CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 9 de abril, foi divulgado um novo modelo para as demonstrações de resultados do exercício (DRE) das empresas. Estamos falando da IFRS 18, um documento contábil de grande importância para investidores e analistas por apresentar receitas e lucros. E agora, a grande novidade é que esse modelo agora passará pelo processo de adoção em cerca de 158 países, incluindo o Brasil. No entanto, por aqui, esse avanço, para vigorar, ainda precisa enfrentar um antigo obstáculo: a Lei das Sociedades por Ações.
A norma IFRS 18, criada pelo International Accounting Standards Board (IASB, em inglês), foi desenvolvida em atendimento às demandas dos investidores que perceberam a necessidade de maior transparência e uniformidade nos relatórios. O objetivo é minimizar a ocorrência de fraudes e simplificar a comparação dos resultados de empresas distintas.
Em todo o mundo, o novo padrão contábil será adotado a partir de 1° de janeiro de 2027, com a possibilidade de implementação antecipada pelas empresas que assim desejarem. No entanto, no Brasil, surge um problema: apesar da boa receptividade no mercado local, a estrutura legal do país pode gerar potenciais conflitos judiciais com a norma. Isso porque a Lei das SAs, criada em 1976, estabelece os pormenores para a apresentação dos resultados financeiros das empresas, incluindo certos subtotais de lucro, em comparação com as disposições do IFRS 18. Assim, para tratar desse imbróglio e apresentar as diretrizes corretas para os profissionais contábeis é que a Academia Paulista de Contabilidade - APC, em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade - CRCSP, promoverá a palestra "Prepare-se para a elaboração da nova Demonstração do Resultado - IFRS 18", no dia 21 de junho, das 10h às 11h30, no canal do CRCSP no YouTube.
A explanação da atividade ficará a cargo do professor Eliseu Martins, Acadêmico da APC, ocupando a cadeira nº 7, e detentor da Medalha “João Lyra”, concedida pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC. Outro Acadêmico presente será Flávio Riberi, coordenador de cursos de pós-graduação, professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Fipecafi e ocupante da cadeira nº 61 da APC.
Já a moderação será feita por Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior, auditor com 23 anos de experiência, membro do Grupo de Trabalho do Setor Elétrico do Ibracon e do Grupo de Setor de Energia e Concessões e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF.
As inscrições para a atividade, gratuitas, podem ser feitas no link :: Serviços OnLine :: (crcsp.org.br).
Serviços:
Palestra: Prepare-se para a elaboração da nova Demonstração do Resultado - IFRS 18.
Data: sexta-feira, 21 de junho de 2024.
Horário: das 10h às 11h30.
Transmissão: online, ao vivo.
Inscrições: :: Serviços OnLine :: (crcsp.org.br).
Texto: Danielle Ruas
Edição: Lenilde De León
De León Comunicações