Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
APC debate “Competências Profissionais na Era de Dados” e reúne mais de 700 pessoas simultaneamente

No dia 01 de junho, a Academia Paulista de Contabilidade-APC em parceria com Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP e com o apoio da Fipecafi, realizou a transmissão ao vivo do evento “Competências Profissionais na Era de Dados”, no canal da APC no Youtube. A atividade reuniu mais de 700 pessoas simultaneamente e passa de 1.200 visualizações até o momento. Para assistir o painel basta acessar o canal da Entidade no Youtube.

 

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, abriu a atividade dizendo que estamos mergulhados em um ambiente tecnológico dos negócios, onde as exigências por informações estratégicas para a tomada de decisões são fundamentais.

 

“Temos o prazer de reunir dois expoentes em conhecimentos tecnológicos e corporativos, que nos brindarão com informações para abrir nossas mentes, a fim de adquirirmos competências e atitudes capazes de nos fazer avançar ainda mais neste desafiador momento pelo qual passa a Contabilidade”, concluiu dando as boas vindas.

 

O tema foi apresentado pelos palestrantes Marlon Soares Fernandes e Edgard Bruno Cornacchione Júnior, que integra o corpo de imortais da Academia. A moderação do evento ficou por conta do coordenador de cursos de pós-graduação e professor da Faculdade Fipecafi, Flávio Riberi.

 

Muito se falou em ambientes disruptivos e tecnológicos, já que as empresas sempre exigirão informações estratégicas para análise e apoio à gestão.

 

Marlon Soares Fernandes explicou como desenvolver times fortes e diversos, com competências e atitudes para mergulhar nos avanços tecnológicos em uma era da Contabilidade data driven.

 

“Para construir uma equipe é necessário investir em pessoas com skils de dados ou pelo menos com cabeça aberta para aprender. Outro ponto é apostar na diversidade de ideias e vivências, para enriquecer o fornecimento de informações a fim de subsidiar tomadas de decisão mais acertadas”, afirmou Marlon.

 

O especialista também destacou pontos importantes para a efetivação dessas competências profissionais, como: Liderança para construir times fortes; Garantir diversidade nas entrevistas, Procurar por pessoas que agreguem valor à cultura da empresa, antes mesmo do conhecimento técnico; e o uso do bussines case nos processos seletivos.

 

“Com as pessoas motivadas, diversas culturas e com conhecimento: você tem um novo mood na Contabilidade”, disse Marlon.

 

Segundo ele, existe a bad da lida operacional, que é tensa complicada e limitadora. Marlon fala que gastar horas trabalhando na base de dados, conciliando de forma manual, subindo lançamentos manuais no sistema, ficar processando base de dados, esperar por horas esses processamentos não devem mais fazer parte do trabalho do profissional da Contabilidade.

 

“As pessoas deveriam gastar mais horas inovando, tendo insigts, ou seja, gerando valor para o negócio”, garantiu o palestrante.

 

Os especialistas reunidos no ambiente virtual debateram a importância de introduzir insights práticos e ilustrações sobre habilidades relacionadas à tecnologia e atitudes necessárias à absorção para a atualização profissional.

 

O Acadêmico Edgard Bruno Cornacchione Júnior, por sua vez, analisou como os profissionais da Contabilidade podem se posicionar nesse processo de ruptura que vem acontecendo.

 

“A Contabilidade está totalmente imersa no mundo dos dados e das tecnologias é quase que natural que os profissionais tenham de liderar esses processos. Algumas pessoas, ou equipes, por contextos culturais acabam não desempenhando essa função, mas quem perde com isso é a empresa, já que o profissional da Contabilidade  fica envolvido com dados, que nem sempre são relevantes  para a composição dos relatórios”, assegurou.

 

Para Edgar o grupo de administração precisa se posicionar de maneira mais assertiva, ele afirmou que o contador tem o dever, como atributo de confiança sobre a capacidade ou o desempenho dos negócios.

 

O moderador do evento, professor Flávio Riberi, no final deixou uma reflexão para os profissionais. “Qual atitude de confiança deveria motivar o exame, o processamento e análise de dados? Não seria o profissional da Contabilidade o responsável por levar essa mudança para os clientes?”, indagou.

 

Riberi relembrou que muitos conceitos que foram trazidos pelos palestrantes são temas dos próximos eventos da série Competências Gerenciais, deixando o convite para debater o tema “Alinhamento a cultura” no próximo dia 22 de junho, das 9h as 10h30, com a participação da Claudia Meirelles, diretora de RH da Itaúsa e do Acadêmico da APC, Pedro Melo.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Bruna Raicoski

EDIÇÃO: Lenilde Plá De León