CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Em ação conjunta, a Academia Paulista de Contabilidade-APC e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP ofertam aos profissionais contábeis orientações para registrar e reportar adequadamente as informações conforme exigido pela CTG10, na atividade online "Novas fronteiras para a Contabilidade: as normas de sustentabilidade e créditos de carbono", que acontece no dia 12 de março, das 10 horas às 11h30, no canal do CRCSP do YouTube.
A palestra será ministrada pelo presidente da APC, Alexandre Sanches Garcia, pró-reitor de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-FECAP, bem como pelo Acadêmico Flávio Riberi, professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Fipecafi. Além deles, Sebastian Yoshizato Soares, sócio-líder de ESG e Governança Corporativa da KPMG Brasil apresentará insights valiosos sobre as melhores práticas de Contabilidade em relação às normas de sustentabilidade e à contabilização de créditos de carbono.
A atividade terá como base a norma CTG 10, que regulamenta os créditos de carbono, publicada pelo Conselho Federal de Contabilidade-CFC, em 16 de dezembro de 2024, sendo um passo inicial para sistematizar a questão na Contabilidade. Baseado na Orientação Técnica OCPC 10, o CTG 10 aborda temas como o alcance, agentes econômicos e modelos de negócios, o mercado de créditos de carbono, as bases normativas, créditos de carbono (tCO2e), permissões de emissão (allowances), créditos de descarbonização (CBIO) e passivos relacionados a compromissos de compensação ou neutralização de emissões de gases de efeito estufa.
A questão é que os desafios relacionados à implementação da norma CTG 10 são diversos e complexos. Em primeiro lugar, destaca-se a necessidade de uma compreensão clara e abrangente dos conceitos envolvidos, como a diferenciação entre créditos de carbono, permissões de emissão e créditos de descarbonização. Outro desafio significativo é a padronização dos métodos de mensuração e contabilização dos créditos. Com a existência de diferentes mercados e variáveis que influenciam a precificação desses ativos, as empresas podem enfrentar dificuldades em estabelecer práticas consistentes que garantam a comparabilidade das informações financeiras. O que, por consequência, resultará em incertezas e riscos de não conformidade regulatória.
Além de receber todas as orientações sobre o tema, os participantes terão a oportunidade de interagir e esclarecer suas dúvidas com os palestrantes, neste evento que se constitui em uma oportunidade imperdível para contadores, empreendedores e acadêmicos que desejam se atualizar sobre as novas demandas do mercado e fortalecer suas competências na área da Contabilidade Sustentável.
As inscrições são gratuita e podem ser feitas no site do CRCSP. O endereço do CRCSP no YouTube é: https://www.youtube.com/crcspoficial