Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Assembleia Legislativa homenageia lideranças contábeis pela 11ª vez

Os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo receberam, nesta manhã, 14 de março de 2022, a 11ª homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo-Alesp, pela passagem do Dia do Profissional da Contabilidade, que é comemorado nacionalmente no dia 25 de abril de cada ano, desde 1926, por decisão do contador e senador João Lyra Tavares, também considerado o patrono da Contabilidade brasileira.

A homenagem às lideranças da classe contábil, neste ano, foi uma propositura do deputado estadual, licenciado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, autor da iniciativa que é realizada, há mais de uma década, em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo-Sescon-SP.

O deputado Itamar Borges abriu a sessão solene anunciando as homenagens aos profissionais da Contabilidade e a entrega da Medalha Presidente Annibal de Freitas, ao engenheiro Alfredo Cotait, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo-Facesp. Na ocasião ele pediu um minuto de silêncio em memória do contador Antonio Marangon, falecido no último dia 11 de junho, o qual presidiu o Sescon-SP e a Aescon-SP, na gestão 2004-2006.

Segundo Itamar Borges, que fundou e presidiu por mais de 10 anos a Frente Parlamentar do Empreendedorismo do Estado de São Paulo, essa sessão solene já se tornou uma referência na Alesp, pelo sucesso de cada edição – “e isso só é possível graças à colaboração de todos, em especial do Sescon-SP. O empreendedorismo é a marca do nosso Estado. Só assim haverá mais emprego e desenvolvimento social,” sentenciou o parlamentar.

Pronunciamentos

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Domingos Orestes Chiomento, foi o primeiro a se pronunciar falando em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. “Esta homenagem tem um significado muito especial para todos nós, porque traduz o reconhecimento da nossa profissão junto aos poderes constituídos”, disse.

Na sequência enfatizou: “Sem falsa modéstia, podemos afirmar que essa aceitação é justa, pois reafirma o valor dos mais de 550 mil profissionais contábeis atuantes hoje em todo o País - verdadeiros heróis que lutam, diariamente, contra a burocracia e o dinamismo das alterações legais, esforçando-se para atender às empresas e transferir recursos aos cofres públicos, por meio do recolhimento de impostos”.

Chiomento também destacou a mobilização da classe pela atualização da matriz curricular dos cursos de Ciências Contábeis, ora em estudo no Conselho Nacional de Ensino, órgão do Ministério de Educação e Cultura. Para ele, “Mais do que nunca a Contabilidade precisa ajustar suas bases de ensino para fazer frente à nova ordem econômica brasileira e mundial, de maneira a colocar no mercado profissionais capazes de atender às exigências do atual mundo corporativo”. Estamos torcendo para que tudo dê certo, declarou.

Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis-Fenacon, falou em seguida, argumentando que “nosso trabalho é realmente reconhecido pela sociedade, por conhecer e dominar vários fatores, como a legislação empresarial, governança corporativa, compliance e tantos outros que nos tornam indispensáveis ao mundo dos negócios”.

Em seguida, o ex-deputado federal Walter Ihoshi, ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp evidenciou o congraçamento das entidades contábeis no Estado de São Paulo, afirmando que isso é um facilitador para os encaminhamentos das causas contábeis junto aos órgãos públicos e ao legislativo em geral.

Representando o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, a vereadora Edir Sales, confessou sua emoção em subir à tribuna da Alesp, seu primeiro pódio de pronunciamentos quando assumiu o mandato de deputada estadual, em 1999, e reforçou a importância da classe contábil para o Estado, as empresas e a sociedade em geral. Neste momento entregou um voto de Júbilo da Câmara Municipal de São Paulo, ao presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão.

Tomando a palavra na sequência, Baptistão, disse que os profissionais da Contabilidade se sentem em casa, quando chegamos à Alesp, pois essa parceria da Contabilidade com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nos dá inúmeras possibilidades de atuar conjuntamente em favor do empreendedor paulista.

“Uma parceria de mais de uma década que muitos frutos já trouxeram para as nossas metas de desburocratização, de simplificação, de melhoria do ambiente de negócios e de incentivo às micros e pequenas empresas,” disse.

Ao agradecer as homenagens, Carlos Alberto Baptistão se colocou à disposição para novas iniciativas, sempre com foco na desburocratização, na simplificação das obrigações, contra as penalidades e multas abusivas e, principalmente, por mais previsibilidade na relação fisco-contribuinte.

 

Medalha Annibal de Freitas

Em desdobramento das homenagens foi concedida a Medalha Annibal de Freitas, ao presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo-Facesp, engenheiro Alfredo Cotait Neto, que fez jus à honraria pela longa trajetória de atuação conjunta com a classe contábil, e também pelo zelo e comprometimento pelas causas do empreendedorismo.

 

Homenageados

Foram homenageadas pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo-Alesp, com uma placa alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade em 2022, as seguintes lideranças contábeis:

José Aparecido Maion – presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP e membro da Academia Paulista de Contabilidade-APC; Dagoberto Silvério da Silva – da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Recontes; Geraldo Carlos Lima – do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-SINDCONT-SP; Carlos Alberto Baptistão - do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo-Sescon-SP e da Associação das Empresas Contábeis do Estado de São Paulo-Aescon; Marco Antonio de Carvalho Fabbri – do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil- Branco – 5ª Seção Regional; José Vanderlei Masson dos Santos - da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejes e membro da Academia Paulista de Contabilidade-APC; e Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Lenilde Plá de León

Fotos: Thiago Benevides - assessor de comunicação do CRCSP