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APC, em conjunto com o CRCSP, realiza primeiro workshop para educadores de Ciências Contábeis

Ser professor de Contabilidade é uma tarefa cheia de desafios, que demanda habilidades técnicas e conhecimento pedagógico profundo do mercado. Por isso, espera-se que os educadores em Ciências Contábeis consigam traduzir conceitos complexos de Contabilidade em informações acessíveis e relevantes para seus alunos. Isso requer o desenvolvimento de metodologias de ensino que envolvam os estudantes e incentivem a aprendizagem ativa. Tudo isso deve ser feito em um ritmo acelerado, com a constante atualização sobre as novidades da área e, ainda, com a capacidade de transmitir essas informações de forma clara e precisa. Sabendo disso, a Academia Paulista de Contabilidade-APC em ação conjunta com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP reuniram grandes nomes da magistratura contábil, na manhã de 9 de dezembro, para um "Workshop para Educadores da Área Contábil".

A atividade se deu em sala fechada na plataforma Zoom, reunindo professores e coordenadores de diversas instituições de ensino superior, além de profissionais do setor contábil, como Edgard Bruno Cornacchione, professor titular da FEA/USP e membro do Conselho Curador da Fipecafi; Tiago Nascimento Borges Slavov, professor universitário, consultor e empresário; Alexandre Sanches Garcia, pró-reitor de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-FECAP; Liliane Cristina Segura, professora pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e dos cursos de pós-graduação; Jhonatan Hoff, coordenador dos cursos de graduação na Fipecafi; Fátima Aparecida de Souza Macedo, que tem mais de 20 anos de experiência em Contabilidade; e Ahmed Sameer El Khatib, gerente técnico do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon.

Como foi o workshop?

A atividade, que contou com mais de 300 participantes, foi mediada por Angela Zechinelli Alonso, contadora, auditora e perita contábil e Juliano Augusto Orsi de Araújo, contador, empresário contábil e representante do CRCSP na cidade de Atibaia. 

O workshop foi dividido em três partes. Todas elas com o objetivo de promover a troca de experiências e práticas pedagógicas, proporcionando aos educadores de Ciências Contábeis ferramentas que possam ser aplicadas em suas aulas.

Os especialistas debateram os desafios enfrentados no ensino remoto; a importância da inovação nas abordagens didáticas; a importância da interdisciplinaridade no ensino de Contabilidade; estratégias para engajar os alunos online e o uso de tecnologias educacionais para melhorar a aprendizagem; além de compartilharem casos de sucesso e discutirem maneiras de integrar as competências exigidas pelo mercado de trabalho nas grades curriculares.

A primeira parte do worksop abordou o tema "IA na sala de aula 'na prática'", ministrada pelos palestrantes Edgard Bruno Cornacchione Júnior e Tiago Nascimento Borges Slavov, com mediação de Angela Zechinelli Alonso.  

Edgard Bruno destacou como a IA pode personalizar a aprendizagem, adaptando o conteúdo às necessidades de cada aluno. Isso transforma a sala de aula em um espaço mais inclusivo e eficaz. E Tiago Nascimento enfatizou a importância de capacitar os professores para utilizar ferramentas de IA. Investir em formação é essencial para que todos possam explorar ao máximo essas tecnologias.

Diretrizes curriculares

Um dos assuntos de destaque do workshop, abordado pelo presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Alexandre Sanches Garcia, foram as novas diretrizes curriculares para os cursos de Ciências Contábeis no Brasil, que entraram em vigor em maio de 2024. Essa parte foi a segunda do workshop.

Vale ressaltar que o curso de Ciências Contábeis é um dos mais procurados pelos estudantes brasileiros por conta de um fator bem importante: há demanda de trabalho, de sobra, na área. Mas, como disse Alexandre Garcia, "é só para quem se capacita e investe na educação profissional continuada". No que diz respeito às diretrizes curricular, o presidente destacou a necessidade de um olhar mais abrangente sobre a formação dos profissionais. "Essa conexão é crucial para preparar futuros contadores a enfrentarem desafios práticos no cenário atual", disse o mestre.

As atuais diretrizes curriculares de Ciências Contábeis enfatizam a importância de habilidades como pensamento crítico, ética profissional e capacidade de adaptação às mudanças do mercado. Isso reflete a realidade de um ambiente de trabalho em constante evolução, onde as informações e tecnologias mudam rapidamente.

Olhar abrangente para formação

No workshop, todos os palestrantes defenderam a necessidade de um olhar mais abrangente sobre a formação dos profissionais. Eles consideram que a integração entre teoria e prática deve ser uma prioridade, permitindo que os alunos vivenciem situações reais desde o início do curso. A atividade também trouxe a discussão sobre a importância da interdisciplinaridade. Ou seja: é fundamental que os estudantes tenham uma formação que dialogue com outras áreas do conhecimento, como Economia, Direito e Tecnologia da Informação. Essa abordagem multidisciplinar enriquece a formação acadêmica e proporciona uma visão holística que é altamente valorizada no mercado de trabalho.

