CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A Academia Paulista de Contabilidade – APC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, promoveu, nesta quinta feira (10), a 13º da edição do projeto “Encontro com Acadêmicos”. O tema trabalhado na ocasião foi “Governança nas Organizações Contábeis com foco nas Pequenas e Médias Empresas de Auditoria e Contabilidade”, que contou com a explanação do Acadêmico Pedro Augusto de Melo.
O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, abriu o dia de palestra agradecendo a presença de todos e relembrando a importância deste evento para a propagação do conhecimento contábil. “Sempre buscamos trazer profissionais qualificados para compartilhar parte dos seus conhecimentos conosco e assim contribuir para o aperfeiçoamento profissional de cada participante”.
Em seguida, o Presidente deu a palavra para o conselheiro do CRCSP Marcelo Gomes de Barros, que falou sobre as próximas atividades na qual o Conselho estará participando e apresentou aos presentes o palestrante do dia, o Acadêmico da APC Pedro Augusto de Melo.
Durante uma hora de conversa, Pedro Augusto explicou detalhadamente as rotinas das organizações contábeis, focando na empresa na qual é sócio, a KPMG.
No decorrer de sua explicação, o Acadêmico apresentou aos participantes uma das suas analogias preferias: a teoria do chapéu.
Segundo Melo, cada chapéu possuí uma palavra essencial para a governança, sendo o primeiro a liderança, responsável pela estrutura orgânica da empresa, pela estratégia e conjunto de valores; o segundo é o risco técnico, abordando o treinamento recorrente dos colaboradores e aceitação do cliente; o terceiro o sócio, que se refere à transparência e dedicação; e o quarto o chapéu da amizade e do respeito, para que assim sejam mantidas uma boa confiança entre todos os participantes do empreendimento.
“Aqueles que são líderes devem por obrigação analisar a sua empresa e assim começarem a pensar em estratégias que podem contribuir para o seu crescimento no futuro”, salientou o palestrante.
Após as explicações, foi aberto um espaço para debate entre todos os presentes e, logo após, foi encerrado o evento.
Presenças
Participaram também do evento os Acadêmicos Irineu de Mula e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho.
Texto: Sarah Saliba
Fotos: Sarah Saliba
Edição: Katherine Coutinho