Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
APC e CRCSP realizam palestra sobre Demonstração do Resultado

No dia 9 de abril, foi divulgado um novo modelo para as demonstrações de resultados do exercício (DRE) das empresas. Estamos falando da IFRS 18, um documento contábil de grande importância para investidores e analistas por apresentar receitas e lucros. E agora, a grande novidade é que esse modelo agora passará pelo processo de adoção em cerca de 158 países, incluindo o Brasil. No entanto, por aqui, esse avanço, para vigorar, ainda precisa enfrentar um antigo obstáculo: a Lei das Sociedades por Ações.

A norma IFRS 18, criada pelo International Accounting Standards Board (IASB, em inglês), foi desenvolvida em atendimento às demandas dos investidores que perceberam a necessidade de maior transparência e uniformidade nos relatórios. O objetivo é minimizar a ocorrência de fraudes e simplificar a comparação dos resultados de empresas distintas.

Em todo o mundo, o novo padrão contábil será adotado a partir de 1° de janeiro de 2027, com a possibilidade de implementação antecipada pelas empresas que assim desejarem. No entanto, no Brasil, surge um problema: apesar da boa receptividade no mercado local, a estrutura legal do país pode gerar potenciais conflitos judiciais com a norma. Isso porque a Lei das SAs, criada em 1976, estabelece os pormenores para a apresentação dos resultados financeiros das empresas, incluindo certos subtotais de lucro, em comparação com as disposições do IFRS 18. Assim, para tratar desse imbróglio e apresentar as diretrizes corretas para os profissionais contábeis é que a Academia Paulista de Contabilidade - APC, em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade - CRCSP, promoverá a palestra "Prepare-se para a elaboração da nova Demonstração do Resultado - IFRS 18", no dia 21 de junho, das 10h às 11h30, no canal do CRCSP no YouTube.

A explanação da atividade ficará a cargo do professor Eliseu Martins, Acadêmico da APC, ocupando a cadeira nº 7, e detentor da Medalha “João Lyra”, concedida pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC. Outro Acadêmico presente será Flávio Riberi, coordenador de cursos de pós-graduação, professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Fipecafi e ocupante da cadeira nº 61 da APC.

Já a moderação será feita por Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior, auditor com 23 anos de experiência, membro do Grupo de Trabalho do Setor Elétrico do Ibracon e do Grupo de Setor de Energia e Concessões e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF. 

As inscrições para a atividade, gratuitas, podem ser feitas no link :: Serviços OnLine :: (crcsp.org.br).

Serviços:

Palestra: Prepare-se para a elaboração da nova Demonstração do Resultado - IFRS 18.

Data: sexta-feira, 21 de junho de 2024.

Horário: das 10h às 11h30.

Transmissão: online, ao vivo.

Inscrições: :: Serviços OnLine :: (crcsp.org.br).

Texto: Danielle Ruas

Edição: Lenilde De León

De León Comunicações