Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
APC destaca os 75 anos de constituição do Sistema CFC/CRCs

A Academia Paulista de Contabilidade - APC, que tem como uma de suas missões preservar a memória história da classe contábil, assim como incentivar e valorizar a pesquisa e a vocação educacional e cultural de seus Acadêmicos, ressalta a importância da constituição do Conselho Federal de Contabilidade - CFC e dos Conselhos Regionais de Contabilidade - CRCs, que juntos formam o Sistema CFC/CRCs, que celebrará, no dia 27 de maio de 2021, os seus 75 anos de lutas em defesa da sociedade, ao fazer o registro e a fiscalização do exercício profissional dos mais de 516 mil profissionais da Contabilidade atuantes hoje no Brasil.

 

Evento comemorativo

A festiva data, será comemorada pelo Conselho Federal de Contabilidade-CFC, no mesmo dia 27 de maio, das 9h às 17h, com transmissão pelo canal do CFC no YouTube (https://www.youtube.com/cfcbsb). O evento gratuito e de muito conteúdo técnico, terá como palestrante o Acadêmico da APC, Antoninho Marmo Trevisan, que falará sobre “Passado, presente e futuro da profissão”.

 

Histórico da data

As atividades contábeis datam dos primórdios das civilizações, mas no Brasil, com vinda da família real, em 1808, houve um incremento dos negócios e, por consequência, das questões contábeis. Isso originou, em 1869, a criação da Associação dos “Guarda-Livros” da Corte, sendo que um ano depois, em 1870, o Decreto Imperial nº 4.475, reconheceu o “Guarda-Livros” como o primeiro profissional liberal do País.

Contudo, a primeira tentativa de regulamentação da profissão só ocorreu mais de um Século depois, em 1931, com o Decreto nº 20.158. Mas, a regulamentação definitiva do Sistema CFC/CRCs deu-se no dia 27 de maio de 1946, por meio do Decreto-lei 9295, assinado pelo então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra. O sistema constitui-se de pessoas jurídicas de direito privado que, por delegação, prestam serviços públicos.

Ao longo dessas sete décadas e meia de atividades, o CFC e os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade, existentes em todo o território nacional, se desenvolveram e comprovara a essencialidade do profissional da Contabilidade para o desenvolvimento econômico e sustentável do País, e a Academia Paulista de Contabilidade, nas pessoas de seus Acadêmicos, tem a honra de fazer parte dessa história.

“Este será um ano de comemorações e homenagens a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória de grandes conquistas”, afirmou o presidente do CFC, Zulmir Breda.

 

Programação do evento

No período da manhã, o evento apresentará uma mesa virtual, que será composta por Zulmir Ivânio Breda, presidente do CFC; Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Associação Interamericana de Contabilidade - AIC e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis - Abracicon; Adeildo Osório de Oliveira, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC; José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC nas gestões 2004-2005 e 2014-2017 e detentor da Medalha Mérito Contábil João Lyra; Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas - Fenacon; e Valdir Coscodai, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon.

A partir das 14h, haverá o painel “75 anos de regulamentação da profissão contábil no País: a visão das entidades parceiras do Sistema Contábil Brasileiro”, com a moderação de Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC. Os contadores Maria Clara Cavalcante Bugarim, Valdir Coscodai, Sérgio Approbato Machado Júnior e Adeildo Osório de Oliveira serão os painelistas.

Em seguida, o seminário terá a palestra “Passado, presente e futuro da profissão”, a ser proferida pelo Acadêmico da APC, Antoninho Marmo Trevisan, que é contador e presidente da Trevisan Escola de Negócios. A moderação será feita por Zulmir Breda, presidente do CFC.

 

Acadêmicos que presidiram o CRC/CFC

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento esteve à frente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP na gestão de 2010-2011. O vice-presidente da APC, José Donizete Valentina, atualmente é o presidente em exercício do CRCSP, gestão 2020-2021.

José Serafim Abrantes conduziu o CRCSP de 1994 a 1995 e comandou o Conselho Federal de Contabilidade na gestão de 1998-2001.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP teve ainda como presidentes os Acadêmicos: Irineu De Mula, gestão 1998-1999; Luiz Antonio Balaminut, gestão 2006-2007; Sergio Prado de Mello, gestão 2008-2009; Luiz Fernando Nóbrega, gestão 2012-2013, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, 2014-2015; e Gildo Freire de Araújo, gestão 2016-2017. Tikara Tanaami in memorian, gestão 1967-1968.

 “É uma honra sem par constatar que a nossa Academia tem dado uma contribuição inestimável para o fortalecimento do Sistema CFC/CRCs, através dos seus Acadêmicos que se dedicaram à condução do Conselho Paulista e também do Federal. Essa é uma data de substancial importância para a classe contábil e para todos nós que, de maneira singular, colocamos o nosso tijolinho nesta grande construção que é a Contabilidade brasileira”, afirmou Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC.

 

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde de León