CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A Academia Paulista de Contabilidade-APC celebra hoje uma importante conquista para a classe contábil paulista: a extinção da Guia de Informação e Apuração do ICMS -GIA. A obrigação acessória passará a ser extinta em 1º de janeiro de 2026.
A eliminação da GIA é fruto de um diálogo contínuo entre as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, onde a Academia se inclui, bem como Sebrae-SP e Fiesp, além da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo-Alesp com a Secretaria da Fazenda Estadual.
É importante destacar que a obrigatoriedade de apresentação ou substituição continua válida para as operações realizadas antes de 1º de janeiro de 2026, mesmo que sua transmissão ocorra após essa data.
Em São Paulo, a extinção da GIA ocorre gradualmente. O processo de dispensa teve início em abril de 2023, fundamentando-se na qualidade e consistência da Escrituração Fiscal Digital-EFD apresentada ao longo de um período.
A novidade consta na Portaria SRE nº 002/2025, publicada no Diário Oficial do Estado de 17 de janeiro. O instrumento formalizou a extinção definitiva da GIA para todos os contribuintes que se enquadram no regime periódico de apuração (RPA), a partir de 1º de janeiro de 2026.
Na visão de Alexandre Sanches Garcia, presidente da APC, a eliminação da GIA será um passo significativo para promover a eficiência nos processos contábeis e fiscais. Afinal, com a extinção dessa obrigação, os profissionais da Contabilidade poderão direcionar seus esforços para atividades mais estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, da economia paulista.
"Além disso, a mudança inspira uma revisão nas práticas contábeis, incentivando a adoção de soluções tecnológicas que otimizem a apuração tributária. Com a redução da burocracia, espera-se também um aumento na transparência e na confiabilidade das informações fiscais prestadas pelas empresas. A nova dinâmica imposta por essa mudança deverá estimular um ambiente de negócios mais atrativo, podendo resultar em um crescimento sustentável para o setor", explica Alexandre.
Texto: Danielle Ruas
Edição: Lenilde De León
De León Comunicações