CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A Academia Paulista de Contabilidade – APC e o Conselho Regional de Contabilidade – CRCSP realizaram no dia 21 de fevereiro, a primeira edição do ano do Encontro com Acadêmicos, no qual o tema apresentado foi “Compliance Tributário: Contexto, Atualidades, Riscos e Aplicação nas Empresas”, exposto pelo Acadêmico e contador Luiz Fernando Nóbrega, que manteve a plateia atenta por mais de duas horas, ouvindo as explicações e orientações sobre o assunto que é atual e de grande importância para os profissionais da Contabilidade e empresários em geral.
Com o auditório principal do Conselho lotado, João Carlos Castilho Garcia, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, abriu a atividade dando as boas-vindas aos participantes e apresentando o palestrante que presidiu o CRCSP no período de 2012-2013 e foi representante de São Paulo junto ao Conselho Federal de Contabilidade-CFC, tendo ocupado a vice-presidente de Ética e Desenvolvimento Profissional nos anos de 2008 e 2009.
Luiz Fernando Nóbrega iniciou sua explanação explicando que o compliance tributário é o conjunto de medidas que garante conformidade nos processos diários, como tributos a serem pagos e documentação a ser entregue. Ele falou também sobre o cenário atual que envolve evasão fiscal, corrupção e lavagem de dinheiro e explicou sobre a obrigatoriedade de prestações de informações à Receita Federal do Brasil - RFB e como o órgão faz o cruzamento de dados sem dar chance para informações incorretas.
“A receita Federal é referência entre as administrações tributárias dentro e fora do País, atuando com os objetivos de garantir a arrecadação necessária ao funcionamento do Estado e de combater a sonegação fiscal e os demais ilícitos tributários” afirmou o especialista.
O palestrante também ressaltou os aspectos de compliance, entre eles: controles internos, alta administração, código de conduta e de ética, comunicação e treinamento, due diligence, monitoramento e auditoria, canais de denuncia, investigação, e análise de riscos.
De acordo com Luiz Fernando Nóbrega, como o número de declarações exigidas é muito grande e as mudanças na legislação tributária são constantes, adotar o Compliance é fundamental. “É a melhor alternativa para as empresas conseguirem atender às exigências da Receita Federal, e assim, minimizar os riscos de não cumprir com as obrigações. Planejar e aplicar boas práticas é sinônimo de sono tranquilo para os contadores”, garantiu.
Ao final da explanação, os organizadores do evento deram a oportunidades aos participantes para tiragem suas dúvidas, ocasião em que Nóbrega prestou muitos esclarecimentos. Essa parte da atividade teve a moderação do conselheiro do CRCSP e diretor suplente do Sindcont- SP, Takeru Horikoshi.
Para encerrar o primeiro Encontro com Acadêmicos de 2019, que foi um grande sucesso, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, demostrou sua alegria ao ver o auditório lotado para assistir à brilhante palestra proferida pelo Acadêmico Luiz Fernando Nóbrega, que ocupa a Cadeira nº33, cujo Patrono é Américo Ferdinando Furlanetto. Chiomento ressaltou o crescimento profissional do Acadêmico e o quanto essas atividades contribuem para a formação e atualização dos demais colegas de trabalho.
Na ocasião estiveram presentes os Acadêmicos: Ireneu De Mulla, Cadeira N°38, cujo Patrono é Hilário Franco; Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, Cadeira Nº13, com o Patrono Joaquim Monteiro de Carvalho; e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Cadeira nº 30, Patrono Domingos D’amore.
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Fotos: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde De León
Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:
Bruna Lyra Raicoski
Assessoria de Imprensa