CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 24 de maio de 2022, o Conselho Regional de Contabilidade-CRCSP, com apoio do Conselho Federal de Contabilidade-CFC e simultaneamente dos Conselhos Regionais de Contabilidade do País e das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, realizou o "Dia D da Educação Contábil", com palestras e debates sobre a matriz curricular dos cursos de Ciências Contábeis e sobre as alterações propostas pela Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004. Além da presença de coordenadores de cursos de Ciências Contábeis de renomadas Instituições de Ensino, o evento contou com o apoio e a participação dos membros da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Alexandre Sanches Garcia e Angela Zechinelli Alonso.
A atividade teve início com a explanação dos presidentes e representantes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, entre eles: Domingos Orestes Chiomento, da Academia; José Aparecido Maion, do CRCSP; e José Vanderlei Masson dos Santos, da Apejesp, que também compõem o quadro de Acadêmicos da APC. Além da participação de Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, e Flávia Augusto, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP.
Domingos Orestes Chiomento fez questão de ressaltar o trabalho das Academias de todo o País, que, segundo ele, muito têm contribuído para a disseminação do conhecimento prático e técnico científico das Ciências Contábeis, dando seu apoio a todos os eventos que incentivam a atualização e o crescimento intelectual dos profissionais atuais e do futuro.
Painel Curso de Graduação em Ciências Contábeis - o que Mudar?
A Academia Paulista de Contabilidade foi a responsável por apresentar o painel "Proposta de Alteração da Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis - o que Mudar?". A atividade foi conduzida pelos Acadêmicos Alexandre Sanches Garcia - que também é representante da Comissão Nacional de Educação do CFC – e Angela Zechinelli Alonso.
Os Acadêmicos apresentam alguns dados da profissão, mostrando que o Curso de Ciências Contábeis está entre os top 5 dos mais procurados, sendo realizadas, no ano de 2021, mais de 352 mil matriculas, no entanto apenas 15 mil concluiram a graduação.
Ao afirmar que a pandemia da Covid-19 antecipou tendências de 2030 para hoje, Angela Zechinelli Alonso citou o educador americano Jonathan Bergmann dizendo que “tudo o que se aprende na graduação hoje fica obsoleto em apenas 2 anos”, para exemplificar a importância da Educação Profissional Continuada.
Essas informações reforçam o que mostrou a pesquisa realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior divulgada pela GloboNews em 2018. Até 2030 – ou seja, em menos de 10 anos – alguns cursos de graduação deixarão de existir ou serão drasticamente modificados em relação ao que são hoje e um deles pode ser o de Ciências Contábeis.
“O ensino e os profissionais contábeis precisam passar por uma grande transformação, impulsionada pela tecnologia. A profissão não vai acabar, mas é preciso assimilar o novo modo de fazer a Contabilidade dos negócios”, afirmou Angela.
Outro ponto discutido foi o crescimento da participação feminina na profissão, nos últimos anos, tendo em vista que a Contabilidade era predominantemente escolhida pelos homens. Mas hoje o cenário dos Cursos de Ciências Contábeis mudou, sendo na maioria dos casos frequentados por mulheres.
Debates Gerais
Após a explanação dos Acadêmicos, profissionais e docentes dos cursos contábeis debateram os rumos da profissão, a chegada da tecnologia como aliada em processos burocráticos e, principalmente, as deficiências do ensino.
Integraram o debate: Marco Antônio de Carvalho Fabbri, presidente do Ibracon – 5ª Seção Regional, Fernando de Almeida Santos, coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças da PUC SP, João Yanase, membro da CPA da Trevisan, Jhonatan Hoff, coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Fipecafi, Liliane Cristina Segura, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Mackenzie, Natasha Borali, coordenadora adjunta de Ciências Contábeis da Fecap e Márcia de Souza Montanholi, conselheira e membro da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCSP.
Na ocasião os especialistas falaram sobre a importância de focar no desenvolvimento das competências do profissional da Contabilidade, tendo em vista que os profissionais precisam ser mais analíticos, usando a parte intelectual para ajudar os gestores nas tomadas de decisões, além de como entender os impostos, derivativos, folha de pagamento, entre outros assuntos.
Por isso o Dia D teve como objetivo falar da preparação dos próximos profissionais, para que eles possam usar toda essa tecnologia e produzir um trabalho necessário para os negócios. Segundo os participantes do evento as atividades repetitivas o sistema já faz, agora a parte pensante ou de raciocínio ainda não, sendo assim a tecnologia das máquinas não vai substituir a inteligência de negócios dos profissionais.
Nesse universo é cada vez mais necessário o desenvolvimento das competências transversais - soft skills, dos profissionais da Contabilidade. Os debatedores também reiteraram a importância da participação de toda a classe acadêmica, da profissão e da sociedade na participação de audiências públicas.
E deixaram o recado que uma das principais exigências do mercado é que o profissional tenha iniciativa e estratégias de negócios.
A atividade "Dia D – Proposta de Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis - Bacharelado" foi destinada a profissionais da Contabilidade, docentes, coordenadores e estudantes de cursos contábeis, com o intuito de trazer melhorias para os futuros profissionais.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Bruna Raicoski
EDIÇÃO: Lenilde Plá De León