CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Ser professor de Contabilidade é uma tarefa cheia de desafios, que demanda habilidades técnicas e conhecimento pedagógico profundo do mercado. Por isso, espera-se que os educadores em Ciências Contábeis consigam traduzir conceitos complexos de Contabilidade em informações acessíveis e relevantes para seus alunos. Isso requer o desenvolvimento de metodologias de ensino que envolvam os estudantes e incentivem a aprendizagem ativa. Tudo isso deve ser feito em um ritmo acelerado, com a constante atualização sobre as novidades da área e, ainda, com a capacidade de transmitir essas informações de forma clara e precisa. Sabendo disso, a Academia Paulista de Contabilidade-APC em ação conjunta com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP reuniram grandes nomes da magistratura contábil, na manhã de 9 de dezembro, para um "Workshop para Educadores da Área Contábil".
A atividade se deu em sala fechada na plataforma Zoom, reunindo professores e coordenadores de diversas instituições de ensino superior, além de profissionais do setor contábil, como Edgard Bruno Cornacchione, professor titular da FEA/USP e membro do Conselho Curador da Fipecafi; Tiago Nascimento Borges Slavov, professor universitário, consultor e empresário; Alexandre Sanches Garcia, pró-reitor de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-FECAP; Liliane Cristina Segura, professora pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e dos cursos de pós-graduação; Jhonatan Hoff, coordenador dos cursos de graduação na Fipecafi; Fátima Aparecida de Souza Macedo, que tem mais de 20 anos de experiência em Contabilidade; e Ahmed Sameer El Khatib, gerente técnico do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon.
Como foi o workshop?
A atividade, que contou com mais de 300 participantes, foi mediada por Angela Zechinelli Alonso, contadora, auditora e perita contábil e Juliano Augusto Orsi de Araújo, contador, empresário contábil e representante do CRCSP na cidade de Atibaia.
O workshop foi dividido em três partes. Todas elas com o objetivo de promover a troca de experiências e práticas pedagógicas, proporcionando aos educadores de Ciências Contábeis ferramentas que possam ser aplicadas em suas aulas.
Os especialistas debateram os desafios enfrentados no ensino remoto; a importância da inovação nas abordagens didáticas; a importância da interdisciplinaridade no ensino de Contabilidade; estratégias para engajar os alunos online e o uso de tecnologias educacionais para melhorar a aprendizagem; além de compartilharem casos de sucesso e discutirem maneiras de integrar as competências exigidas pelo mercado de trabalho nas grades curriculares.
A primeira parte do worksop abordou o tema "IA na sala de aula 'na prática'", ministrada pelos palestrantes Edgard Bruno Cornacchione Júnior e Tiago Nascimento Borges Slavov, com mediação de Angela Zechinelli Alonso.
Edgard Bruno destacou como a IA pode personalizar a aprendizagem, adaptando o conteúdo às necessidades de cada aluno. Isso transforma a sala de aula em um espaço mais inclusivo e eficaz. E Tiago Nascimento enfatizou a importância de capacitar os professores para utilizar ferramentas de IA. Investir em formação é essencial para que todos possam explorar ao máximo essas tecnologias.
Diretrizes curriculares
Um dos assuntos de destaque do workshop, abordado pelo presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Alexandre Sanches Garcia, foram as novas diretrizes curriculares para os cursos de Ciências Contábeis no Brasil, que entraram em vigor em maio de 2024. Essa parte foi a segunda do workshop.
Vale ressaltar que o curso de Ciências Contábeis é um dos mais procurados pelos estudantes brasileiros por conta de um fator bem importante: há demanda de trabalho, de sobra, na área. Mas, como disse Alexandre Garcia, "é só para quem se capacita e investe na educação profissional continuada". No que diz respeito às diretrizes curricular, o presidente destacou a necessidade de um olhar mais abrangente sobre a formação dos profissionais. "Essa conexão é crucial para preparar futuros contadores a enfrentarem desafios práticos no cenário atual", disse o mestre.
As atuais diretrizes curriculares de Ciências Contábeis enfatizam a importância de habilidades como pensamento crítico, ética profissional e capacidade de adaptação às mudanças do mercado. Isso reflete a realidade de um ambiente de trabalho em constante evolução, onde as informações e tecnologias mudam rapidamente.
Olhar abrangente para a formação
No workshop, todos os palestrantes defenderam a necessidade de um olhar mais abrangente sobre a formação dos profissionais. Eles consideram que a integração entre teoria e prática deve ser uma prioridade, permitindo que os alunos vivenciem situações reais desde o início do curso. A atividade também trouxe a discussão sobre a importância da interdisciplinaridade. Ou seja: é fundamental que os estudantes tenham uma formação que dialogue com outras áreas do conhecimento, como Economia, Direito e Tecnologia da Informação. Essa abordagem multidisciplinar enriquece a formação acadêmica e proporciona uma visão holística que é altamente valorizada no mercado de trabalho.