Ademais, foi abordada a necessidade de atualização constante dos currículos profissionais de quem está na área. Os cursos de Ciências Contábeis devem ser flexíveis e adaptáveis, incorporando temas contemporâneos como sustentabilidade, responsabilidade social e a revolução digital, mas é obrigação do contador estudante atender às demandas do presente, sem deixar de se preparar para os desafios futuros da profissão. A educação continuada, portanto, não é apenas um conceito, mas uma exigência para o sucesso na carreira contábil.

Ética na formação

Outro ponto relevante abordado foi a importância da ética na formação contábil. Os palestrantes enfatizaram que a integridade e a responsabilidade são pilares fundamentais para o exercício da profissão. É imprescindível que os estudantes compreendam a gravidade das decisões que tomam e suas consequências, tanto a nível individual quanto para a sociedade como um todo. 

Ademais, a questão da diversidade no ambiente de trabalho e nas salas de aula também foi um tema relevante. A inclusão de diferentes perspectivas e experiências é vista como um fator enriquecedor que contribui para a formação de profissionais mais completos e preparados para atuar em um mundo globalizado. Assim, faculdades, institutos de ensino, empresas e entidades contábeis devem cultivar um ambiente que valorize a diversidade, promovendo a igualdade de oportunidades, inovação e a criatividade.

Ganhar dinheiro fácil e rápido

Por fim, na última parte do workshop, Fátima Aparecida de Souza Macedo e Ahmad Sameer El Khatib abordaram o assunto "Escutando e Educando: Estratégias para Formar Profissionais da Nova Geração".

Não são poucos os recém-formados que almejam ganhar dinheiro - rápido - com o trabalho. Só que buscar atalhos para obter resultados financeiros rápidos pode comprometer a qualidade do trabalho e a integridade da profissão.

Por outro lado, investir tempo no desenvolvimento de habilidades técnicas e na construção de uma reputação sólida é um caminho mais seguro. Participar de cursos, seminários e workshops pode aprimorar o conhecimento e as competências necessárias para se destacar no mercado. Além disso, a experiência prática adquirida em estágios ou projetos colaborativos traz uma compreensão mais profunda das realidades da Contabilidade.

Assim, Angela Alonso e Juliano Araújo enfatizaram a importância de ser ter paciência e foco na qualidade do serviço prestado. Eles explicaram que o dinheiro deve ser uma consequência do trabalho bem feito e não um objetivo em si. À medida que a reputação se solidifica e a rede de contatos cresce, as oportunidades financeiras virão naturalmente. O compromisso com a ética e a qualidade do trabalho se traduz em um futuro próspero na Contabilidade.

Parcerias para melhor ensino

Finalmente, a promoção de parcerias entre instituições de ensino e o setor privado se mostrou essencial para alinhar a formação acadêmica às reais demandas do mercado. "A colaboração sempre beneficia tanto os alunos quanto as empresas. Como a atividade de hoje e várias que ocorreram em 2024, promovidas pela APC em conjunto com as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. Essa interação aproxima as entidades, as empresas e os profissionais das necessidades do mercado, garantindo que todos nós estejamos não apenas bem informados, mas também prontos para agregar valor às organizações e, portanto, à sociedade, desde o primeiro dia de trabalho", explicou Alexandre Sanches Garcia.

Perspectivas para 2025

 A ideia é que, para 2025, sejam promovidas mais encontros como esse, ampliando o alcance das discussões e a troca de experiências. Importante salientar que todas as atividades da APC visam a capacitação técnica e o desenvolvimento de soft skills que são cada vez mais valorizadas no ambiente corporativo.  

Esses eventos também servem como uma plataforma de networking, permitindo que estudantes e profissionais estabeleçam conexões valiosas. Uma das premissas da Academia Paulista de Contabilidade-APC é promover ambientes para a construção de relacionamentos profissionais, os quais desde a fase acadêmica, abrem portas para oportunidades de emprego, além de facilitar a troca de conhecimento e apoio mútuo entre as novas gerações de contadores e as lideranças da área. 

Séries da APC 

A Academia Paulista de Contabilidade tem, entre as suas atividades de educação continuada de rotina, ainda as séries "Mercado em Foco" e "Conexões Acadêmicas". 

O "Mercado em Foco" aborda tendências, desafios e oportunidades no setor contábil, trazendo especialistas que compartilham suas experiências e visões. Essas discussões são fundamentais para preparem os participantes para as mudanças constantes do mercado e para que possam se posicionar de maneira mais estratégica em suas carreiras. Por outro lado, "Conexões Acadêmicas" é uma iniciativa que estimula o aprendizado colaborativo, que se dá por meio de monografias ou teses de mestrado e doutorado, permitindo que os participantes desenvolvam seu pensamento crítico e se sintam mais preparados para o mercado de trabalho. Idealmente, essas conexões reduzem a distância entre a teoria e a prática, fornecendo insights valiosos que podem ser aplicados no dia a dia profissional.

 

Texto: Danielle Ruas

Edição: Lenilde Plá de León

De León Comunicações