CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 3 de maio, às 18h30, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP realizará a tradicional cerimônia de entrega do Diploma de Mérito, que em 2019 homenageia o Contador Sebastião Gonçalves.
Na ocasião, os melhores formandos de contábeis de 2018 serão agraciados com o diploma, para reconhecer seu desempenho e esforço enquanto estudantes de Ciências Contábeis.
Esta tradição teve início em 1984, quando o homenageado foi o professor Francisco D’Auria.
Patrono
Sebastião Gonçalves foi técnico em contabilidade, bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Controladoria e Gestão de Negócios.
O profissional presidiu o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) no triênio 2005-2007 e foi conselheiro do CRCSP.
Sebastião atuou como empresário contábil e se tornou uma referência na área contábil e tributária, tendo ministrado palestras e escrito artigos sobre o tema para diversas publicações.
Ainda em vida foi condecorado pelo CRCSP com a Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho por sua proeminente atuação pela valorização da profissão e recebeu do Sindcont-SP a medalha Professor Luiz Fernando Mussolini e o título de “Contabilista Emérito de 2014”, pelos serviços prestados ao Sindicato e à classe contábil.
O profissional ainda recebeu homenagens de entidades como a Câmara Municipal de São Paulo, Câmara Municipal de Franca, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto (Sicorp), Associação dos Contabilistas de São Carlos (Acosc) e Associação dos Advogados de Pinheiros.
Sebastião faleceu em outubro de 2017, aos 60 anos, em Lima, no Peru, onde participava da XXXII Conferência Interamericana de Contabilidade, deixando um grande pesar, mas um igualmente grande legado para todos os Contabilistas.
Texto: Katherine Coutinho
Edição: Bruna Lyra Raicoski
Foto: Arquivo