Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
APC apresenta o livro Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios em Encontro Nacional das Academias

O II Encontro Nacional das Academias Regionais de Ciências Contábeis e a IV ExpoAbracicon, aconteceram ontem, 07 de dezembro,  tendo como lema: "A Consolidação e a Evolução do Saber". A anfitriã e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis - Abracicon, Maria Clara Cavalcante  Bugarim, fez a abertura da transmissão ao lado dos presidentes do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Zulmir Breda; e da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC, Adeildo Osório de Oliveira.

A presidente da Abracicon lembrou que o I Encontro Nacional das Academias de Ciências Contábeis e da ExpoAbracicon, ocorreu em 2016, em Fortaleza -CE, durante o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, comentando: "Ainda  naquela oportunidade, fizemos o lançamento coletivo de obras publicadas pelos acadêmicos das academias de todo o Brasil, como uma forma de fomentar o desenvolvimento da produção científica e do saber contábil", afirmou ela, a respeito da ExpoAbracicon.

Na edição de 2020 da ExpoAbracicon, Maria Clara apresentou 106 trabalhos científicos – sendo 98 artigos e 8 livros – produzidos pelos acadêmicos da Academia Brasileira, e, ainda,  65 obras – 52 artigos e 13 livros – produzidas por membros das academias regionais. Entre eles, o livro "Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios" produzido pela Academia Paulista de Contabilidade – APC, e apresentado ao público na ocasião.

Lançamento do livro Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, agradeceu a oportunidade de divulgar a obra da Academia ao lado de grandes trabalhos de renomados profissionais da contabilidade.

" Esta obra é uma contribuição da Academia  Paulista de Contabilidade –APC à disseminação do Conhecimento produzida carinhosamente pelos nossos Acadêmicos. A livro "Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios" é uma coletânea de 18 textos técnicos, distribuídos em 300 páginas, dos quais 14 tratam dos Pronunciamentos Contábeis, e quatro abordam um rápido histórico da profissão, o perfil do profissional do futuro, a importância do contador para os negócios, além dos desdobramentos contábeis em ambiente de crise", disse Chiomento.

"Este livro é uma peça de valor inestimável, tanto pelos conhecimentos técnicos que transmite quanto pelos profissionais que assinam os textos, com o objetivo de simplificar o entendimento e a aplicação das normas brasileiras de Contabilidade, e encontra-se á disposição dos profissionais e empresários da classe contábil gratuitamente. Basta fazer o download da obra no site da APC: www.apcsp.org.br", acrescentou o presidente da Academia.

Domingos Orestes Chiomento ainda ressaltou a importância do livro Acadêmicos explicam os CPCs, editado em 2019 e lançado na 26ª Convecon, com distribuição gratuita para mais de 2000 participantes da Convenção. A obra também encontra-se em formato de e-book, para que todos tenham acesso gratuito á informação.

O presidente do CFC, Zulmir Breda destacou o importante papel das entidades, capazes de congregar e oportunizar a aproximação dos corpos docentes de quase 1.300 cursos de Ciências Contábeis do País. "A Abracicon vem seguindo uma brilhante trajetória, fortalecendo as academias regionais, fomentando o desenvolvimento da pesquisa e proporcionando a divulgação da produção científica", assegurou Zulmir.

Novos Acadêmicos Abracicon

A solenidade também empossou quatros novos acadêmicos, proeminentes profissionais da contabilidade, portadores de notório saber, renome e sapiência.

Os novos acadêmicos da Abracicon são os contadores e professores Fernando Caio Galdi (ES), ocupando a Cátedra 13, que tem como patrono Antonio Lopes de Sá; Diana Vaz de Lima (DF), na Cátedra 34, cujo patrono é Lindomar Antonio Frabro; Rosa Maria Abreu Barros (MG), na Cátedra 53, do patrono Hugo Rocha Braga; e Fábio Moraes da Costa, na Cátedra 66, que tem o patrono Nicolau Schwez.

Palestra

Em seguida, o evento contou com uma palestra proferida pelo psiquiatra, professor e escritor Augusto Cury, com o tema "Gestão da Emoção – Qualidade de Vida no Século XXI".

Autor da Teoria da Inteligência Multifocal, que "visa explicar o funcionamento da mente humana e as formas para exercer maior domínio sobre a nossa vida por meio da inteligência e pensamento", Cury tem mais de 60 livros publicados em dezenas de países.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León