CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
O Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC Miguel Silva, cujo trabalho tem influenciado positivamente a formação de novos contadores e a aplicação de normas contábeis e tributárias no Brasil, foi um dos responsáveis por ministrar a palestra “Aspectos Práticos e Impactos da Reforma Tributária para as Empresas”. A atividade foi uma iniciativa conjunta do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Sescon-SP e Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP.
O evento foi realizado na quinta-feira, 18 de julho de 2024, no auditório do CRCSP, e contou com expressivo número e profissionais e empresário da Contabilidade para fazerem uma imersão e discutirem os desafios da reforma tributária. Além de Miguel Silva, a palestra contou com expoentes do Direito Tributário, renomados contabilistas e lideranças da classe contábil.
Além de Miguel, da parte da APC, marcaram presença os seguintes Acadêmicos: Irineu De Mula, Gildo Freire de Araújo, Jair Gomes de Araújo, Domingos Chiomento e outros.
O Início
O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, deu as boas-vindas e já abriu os trabalhos, com a realização da primeira palestra ministrada por Luis Flavio Neto Diretor do IBDT; Ronaldo Apelbaum CEO do escritório APGI Advogados e professor de gestão tributária em MBAs; Miguel Silva, coordenador Técnico dos cursos da SABERPLAY Treinamento Profissional. Sócio-Diretor da Miguel Silva & Yamashita Advogados Advogado e um dos articulares do texto da Reforma Tributária.
A atividade teve a moderação de Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP.
Duas grandes questões abriram a exposição do especialista Ronaldo Apelbaum: “Você está feliz ou preocupado com a Reforma Tributária?”. Ninguém na plateia levantou a mão para a primeira hipótese; mas todos concordaram que estão preocupados. Daí ele iniciou sua fala explicando os pormenores da implantação do IBS e do CBS, afirmando que neste aspecto haverá muito trabalho para os contadores que precisam estudar, entender a matéria e se preparar para as mudanças.
Falou também sobre imposto seletivo – utilizado para compensar perdas em alguns setores – alertando que este é perigosíssimo e ainda não está totalmente esclarecido como será feito, assim como o cash back e muitos outros aspectos que realmente comprovam a preocupação dos presentes.
Na sequência, o Luis Flavio Neto Diretor do IBDT, ex-conselheiro Titular da CSRF/CARF. Sócio no KLA Advogados, reforçou os argumentos de Apelbaum e acrescentou que a classe contábil vai passar por poucas e boas daqui para a frente, com o Pis/Cofins e convivência com os dois sistemas tributários:“ É realmente um manicômio e vai piorar muito antes de melhorar”, disse o palestrante.
Há ainda muita confusão nas discussões que estão sendo realizadas hoje, como por exemplo: como ficarão as categorias de serviços, e como irão repassar os valores para os clientes? Segundo o especialista, a mão de obra é o maior custo do setor de serviços e não dá crédito tributário, nem tem definição clara sobre o assunto. Em seguida apresentou questões sobre setor imobiliário, que também está bastante nebuloso, concluindo: “Por isso é muito importante organizar evento dessa natureza para esclarecer os meandros da Reforma Tributária”, sugeriu Luis Flavio.
O tributarista Miguel Silva tomou a palavra na sequência para falar sobre os princípios constitucionais da Reforma Tributária, dizendo que o ISS, com mais de cinco mil regulamentações, visto que é imposto municipal; e o ICMS, com 27 regulamentações, são dois cânceres para o sistema tributário brasileiro.
Ele que tem tratado diretamente com o deputado Reginaldo Lopes, relator do projeto e com Hildo Rocha do Comitê Gestor da Reforma Tributária, acredita que não haverá tempo suficiente para a implantação do Spirit Premium – o sistema bancário que vai fazer a partilha dos valores, entre o setor produtivo e o ente federativo, previsto para entrar em vigor em 2026.
Miguel Silva deu importantes orientações sobre os novos princípios constitucionais tributários; sobre o Iva-Dual; e ainda apresentou um quadro contento os sete grandes impactos nos negócios das empresas, que devem ser observados pelos profissionais da Contabilidade. “Minha sugestão é que os profissionais e escritórios de Contabilidade se organizem e fiquem atentos a estes pontos e às mudanças da Reforma Tributária como um todo.” Alertou o especialista.
Claudinei Tonon, presidente do Sindcont-SP, um dos mentores da iniciativa, anunciou que a Casa do Saber Contábil tem esclarecido as mudanças da Reforma Tributária em seus grupos de estudos, e convidou a todos a se integrarem a esses grupos e também reservarem em suas agendas a participação na Semana Paulista de Contabilidade, que acontecerá em setembro. “Será uma semana toda falando sobre a Reforma Tributária – o assunto é muito complexo e precisamos estudar muito. O que podemos oferecer nesse momento e isso: debater e discutir para assimilar as mudanças”.
A segunda parte do evento focou nas questões prática da Reforma tributária, com palestrantes como: Alexandre Gonzales Colaborador da Comissão de Normas Técnicas da Área Tributária no CRCSP; Antonio Carlos Souza dos Santos vice-presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Jorge Luiz Goncalves Rodrigues Segeti, CEO da Segeti Consultoria, vice-Presidente Financeiro do SESCON-SP; Josefina do Nascimento Pinto; Autora e idealizadora do Portal Siga o Fisco, atual professora no Módulo fiscal do Escritório Contábil Modelo-Sindcont–SP; e Renato Prone Teixeira da Silva Coordenador da Câmara de Recursos no CRCSP, coordenador da Comissão de Normas Técnicas da Área Tributária, vice-coordenador da Comissão de Normas Técnicas para Grandes Empresas.
Textos e fotos: Lenilde Plá de León
De León Comunicações