CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Academia Paulista de Contabilidade – APC e o Conselho Regional de Contabilidade – CRCSP realizaram no dia 17 de setembro, mais uma edição online do Encontro com Acadêmicos, desta vez para esclarecer o tema: "O Compliance gerando Valor aos Profissionais de Contabilidade". O expositor foi o Acadêmico e contador Luiz Fernando Nóbrega, e a moderação da atividade ficou a cargo do também Acadêmico Edison Arisa Pereira.
O assunto atraiu mais de 2.200 visualizações de participantes atentos que ouviram as explicações e orientações do palestrante e interagiam, por meio do moderador, que se encarregou de apresentar as dúvidas do público virtual, sobre esse importante tema para os profissionais da Contabilidade.
Luiz Fernando Nóbrega iniciou sua explanação explicando que o Compliance tributário é o conjunto de medidas que garante conformidade nos processos diários, como tributos a serem pagos e documentação a ser entregue.
Na ocasião o especialista também falou sobre a importância da normatização interna para as empresas contábeis, o cenário atual que envolve evasão fiscal, corrupção e lavagem de dinheiro e explicou sobre a obrigatoriedade de prestações de informações à Receita Federal do Brasil - RFB e como o órgão faz o cruzamento de dados sem dar chance para informações incorretas.
"Adotar o Compliance é fundamental! É a melhor alternativa para as empresas conseguirem atender às exigências da Receita Federal, e assim, minimizar os riscos de não cumprir com as obrigações. Planejar e aplicar boas práticas é sinônimo de tranquilidade para os contadores", assegurou Nóbrega.
Luiz Fernando também ressaltou os aspectos de Compliance, entre eles: controles internos, alta administração, código de conduta e de ética, comunicação e treinamento, due diligence, monitoramento e auditoria, canais de denuncia, investigação, e análise de riscos.
Segundo o Acadêmico, quem anda em conformidade, anda em segurança, anda em Compliance. O especialista ainda indagou o público, quem não quer ter segurança, física, patrimonial, e financeira? "O caminho é a integridade, é o Compliance", assegurou.
Por sua vez, o Acadêmico Edison Arisa Pereira, ressaltou a importância do assunto para todos os profissionais da Contabilidade, como ele valoriza o profissional, e estabelece roteiros e conscientização das empresas para evitar riscos. "O profissional é o guardião das riquezas das empresas e da legislação", garantiu.
O presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento, por meio de vídeo falou sobre a transformação da profissão, como a Lava Jato e as denúncias de fraudes nas empresas tem sido uma grande oportunidade de valorização do profissional contábil perante a sociedade. "O tema é de grande valia, está em ascensão, por isso eu deixo duas dicas para os profissionais contábeis: busquem conhecimento e atualização", afirmou o Chiomento.
Também em vídeo, o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, agradeceu as presenças, falou sobre a campanha "Outubro Amarelo", e a importância dos valores humanos na Contabilidade.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde De León