CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A Academia Paulista de Contabilidade-APC, reuniu no dia 11 de novembro de 2024, data da retomada de suas atividades profissionais há 13 anos, para comemorar os 72 anos de sua instituição oficial, que aconteceu em 1952, pelas mãos do lendário contador Francisco D´Áuria e outros pioneiros da época, onde se inclui o célebre contador, Joaquim Monteiro de Carvalho.
O presidente da APC, Alexandre Sanches de Morais, recebeu, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, lideranças da classe, Acadêmicos, autores do livro “Vivências e evolução da Perícia Contábil” - que foi lançado na ocasião -, vindos de vários Estados brasileiros, além da vereadora Edir Sales, do presidente da Fipecafi, prof. Wellington Rocha, e outras personalidades de igual expressão na comunidade contábil.
Coautor de um dos artigos do livro, o presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, foi o primeiro a se pronunciar e falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. “Motivo de orgulho para a Contabilidade paulista, a Academia Paulista de Contabilidade é uma entidade atuante, viva, que oferece diversas atividades para incentivar e estimular o crescimento e conhecimento da Ciência Contábil.
Ao comemorar os seus últimos 13 anos de vida profunda a serviço da Contabilidade, somos nós os presenteados com o lançamento do livro “Vivências e evolução da Perícia Contábil”. Como um dos atributos da APC é cultuar a memória dos que contribuíram para o aprimoramento da Ciência Contábil, quero homenagear todos os acadêmicos e, em especial, os contadores Mauro Fernando Gallo e Claudio Avelino Mac-Night Filippi, presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, e quero também cumprimentar o acadêmico empossado hoje, Sérgio de Iudícibus. Parabéns à APC por abrigar mais uma figura de grandeza de nossa profissão que enobrece a Contabilidade brasileira. Desejamos longa vida à Academia Paulista de Contabilidade”.
A vereadora Edir Sales esteve presente ao evento onde agradeceu o apoio da classe contábil para a sua reeleição e, como já é tradicional, entregou um Voto de Júbilo da Câmara Municipal de São Paulo à APC pela passagem do seu aniversário, com as seguintes palavras: “Reafirmo o meu compromisso com a classe contábil, e quero cumprimentar o presidente Alexandre Garcia, por dar continuidade aos trabalhos desta Academia, tão importante para a Contabilidade Paulista. Uma Academia poderosa, séria, composta por pessoas inteligentes e dedicadas à classe contábil, que é valorosa tanto para a área pública quanto para a área privada. Na esfera pública sabemos o quanto vocês podem ajudar e o quanto ajudam a prefeitura. Parabéns a todos”.
Prestigiaram o evento Muitas lideranças da classe contábil, professores e autores do livro estavam presentes ao evento, entre eles: Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP; José Heleno Mariano, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp; Carlos Alberto Baptistão, presidente e Antonio Carlos Santos, vice- presidente do Sescon-SP e Aescon-SP; Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon 5ª Seção Regional; Suely Gualano Bossa Serrati, Acadêmica e presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp; Gildo Freire de Araujo, Acadêmico e presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC; os autores do livro: Fabíola D´Agostini Peleias, Paschoal Rizzi Nadeo, Alessandra Ribas Secco, Valéria Bezerra Cavalcanti Petrucci, Mônica Maluf Pires, Laerte Mancuso, Fernando Vianna, Mauro Stacchini Jr., Fernando Viana de Oliveira Filho, Maurício Cadenas, Adherbal Nicolás Muller, Maíra Chibante Santostaso.
Posse novo Acadêmico
Impossibilitado de comparecer à cerimônia de posse, por questões de saúde, o Acadêmico Sérgio de Iudícibus foi oficialmente instalado na Cadeira de nº 13, que tem como Patrono o contador Joaquim Monteiro de Carvalho - em substituição ao Acadêmico Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi -, falecido recentemente. Contudo ele enviou um vídeo com agradecimentos e falando de sua imensa satisfação em compor o quadro de notáveis da Academia Paulista de Contabilidade.
