz, em seu escopo, uma coletânea de 10 estudos e artigos técnicos produzidos por 16 autoras. Todas elas mulheres, profissionais da Contabilidade, acadêmicas e convidadas, sendo que a maioria delas é mestre ou doutora em Ciência Contábil.
A ideia de fazer a publicação se deu porque existem hoje, com registro ativo, no Conselho Regional de Contabilidade-CFC 525 mil, 715 profissionais. E desse montante, 227.889 são mulheres, ao passo que o número de homens é 297.826, o que representa uma diferença de 70 mil profissionais. E em muitos Estados, a presença feminina já ultrapassa a masculina, como é o caso do Amazonas, que congrega 3.758 mulheres ante 3.448 homens; Pará, 6.213 versus 6.195; e Roraima, com 611 mulheres para 605 homens. Em São Paulo, hoje, maior Estado do País e que, portanto, reúne o maior número de profissionais contábeis, há 88.402 contadores, ao passo que são 64.656 contadoras atuando em um segmento que apenas alguns anos atrás era soberanamente masculino.
Valorização feminina
Então, com o lançamento dessa nova obra, o objetivo da APC é demonstrar sua valorização e respeito a esses números, bem como ao trabalho intelectual, técnico e científico produzido pela ala feminina das Ciências Contábeis. Quem explica melhor é o presidente da Academia, Domingos Orestes Chiomento, ao comentar que apesar dos progressos nos últimos anos no que diz respeito aos espaços conquistados por mulheres no mercado de trabalho contábil, a realidade é que elas ainda são menos remuneradas do que os homens, e estão também menos representadas em cargos de confiança, mesmo que possuam mais qualificações e ajam com profissionalismo, mostrando que é possível se desdobrar em duas ou três e dar conta do trabalho, da casa e dos filhos. “Portanto, o desafio ainda é grande”.
Contudo, ele explica, que de forma alguma, o intuito da APC é criar um clima de disparidade entre os sexos. pelo contrário, diz ele: “Acreditamos que a diversidade, tanto na Contabilidade quanto nas empresas atendidas por essa Ciência, é capaz de promover um ambiente de trabalho bem mais salutar, além de incentivar a troca de conhecimento entre diferentes perfis profissionais”.
Ademais, ele faz questão de salientar que já está comprovado, através de pesquisas e estudos a respeito do assunto, que a diversidade incita as pessoas a darem o seu melhor e ainda colabora para o aumento da produtividade dos colaboradores, fatores esses que aumentam a competitividade do negócio no mercado em que atua.
Assuntos abordados pelo livro
O livro “Imersões contábeis, econômicas e sociais na atualidade, por elas” traz ao leitor análises profundas do que vem pela frente não somente na profissão contábil, mas também nas empresas de todos os portes e segmentos.
Entre os assuntos debatidos, destaque para o metaverso, sendo que a realidade virtual vai cada vez mais replicar o mundo real; os impactos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -ODS da Organização das Nações Unidas nas empresas modernas; capital intelectual no goodwill, um fator de extrema importância nos negócios na precificação, compra e venda de empresas; coaching; novas Normas Internacionais de Avaliação; uso da linguagem Extensible Business Reporting Languege (Linguagem de Relatório de Negócios Extensíveis) XBRL; importância dos conselhos de administração; perfil e atuação profissional do controller e do perito contábil; e a relevância versus confiabilidade de diferentes bases de mensuração contábil.
Comentando todos esses temas, estão 16 especialistas em Ciências Contábeis não somente do Brasil, mas também da Argentina e Portugal.
Trata-se de uma obra inédita, de acordo com a originalidade dos temas apresentados, e a proposta é que a abordagem seja de valiosa contribuição aos profissionais, estudantes, empresários, gestores e estudiosos da Contabilidade.
Apesar de serem técnicos, os assuntos tratados, apresentados em 184 páginas, são redigidos em uma linguagem simples, direta e didática, com exemplos e tabelas explicativas.
A obra é enriquecida com uma diagramação leve e moderna, que torna a leitura estimulante, de maneira a facilitar a assimilação das lições práticas ali contidas.
Autoras:
O livro é escrito pelas seguintes mulheres contábeis: Ana Maria Elorrieta, Angela Zechinelli Alonso, Ayana Aparecida Negrão de Jonas, Barbara Rossini Costa Longa, Cecília Moraes Santostaso Geron, Isabel Lourenço, Luciane Reginato, Marcia de Souza Montanholi, Maria Thereza Pompa Antunes, Marina Martins Brito da Cunha, Marta Cristina Pelucio Grecco, Michele Morais Martins Oliveira, Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos, Romina Lima, Suely Gualano Bossa Serrati e Sónia Raquel Baptista Fernandes.
“Este livro é uma peça de valor inestimável, tanto pelos conhecimentos técnicos que transmite quanto pelas profissionais que assinam os textos. Ou seja, jamais se reuniu um número tão expressivo de personalidades femininas da classe contábil em uma única obra e com o objetivo de simplificar o entendimento e a aplicação de assuntos contábeis, econômicos e sociais da atualidade”, finaliza Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC.