Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
APC e CRCSP tratam, em palestra, normas de sustentabilidade e créditos de carbono

Em ação conjunta, a Academia Paulista de Contabilidade-APC e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP ofertam aos profissionais contábeis orientações para registrar e reportar adequadamente as informações conforme exigido pela CTG10, na atividade online "Novas fronteiras para a Contabilidade: as normas de sustentabilidade e créditos de carbono". A atividade acontecerá no dia 27 de março, das 10 horas às 11h30, no canal do CRCSP do YouTube. 

A palestra será ministrada pelo presidente da APC, Alexandre Sanches Garcia, pró-reitor de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-FECAP, bem como pelo Acadêmico Flávio Riberi, professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Fipecafi. Além deles, Sebastian Yoshizato Soares, sócio-líder de ESG e Governança Corporativa da KPMG Brasil apresentará insights valiosos sobre as melhores práticas de Contabilidade em relação às normas de sustentabilidade e à contabilização de créditos de carbono.

A atividade terá como base a norma CTG 10, que regulamenta os créditos de carbono, publicada pelo Conselho Federal de Contabilidade-CFC, em 16 de dezembro de 2024, sendo um passo inicial para sistematizar a questão na Contabilidade. Baseado na Orientação Técnica OCPC 10, o CTG 10 aborda temas como o alcance, agentes econômicos e modelos de negócios, o mercado de créditos de carbono, as bases normativas, créditos de carbono (tCO2e), permissões de emissão (allowances), créditos de descarbonização (CBIO) e passivos relacionados a compromissos de compensação ou neutralização de emissões de gases de efeito estufa.

A questão é que os desafios relacionados à implementação da norma CTG 10 são diversos e complexos. Em primeiro lugar, destaca-se a necessidade de uma compreensão clara e abrangente dos conceitos envolvidos, como a diferenciação entre créditos de carbono, permissões de emissão e créditos de descarbonização. Outro desafio significativo é a padronização dos métodos de mensuração e contabilização dos créditos. Com a existência de diferentes mercados e variáveis que influenciam a precificação desses ativos, as empresas podem enfrentar dificuldades em estabelecer práticas consistentes que garantam a comparabilidade das informações financeiras. O que, por consequência, resultará em incertezas e riscos de não conformidade regulatória.

Além de receber todas as orientações sobre o tema, os participantes terão a oportunidade de interagir e esclarecer suas dúvidas com os palestrantes, neste evento que se constitui em uma oportunidade imperdível para contadores, empreendedores e acadêmicos que desejam se atualizar sobre as novas demandas do mercado e fortalecer suas competências na área da Contabilidade Sustentável. 

As inscrições são gratuita e podem ser feitas no site do CRCSP. O endereço do CRCSP no YouTube é:  https://www.youtube.com/crcspoficial