CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Nessa quinta-feira, 21 de setembro, a A Academia Paulista de Contabilidade-APC e as entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, coletarem reivindicações e sugestões dos associados e profissionais da contabilidade para apresentarem na reunião a Receita Federal do Brasil-RFB, em audiência com a superintendente da 8ª Região Fiscal da RFB, Márcia Meng. A conversa foi encabeçada pelo o Grupo Técnico, formado pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, juntamente com as demais entidades contábeis congraçadas, bem como entidades da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Alesp.
O grupo de trabalho vai atuar junto com a RFB de São Paulo, na simplificação e racionalização das obrigações acessórias, bem como no o aprimoramento do relacionamento fisco-contribuinte.
A entidade foi representada no encontro, pelo Acadêmico e atual presidente da Fecontesp, José Heleno Mariano.
No pleito apresentado a Márcia Meng, as lideranças entregaram um ofício com algumas reivindicações da classe, como o limite mínimo de R$ 100 para o recolhimento das retenções federais, melhorias no processo de obtenção de CNDs, nos atendimentos presenciais e no e-CAC, revisão de multas relativas à DCTFWEB e algumas correções e aprimoramentos no processo de coleta de dados cadastrais.
A superintendente 8ª Região Fiscal da RFB, ficou de analisar as sugestões e afirmou que a instituição está de portas abertas e pronta para atuar no Grupo de Trabalho, além de reafirmar a parceria em prol da simplificação.
Participaram também da reunião o vice-presidente do Sindcont-SP, José Roberto, o presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, o vice-presidente Antonio Carlos Souza dos Santos, o vice-presidente Administrativo, Benedicto David Filho, o gerente Jurídico e Institucional, Marcos Kazuo, o diretor Técnico da Fenacon, Wilson Gimenez Jr., a vice-presidente Regional SP da Anefac, Cecília Santostaso Geron; o diretor de Relações Governamentais da ABRAPSA, Ricardo Pazzianotto; o conselheiro do CRCSP, Marcio Lério da Silva; o presidente do Ibracon 5ᵃ Seção Regional, Marco Fabbri, e o consultor da Frepem, Silvério Crestana.
Já pela RFB São Paulo participaram também os superintendentes Adjuntos, Cláudio Ferrer Souza e Leandro Augusto Mazzei Batista; a chefe da Divisão Regional de Atendimento, Fabiana Bastos Martins; e o chefe da Divisão de Tributação, Eduardo Newman.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Bruna Raicoski com informações e fotos do Sescon-SP
EDIÇÃO: Lenilde Plá De León