CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Na tarde de sexta-feira, 25 de maio, a Academia Paulista de Contabilidade-APC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, realizou uma palestra com o intuito de debater a importância da Contabilidade dentro dos clubes de esporte. O tema abordado foi as “Demonstrações Contábeis de Entidades Desportivas”.
O presidente da Academia, Domingos Orestes Chiomento, abriu a atividade, ressaltando o papel da Entidade para disseminar e estimular o conhecimento e a pesquisa no âmbito Contábil. Chiomento agradeceu a contribuição dos Acadêmicos, Angela Zechinelli Alonso, ocupante da cadeira nº 36 e conselheira do CRCSP, por comandar a atividade, o palestrante Raul Corrêa da Silva, que ocupa a cadeira nº 15 e os Acadêmicos que prestigiavam o evento, Adriano Gilioli, cadeira nº 50, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, cadeira nº 13, Eurípedes Sales, cadeira nº 44 e Sílvio Lopes de Carvalho, cadeira nº 9.
Na ocasião, Carlos Aragaki iniciou a atividade fazendo uma retrospectiva das práticas contábeis das entidades desportivas e esclareceu como funcionam os registros contábeis; controle de gastos; e demonstrações contábeis.
O especialista falou sobre a primeira regulamentação da Contabilidade no esporte, que veio através da Lei n.º 9.615/1998, mais conhecida como Lei Pelé. A normativa foi atualizada com o tempo, onde surgiu a Resolução n.º 1.429/2013, e hoje Resolução CFC n.º 1.429/2013 (R1), com novas práticas inseridas.
“A Resolução 1.429/13 estabelece critérios e avaliação, de registros contábeis e de estruturação das demonstrações contábeis das entidades de futebol profissional e demais práticas desportivas profissionais que, direta ou indiretamente, estejam ligadas à exploração da atividade desportiva profissional” afirmou Aragaki.
O assunto foi explanado por dois especialistas no tema, Raul Corrêa da Silva, sócio-fundador e presidente da BDO RCS e Acadêmico da APC, foi o responsável por ministrar a segunda parte da atividade.
Raul, que foi diretor financeiro do Corinthians, relatou que os profissionais precisam estar atentos e inserir boas práticas contábeis no dia a dia para manter uma maior clareza e controle de informações, a fim de reduzir os riscos e falhas na geração e divulgação de dados na questão financeira esportiva.
“Visamos divulgar novas informações e contribuir para o aprimoramento da profissão de Contabilidade, principalmente no que se refere aos Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade às entidades de futebol profissional, o esporte mudou e a forma de aplicar a Contabilidade também. A governança e a transparência das “Demonstrações Contábeis de Entidades Desportivas” evoluíram nos últimos anos e isso contribuiu para o engrandecimento do esporte brasileiro”, garantiu da Raul Corrêa da Silva.
A atividade que faz parte do projeto “Encontro com Acadêmicos” possui pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada- PEPC.
Esse texto está livre para publicação. Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:
Bruna Raicoski Assessoria de Imprensa bruna@deleon.com.br (11) 5017-7604// 99655-2340