O Acadêmico Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho foi designado para fazer a sua apresentação e ler o seu currículo, ocasião em que discorreu sobre sua atuação profissional e modéstia para com os colegas, alunos e seus pares: “Sérgio de Iudícibus possui graduação em Contabilidade e Atuária pela Universidade de São Paulo (1961) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1966). Atualmente é cargo eletivo da Fundação Inst. Pesq. Atuariais e Financeiras e professor de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, teoria da Contabilidade, Contabilidade Gerencial, análise de balanços”.
Titulo Presidente Benemérito
Como forma de agradecimento por sua inestimável contribuição à Academia Paulista de Contabilidade, e por sua incomparável competência e dedicação à Agremiação, sendo seu primeiro presidente, por duas gestões consecutivas, 2012-2014 e 2015-2017, os Acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade conferiram ao Acadêmico Irineu De Mula o Título de Presidente Benemérito. O amigo e acadêmico Domingos Orestes Chiomento, que o sucedeu na presidência, também por duas gestões, de 2018 a 2023, leu seu currículo e fez a justificativa da homenagem: “Lutamos muito para reinstalar a Academia, e Irineu De Mula, com sua respeitabilidade, suas palavras ponderadas, e colocações assertivas, que não permitiam contestações, fomos convencendo e ganhando terreno para implantar o nosso projeto. A contribuição de Irineu De Mula é incontestável para chegarmos aonde chegamos. Por tanto esse título e mais do que merecido”.
Emocionado, Irineu De Mula agradeceu o título, contanto um pouco da história para a reinstalação da Academia. “A nossa equipe foi realmente fantástica. A grande luta não foi somente o trabalho intelectual, mas tivemos de empregar muito esforço para fazer valer o nome e a tradição de nossa academia. Sinto-me muito feliz e agradecido e modestamente quero dividir o título com todos os Acadêmicos, em especial com os 25 que tomaram posse ocupando as primeiras cadeiras.” Lançamento do livro: Na sequência, os coordenadores acadêmicos do livro “Vivências e evolução da Perícia Contábil”: Angela Zechinelli Alonso, Ivam Ricardo Peleias e José Vanderlei Masson dos Santos subirem ao palco para fazer a apresentação da obra, ocasião em que contaram um pouco de suas experiências na construção do livro que contém 312 páginas, divididas em 21 capítulos, que abrigam 37 artigos, produzidos por 38 autores, acadêmicos e especialista em Perícia Contábil de todo o País.
Cada capítulo foi cuidadosamente elaborado para abordar diferentes aspectos, desde a fundamentação legal até as metodologias utilizadas nas avaliações periciais. Os estudos contidos na obra são reflexões profundas sobre casos reais, e vivências dos seus autores na Perícia Contábil. A obra foi distribuída gratuitamente no evento, inclusive com autógrafos dos autores presente e já está disponível, em forma de e-book, no site da Academia para download gratuito no site da APC.
Encerramento
O presidente da Academia, Alexandre Sanches Garcia, agradeceu a presença de todos, deu as boas-vindas ao novo acadêmico Sérgio de Iudícibus, cumprimentou Irineu De Mula pelo Título e parabenizou aos coordenadores acadêmicos e autores do livro, com essas palavras: “Permito-me a ousadia de afirmar que os fundadores da Academia Paulista de Contabilidade, capitaneados por Francisco D`Áuria, nos idos de 1952, certamente estão satisfeitos de ver que os seus esforços, em aperfeiçoar as Ciências Contábeis, não foram em vão, e que, ao longo das décadas, outros devotados profissionais da Contabilidade, resolveram abraçar esta nobre causa e lutar por ela”.
O livro teve o patrocínio de: Fecap, Verot Easy Tax, Fipecafi, IOB, Apejesp, IPC – Instituto Paulista de Contabilidade e TREVISAN Escola de Negócios.
Para baixar o livro, acesse: https://www.apcsp.org.br/acervo
Texto: Lenilde Plá de Léon Fotos: Thiago Benevides da Comunicação do CRCSP