CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Na última sexta-feira (8), o presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, acompanhado por alguns Acadêmicos, prestigiou a comemoração do Dia Internacional da Mulher realizada pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, em sua sede.
O evento apresentou um painel sobre “A Evolução Feminina com Integração Social”, com a presença de quatro grande profissionais: a empresária contábil e diretora Social da Aescon-SP, Ana Maria Galloro Laporta, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, a social selling da DMS Digital Marketing, Denise Maia Soares, e a manager da Financial Services da KPMG Brasil, Fernanda Moreira.
As profissionais destacaram os obstáculos que ainda são enfrentados pelas mulheres na profissão contábil e as estratégias para crescer neste mercado.
“As mulheres são fundamentais, tanto na Contabilidade quanto nas demais profissões. Elas apresentam um ponto de vista diferente, são mais cuidadosas e excelentes em cargos de liderança. Precisamos sim enaltecer e reconhecer os méritos das Contabilistas”, destacou Domingos Orestes Chiomento.
Contadora podem ter carteira de Contadora
Durante a cerimônia, a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, apresentou uma novidade muito significativa para a ala feminina da Contabilidade. Segundo ela, agora é possível à mulher contadora se identificar, em sua carteira profissional, como contadora e não mais como contador, como acontecia até então. .
“Antes, em nossas carteiras profissionais, só havia a possibilidade de assinarmos como contadores, mesmo sendo mulheres. Agora, não mais. Eu já recebi a minha carteira com a identificação de Contadora e todos as profissionais da área podem solicitar tanto a adequação de gênero quanto o uso do nome social”, anunciou Alcazar.
Diploma de Mérito Contábil – Mulheres Contabilistas
Na ocasião foi entregue o Diploma de Mérito Contábil – Mulheres Contabilistas à contadora Marina Kazue Tanoue Suzuki. A profissional é bacharel em Ciências Contábeis, diretora Suplente do Sindcont-SP nas gestões 2014-2016, 2011-2013 e na atual gestão 2017-2019. Além disso, foi presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP na gestão 2012; e fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos de Tributos e Demais Obrigações do Sindcont-SP desde 2011.
Marina Suzuki agradeceu a todos que a ajudaram a crescer profissionalmente, especialmente no Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, onde teve a oportunidade de desenvolver a sua carreira.
O evento foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP e com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP.
Também estiveram presentes nas comemorações os acadêmicos: Sergio Prado de Mello, Gildo Freire de Araújo, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho e Claudio Avelino Mac-Knight Filippi.
Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Katherine Coutinho
Edição: Lenilde De León
Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:
Bruna Lyra Raicoski
Assessoria de Imprensa