Ademais, foi abordada a necessidade de atualização constante dos currículos profissionais de quem está na área. Os cursos de Ciências Contábeis devem ser flexíveis e adaptáveis, incorporando temas contemporâneos como sustentabilidade, responsabilidade social e a revolução digital, mas é obrigação do contador estudante atender às demandas do presente, sem deixar de se preparar para os desafios futuros da profissão. A educação continuada, portanto, não é apenas um conceito, mas uma exigência para o sucesso na carreira contábil.
Ética na formação
Outro ponto relevante abordado foi a importância da ética na formação contábil. Os palestrantes enfatizaram que a integridade e a responsabilidade são pilares fundamentais para o exercício da profissão. É imprescindível que os estudantes compreendam a gravidade das decisões que tomam e suas consequências, tanto a nível individual quanto para a sociedade como um todo.
Ademais, a questão da diversidade no ambiente de trabalho e nas salas de aula também foi um tema relevante. A inclusão de diferentes perspectivas e experiências é vista como um fator enriquecedor que contribui para a formação de profissionais mais completos e preparados para atuar em um mundo globalizado. Assim, faculdades, institutos de ensino, empresas e entidades contábeis devem cultivar um ambiente que valorize a diversidade, promovendo a igualdade de oportunidades, a inovação e a criatividade.
Ganhar dinheiro fácil e rápido
Por fim, na última parte do workshop, Fátima Aparecida de Souza Macedo e Ahmad Sameer El Khatib abordaram o assunto "Escutando e Educando: Estratégias para Formar Profissionais da Nova Geração".
Não são poucos os recém-formados que almejam ganhar dinheiro - rápido - com o trabalho. Só que buscar atalhos para obter resultados financeiros rápidos pode comprometer a qualidade do trabalho e a integridade da profissão.
Por outro lado, investir tempo no desenvolvimento de habilidades técnicas e na construção de uma reputação sólida é um caminho mais seguro. Participar de cursos, seminários e workshops pode aprimorar o conhecimento e as competências necessárias para se destacar no mercado. Além disso, a experiência prática adquirida em estágios ou projetos colaborativos traz uma compreensão mais profunda das realidades da Contabilidade.
Assim, Angela Alonso e Juliano Araújo enfatizaram a importância de ser ter paciência e foco na qualidade do serviço prestado. Eles explicaram que o dinheiro deve ser uma consequência do trabalho bem feito e não um objetivo em si. À medida que a reputação se solidifica e a rede de contatos cresce, as oportunidades financeiras virão naturalmente. O compromisso com a ética e a qualidade do trabalho se traduz em um futuro próspero na Contabilidade.
Parcerias para melhor ensino
Finalmente, a promoção de parcerias entre instituições de ensino e o setor privado se mostrou essencial para alinhar a formação acadêmica às reais demandas do mercado. "A colaboração sempre beneficia tanto os alunos quanto as empresas. Como a atividade de hoje e várias que ocorreram em 2024, promovidas pela APC em conjunto com as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. Essa interação aproxima as entidades, as empresas e os profissionais das necessidades do mercado, garantindo que todos nós estejamos não apenas bem informados, mas também prontos para agregar valor às organizações e, portanto, à sociedade, desde o primeiro dia de trabalho", explicou Alexandre Sanches Garcia.
Perspectivas para 2025
A ideia é que, para 2025, sejam promovidas mais encontros como esse, ampliando o alcance das discussões e a troca de experiências. Importante salientar que todas as atividades da APC visam a capacitação técnica e o desenvolvimento de soft skills que são cada vez mais valorizadas no ambiente corporativo.
Esses eventos também servem como uma plataforma de networking, permitindo que estudantes e profissionais estabeleçam conexões valiosas. Uma das premissas da Academia Paulista de Contabilidade-APC é promover ambientes para a construção de relacionamentos profissionais, os quais desde a fase acadêmica, abrem portas para oportunidades de emprego, além de facilitar a troca de conhecimento e apoio mútuo entre as novas gerações de contadores e as lideranças da área.
Séries da APC
A Academia Paulista de Contabilidade tem, entre as suas atividades de educação continuada de rotina, ainda as séries "Mercado em Foco" e "Conexões Acadêmicas".
O "Mercado em Foco" aborda tendências, desafios e oportunidades no setor contábil, trazendo especialistas que compartilham suas experiências e visões. Essas discussões são fundamentais para preparem os participantes para as mudanças constantes do mercado e para que possam se posicionar de maneira mais estratégica em suas carreiras. Por outro lado, "Conexões Acadêmicas" é uma iniciativa que estimula o aprendizado colaborativo, que se dá por meio de monografias ou teses de mestrado e doutorado, permitindo que os participantes desenvolvam seu pensamento crítico e se sintam mais preparados para o mercado de trabalho. Idealmente, essas conexões reduzem a distância entre a teoria e a prática, fornecendo insights valiosos que podem ser aplicados no dia a dia profissional.
Texto: Danielle Ruas
Edição: Lenilde Plá de León
De León Comunicações