Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
APC inaugura série "Competências Gerenciais" com o tema Foco em Inovação

No dia 23 de março, a Academia Paulista de Contabilidade-APC realizou o primeiro evento da série "Competências Gerenciais" com o tema Foco em Inovação, o qual foi transmitido pelo canal do YouTube da APC. A atividade que reuniu os palestrantes Jorge Roberto Manoel, Acadêmico e Luis Felipe Bismarchi, com a moderação do especialista Flávio Riberi, teve a participação de 398 participantes ao vivo.

A tecnologia está em todas as profissões e na Contabilidade não é diferente. Para superar essas barreiras à inovação, Luis Felipe Bismarchi propôs uma reflexão sobre ações que os profissionais da Contabilidade podem investir para superar bloqueios criativos a fim de construir soluções inovadoras para a melhoria de processos, rotinas e controles.

“Nós precisamos enfrentar as barreiras da acomodação, do excesso de regras, da escuta, da empatia, do dinheiro, do tempo. O profissional que está em busca da inovação precisa ter aversão ao risco, evitar padrões de resistência, é fundamental abrir a mente. Façam coisas que te choquem!”, afirmou.

Já o Acadêmico da APC, Jorge Roberto Manoel direcionou a conversa para o universo da carreira e negócios de uma forma ampla, colocando suas experiências durante esses anos na Contabilidade.  Ele ainda esclareceu quais ações podem ser realizadas a fim de usar a tecnologia a favor do profissional da contábil.

“A tecnologia e a inovação têm criado oportunidades e aberto novos campos de trabalho. É assim, também, no campo profissional para nós que atuamos nas áreas de Administração, Finanças e Contabilidade. Dessa forma, devemos nos manter inseridos nesse mundo das mudanças e buscar oportunidades, onde elas estivessem” assegurou o Acadêmico.

Bismarchi ressaltou que não adianta em uma empresa ter várias pessoas que pensam igual, para obter bons resultados é necessário discutir e ampliar a visão, pensar apenas de uma forma te impede de enxergar outros horizontes. Ele pontou que muitas pessoas acham que a tecnologia é uma inovação.

“A tecnologia já existe há muito tempo, ela otimiza as coisas que foram criadas há décadas, estimulando a inovação”.

Durante a explanação, Bismarchi ainda falou sobre a ESG (Environmental, Social and Governance) e quanto as empresas e investidores já se deram conta de que a manutenção dos negócios é dependente da sustentabilidade do planeta. Nesse sentido, um novo caminho se abre dentro da Contabilidade, o Balanço Social; Demonstração do Valor Adicionado; Relatório de Sustentabilidade ou Relato Integrado.

Jorge Roberto Manoel afirmou que não existe nada que possa ser inimaginável, sempre vai ter alguém criativo, incentivando os profissionais da Contabilidade a procurarem por nichos Inexplorados, sem medo de errar.

“A profissão Contábil avança na medida da tecnologia, precisamos estar modernamente usufruindo desses processos e dos sistemas integrados. Se não pensarmos nesse processo amplo, alguém tomará o nosso trabalho”, disse.

Luis Felipe Bismarchi finalizou dizendo que o mundo está cheio de críticos e pessoas que sabem de tudo, ele indagou os participantes, “Tá incomodado, vai lá e faça, não se acomode”.

Flávio Riberi por sua vez, completou dizendo que hoje é uma prática de grandes empresários o ócio criativo, que são momentos poderosos para inspiração a inovação em uma empresa.

O evento Foco em Inovação é uma contribuição da APC para o desenvolvimento de competências gerenciais com o apoio institucional das Entidades Congraçadas da Contabilidade do estado de São Paulo. Para ficar por dentro das atividades, acesse o canal do Youtube da Academia Paulista de Contabilidade-APC.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde de León