CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 20 de julho de 2018, a Academia Paulista de Contabilidade –APC e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP promoveram a terceira edição do Encontro com Acadêmicos, dessa vez para expor e debater o tema:“Novas Normas Aplicadas à Contabilidade no Setor Público”.
Ao fazer a abertura dos trabalhos, presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, ressaltou que o objetivo destes encontros é promover o desenvolvimento da profissão e a disseminação do conhecimento contábil, através da contribuição intelectual dos Acadêmicos.
A palestra foi proferida pelos Acadêmicos, Eurípedes Sales, Cadeira nº 44, que tem como Patrono Emílio Bacchi, e Valmir Leôncio da Silva, Cadeira nº 14, cujo Patrono é Pedro Ítalo Rigitano. Durante a exposição foram apresentadas as recentes alterações nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor Público; Normas em audiência Pública - Entidades obrigadas a utilização das normas; e a Nova Lei de Finanças Públicas, processo que se intensificou com a convergência às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (International Public Sector Accounting Standards – Ipsas, no original em inglês).
A atividade teve como objetivo explicar com exemplos claros quais as vantagens e desvantagens de convergir. “Antes do processo de convergência, não havia um padrão para a consolidação dos dados nas prestações das contas públicas. A uniformização do processo de elaboração de normas contribui, entre outras coisas, para assegurar que as contas reflitam a realidade das finanças públicas”, afirmou Valmir Leôncio da Silva.
Os palestrantes falaram sobre os prazos do PPA, LDO e LOA e alertaram os participantes que a Contabilidade passará a observar as normas gerais da LQF; normas específicas editadas pelo Órgão Central de Contabilidade da União; as alterações da situação líquida patrimonial que serão contabilizadas pelo regime de competência e que nenhuma informação poderá ser sonegada aos serviços de Contabilidade.
As mudanças n NBC TSP se aplicam aos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário (abrangendo os tribunais de contas, as defensorias e o Ministério Público), agências, autarquias, fundações Públicas, fundos, consórcios públicos, empresas dependentes, às entidades do sistema S e aos conselhos profissionais, que podem, a priori, adotar, por exemplo, orçamento plurianual ou por competência.
O Acadêmico Eurípedes Sales destacou ainda a necessidade de se promover e investir na profissionalização do serviço público. “No Brasil existe uma insuficiência de cursos de graduação e pós-graduação voltados ao setor público. A Contabilidade das entidades públicas brasileiras ainda é despreparada, em grande parte, amadora, pois não há especializações voltadas a este segmento”, ressaltou o Acadêmico.
Também compareceram ao Encontro os Acadêmicos: Telma Tibério Gouveia, Cadeira nº 8, Patrono José da Costa Boucinhas; Irineu De Mula, Cadeira nº 38, Patrono Hilário Franco; Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Cadeira nº 30, Patrono Domingos D’amore, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, Cadeira nº 13, Patrono Joaquim Monteiro de Carvalho e Charles Barnsley Holland, Cadeira nº 6, Patrono Coriolano Mugnaini Martins.
Texto:Bruna Raicoski
Foto: Bruna Raicoski
Edição: Lenilde De León
Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:
Bruna Raicoski
Assessoria de Imprensa bruna@deleon.com.br (11) 5017-7604// 99655-2340