Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
APC e CRCSP reúnem mais de 600 participantes para se informarem sobre o Relato Integrado

No dia 20 agosto, a Academia Paulista de Contabilidade - APC em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP promoveu mais uma palestra gratuita do projeto Encontro com Acadêmicos, desta vez com tema “Contadores explicam o Relato Integrado”. A palestra destinada aos profissionais da Contabilidade e aos estudantes de Ciências Contábeis reuniu cerca de 600 participantes e 1597 visualizações no YouTube.

O início da atividade contou com a participação do presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento que falou sobre o enriquecimento do conteúdo da palestra, que é técnico, estrutural, conceitual e abrangente, voltado para os grandes negócios. E como a partir disso, as demonstrações contábeis vão se valer de outros relatórios, com informações para os investidores existentes e em potencial, para credores e outras tomadas de decisões.

José Donizete Valentina por sua vez agradeceu a parceria com a APC, e ressaltou a importância do tema e dos contadores para a tomada de decisões empresariais.

O debate sobre o tema foi conduzido e apresentado pelo Acadêmico Irineu De Mula. O Acadêmico Alexandre Sanches Garcia abordou o conceito do Relato Integrado, como funcionam os ativos e tangíveis, DRE e DVA, e esclareceu como a contabilidade pode responder a essa revolução e comunicação em valores? Quais são as estratégias e atividades de negócios.

Segundo Garcia, em uma pesquisa realizada em 2018, das 625 empresas cadastradas na CVM, 31% delas declararam que fizeram algum tipo de relatório e apenas 33% dessas empresas fizeram o Relato Integrado.

A assessora da presidência do BNDES, Vânia Borgerth, explicou que o Relato Integrado não é um relatório de sustentabilidade, embora muitas empresas já fizessem relatórios, havia um desencontro entre o Relatório Integrado e os Relatórios de Sustentabilidade, a ponto de fazer com que as pessoas não soubessem qual relatório apresenta informações corretas.

“Temos que mudar a cultura de produzir informações para que as empresas possam alimentar o mercado,

Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, que também é Acadêmico falou sobre o desenvolvimento e estudo das Capitais das Entidades segundo a estrutura que é completamente novo e deve entrar em vigor em poucos meses. Filippi afirma que dentro dessa proposta uma empresa é composta da seguinte forma, capital financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social e de relacionamento, e capital natural.

Quanto à divulgação de capitais Filippi explica que são determinadas com base nos seus efeitos sobre a capacidade da Entidade gerar valor a longo tempo.

Na ocasião também foi abordada a Revolução Industrial 4.0, a tecnologia a favor da Contabilidade na preparação do Relato Integrado; as mudanças na contabilidade e captação de recursos e redução do custo de capital com a elaboração do Relato Integrado.

Por fim, Irineu destacou que o papel do contador é fazer relatórios que sejam compreensíveis para a sociedade, esses elementos novos da contabilidade que vão garantir a saúde das empresas.

O Encontro com Acadêmicos de agosto teve como objetivo abordar a nova forma de comunicação empresarial através dos relatórios contábeis com as informações de natureza não financeira, que propõe a discussão de um novo modelo de negócio.

Fique de olhos nas próximas atividades da Academia, acesse: http://www.apcsp.org.br/home.

 

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León