Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
APC debate os principais desafios dos líderes nos dias atuais

No dia 22 de junho, a Academia Paulista de Contabilidade-APC, em parceria com Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP e com o apoio da Fipecafi, realizou a transmissão ao vivo do evento “Os desafios dos líderes nessa jornada com transparência e ética”, que contou com mais de 531 participantes simultâneos.

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, expressou sua satisfação em ver que a iniciativa de debater as competências profissionais tenha atingindo tão grande sucesso. “Essa é nossa missão, apresentar temas atuais e de extremo interesse para os profissionais contábeis”, disse Domingos.

O tema foi apresentado pelos palestrantes Eduardo Augusto Rocha Pocetti que é Acadêmico da APC e Cláudia Meirelles. O coordenador de cursos de pós-graduação e professor da Faculdade Fipecafi, Flávio Riberi, ficou encarregado da mediação da atividade.

Cláudia Meirelles falou sobre a Cultura Organizacional de uma empresa, os tipos de culturas existentes e o impacto nas organizações, explicando que é por meio de um conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhamos por todos os membros da organização, que definem o seu sucesso.

“É a personalidade da organização, o seu jeito de ser. Como as pessoas a percebem e respondem direcionando a forma como agem no dia a dia”,  disse Cláudia.

O Acadêmico da APC, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, por sua vez, falou que a profissão contábil está entre as maiores  que são regulamentadas no País, destacando a  importância dessa discussão sobre a cultura organizacional de cada empresa. No entanto, ele ressaltou que existem profissionais que atuando em Auditoria e  em áreas de Contabilidade e que os hábitos são diferentes dependendo da atuação de cada um.

“Mas na profissão contábil a disciplina e o treinamento sempre foram e sempre serão uma característica forte dos contabilistas, que atuam nesse tom, em cima de normas e regras, com responsabilidade na entrega dos trabalhos”, garantiu Pocetti.

O Acadêmico ainda destacou que a Contabilidade é uma “ciência simples e complexa ao mesmo tempo, quanto mais cultura organizacional, mais motivação você der aos seus colaboradores, mais resultado terá no seu negócio. Contudo é importante destacar que a Contabilidade e  a Auditoria sempre se baseiam na meritocracia”.

Entre muitas orientações, a palestrante Cláudia Meirelles destacou os maiores desafios da liderança nos dias atuais, pós-pandêmicos: conectar a cultura organizacional com as expectativas em torno do novo papel da liderança e o futuro do trabalho e as expectativas das pessoas.

Os líderes precisam aplicar a filosofia da empresa e engajar os colaboradores, dar suporte para o desenvolvimento, incentivar um ambiente de diversidade, tratar as relações profissionais com respeito, proporcionar bem-estar e humanização, além de novos modelos de trabalho como o trabalho híbrido e o remoto.

“Os jovens estão formando novas empresas e o olhar deles é diferente, os jovens colaboradores também compõem a cultura organizacional de uma empresa”, insistiu Cláudia.

Flávio Ribeiri deixou o convite para os participantes ficarem ligados nas redes sociais da APC, e acompanharem o próximo evento da Academia Paulista de Contabilidade que será  realizado no dia no dia 21 de julho, e abordará o tema “ Empatia e Inteligência Emocional”.

Os profissionais interessados no conteúdo da palestra, e que não conseguiram acompanhar o evento, podem acessar o canal do Youtube da APC.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Bruna Raicoski

EDIÇÃO: Lenilde Plá de León