Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Lançamento da obra “Antoninho Marmo Trevisan - um contador brasileiro” reúne diversos Acadêmicos

Em todo o Brasil, existem hoje 525.791 profissionais contábeis em atuação, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade-CFC. E se tem um nome que todas essas pessoas conhecem é o do membro da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Antoninho Marmo Trevisan. Seja pela sua autoria em livros famosos, entre eles o “Como entender balanços”; “Empresários Do Futuro: como os jovens vão conquistar o mundo”; ou “O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil”, seja por sua atuação em palestras e seminários por todo país ou mesmo pela divulgação e defesa da Contabilidade… Fato é que a marca “Trevisan”, sem dúvida, é uma das mais conhecidas no mercado dos números, por aqui, e também no exterior.

No dia 24 de agosto de 2022, Trevisan, realizou um evento presencial no espaço Sociocultural - Teatro CIEE em São Paulo, para lançar um livro contando sua história profissional.

A história de Trevisan se confunde com a história da Contabilidade no Brasil e, nela, o seu respeito e admiração por Luca Pacioli e Fernando Pessoa. Trevisan não foi um acadêmico com análises teóricas e empíricas sobre esta disciplina – no sentido tradicional do termo –, mas contribuiu, fundamentalmente, para a divulgação da Contabilidade, a defesa da profissão e da sua opção como formação profissional para jovens brasileiros. Trevisan sempre ressaltou a importância da Contabilidade no mundo corporativo e no setor público. Não é exagero afirmar que, no período recente, nenhum outro profissional da Contabilidade exerceu este papel com tamanha maestria, desenvoltura, dedicação e abnegação.

O Livro

A obra compreende depoimentos escritos por amigos e por profissionais que compartilharam a longa jornada de Antoninho Marmo Trevisan no seu entendimento, defesa e divulgação do Brasil, do brasileiro, da empresa brasileira e da Contabilidade.

O livro também traz uma compilação de dezenas de artigos escritos por Trevisan, a partir de 1983, sobre os mais variados temas. Escritos em linguagem leve – e, muitas vezes, crítica – abordam temas do cotidiano brasileiro. É um testemunho não apenas a respeito do país, mas da sua capacidade em entender com profundidade e propor soluções para as mazelas macro e microeconômicas que atormentam o seu desenvolvimento sustentado e, em particular, o da empresa brasileira. São artigos atuais que não revelam a vidência do autor, mas, acima de tudo, a sua capacidade de refletir sobre problemas estruturais.

Acadêmicos

Uma noite carregada de simbolismo, com diversas personalidades da Classe, contou também com a presença dos membros da Academia Paulista de Contabilidade-APC: Luiz Fernando Nóbrega, Marta Cristina Palúcio Grecco, José Aparecido Maion, Gildo Freire, Irineu De Mula, Eduardo Pocetti, Claúdio Avelino Mac-Knight Filippi e Pedro Melo.

Luiz Fernando Nóbrega ressaltou que a solenidade foi um momento muito especial e emocionante de muitas formas. “Sem dúvida a sua contribuição à nossa classe contábil é muito maior que as homenagens que podemos fazer. Vida longa, sucesso e felicidade ao Acadêmico Trevisan”, disse.

Para o Acadêmico Gildo, Trevisan é sinônimo de gentileza, capacidade em transmitir, humildade, atenção e carinho com todos. “Ele juntamente com sua linda família, emocionou a todos, e por conta de suas lindas lembranças, sempre alegres e agradáveis, facilmente passaríamos muitas horas ouvindo. Muito obrigado por tudo, e parabéns pela pessoa que você é, e pelo trabalho realizado e que vem realizando, eterna gratidão”.

Segundo João Aleixo Pereira, o evento em homenagem ao Trevisan e lançamento do seu livro, foi simplesmente espetacular. “Parabéns Trevisan pela merecida homenagem. Foi um evento inesquecível e emocionante para todos que tiveram a oportunidade de participar”.

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, em viagem de representação da Acadamia, não pode participar, mas fez questão de ressaltar que Trevisan é um ícone, a própria história da contabilidade moderna.

O livro já está disponível para a venda na Editora LiberArs. Mais informações podem ser obtidas pelo link Antoninho Marmo Trevisan – um contador brasileiro – Editora Liber Ars.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Bruna Raicoski

EDIÇÃO: Lenilde Plá de León