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Contabilidade Moderna requer ensino renovado

“A capacidade de análise de dados, interpretação de informações financeiras e uso de softwares especializados são competências cada vez mais valorizadas no campo da Contabilidade", diz José Donizete Valentina.

Dessa forma, o Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, José Donizete Valentina, comemora a sanção da Resolução CNES n.º 432 pelo Ministério da Educação-MEC, no dia 27 de março de 2024, medida que diz respeito à nova Diretriz Curricular Nacional-DCN do curso de Ciências Contábeis em todas as faculdades do Brasil.

Segundo Valentina, que participou de uma live, juntamente com o presidente da Academia, Alexandre Sanches Garcia, na manhã desta segunda-feira, 01 de abril de 2024, “investir na qualificação e no desenvolvimento dos profissionais da Contabilidade se reflete positivamente nos resultados e no desempenho geral das pessoas jurídicas, o que trará ganhos para os indivíduos e, claro, para a sociedade em geral”.

Novidades

Uma das principais novidades é que, com a nova proposta, o trabalho de conclusão da graduação – TCC passa a ser opcional. Ademais, haverá a inclusão das atividades de extensão na grade curricular. Tudo visando maior interação entre instituições de ensino e sociedade. Outra: o estágio em Contabilidade se tornará obrigatório.

No que diz respeito às novas disciplinas do curso, a DCN beneficiará os novos profissionais, cuja formação terá como base a ética na conduta das atividades; o compromisso com a governança e a sustentabilidade; a administração de conflitos; os relacionamentos interpessoais; e a proatividade.

Caminho percorrido

Para Valentina, que participou ativamente da construção da DCN, desde o início em 2021, a novidade, que entra em vigor imediatamente e tem dois anos para ser oficialmente implantada, representa um avanço para a qualidade da formação dos estudantes de Ciências Contábeis, que devem, entre outros fatores, saber usar a inteligência emocional, a comunicação, a pesquisa e a criatividade para analisar, organizar e interpretar os dados.

Na visão do Acadêmico, a Nova Diretriz Curricular Nacional representa um processo de integração de conhecimento multidisciplinar, unindo os saberes de Administração, da Economia, do Direito e outros aos saberes das Ciências Contábeis. “Nossa intenção é levar o profissional a outro nível. Uma nova estrada será percorrida, deixando para trás o tempo que o contador era responsável apenas por fazer cálculos e recolher tributos”.

O que pensa Alexandre Sanches Garcia

Alexandre Sanches Garcia, presidente da APC e pró-reitor da pós-graduação e professor dos Programas de Mestrado em Ciências Contábeis e de Administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap, um dos integrantes da Comissão de Educação do CFC, responsável por análise e interpretação das sugestões dadas em Audiências Públicas, inclusive de 684 questões vindas de profissionais e instituições de ensino de todo o país, comenta que as mudanças tecnológicas impactaram muito na maneira de trabalhar. E, neste sentido, o profissional da “Contabilidade Moderna” precisa ter habilidades em outras áreas do conhecimento para contribuir com o crescimento das empresas. Mas, quem estiver devidamente adaptado, não precisa se preocupar em perder o emprego ou não arrumar colocação. “A Contabilidade continuará sendo uma das profissões mais geradoras de postos de trabalho do País”.

IA veio para agregar

Assim, tanto Valentina quanto Garcia defendem que a Inteligência Artificial não veio para eliminar postos de trabalho contábil, pelo contrário, ela veio para agregar. “Mas, além das competências técnicas tradicionais, para se manter ativo no mercado, é fundamental que o novo profissional contábil desenvolva habilidades em áreas como tecnologia da informação, análise de dados, comunicação interpessoal e gestão de projetos”, explica Valentina.

Já Alexandre Garcia considera que essa ampliação “no leque de conhecimentos” consentirá ao profissional ter uma visão mais abrangente dos desafios e oportunidades do mercado atual, tornando-o mais capacitado para tomar decisões estratégicas em um mercado extremamente volátil.

“Em pouco tempo, nós veremos o resultado, mas agora dependemos das instituições de ensino para colocar as diretrizes em prática”, comenta Valentina.

Trabalho de equipe

“Esse resultado é fruto do empenho de muitas pessoas e instituições. Vale destacar que tivemos um time de primeira, através da Comissão Nacional da Educação Contábil, e aqui eu destaco a presença de Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea) e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis-Abracicon, e do presidente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, Aécio Prado Dantas Junior, que fizeram um excelente trabalho”, pontua Valentina, finalizando que foi uma honra ter feito parte deste projeto, de alta qualidade: “Acho que o Universo conspirou a nosso favor e a Contabilidade está comemorando uma grande vitória, porque se quisermos ter mudanças positivas, essas virão através da educação”.

Texto/Entrevista: Danielle Ruas / Lenilde De León