CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
O presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Alexandre Sanches Garcia, participou do 6º painel do evento "Conexão Contábil", que ocorreu nos dias 3 e 4 de julho de 2024, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento anual reuniu profissionais da área contábil para discutir as tendências do setor, compartilhar boas práticas e promover a troca de conhecimento. Com palestras, workshops e mesas-redondas, o Conexão Contábil vem se tornando, ano a ano, uma referência no mercado, contribuindo para o aprimoramento dos profissionais e estudantes e o fomento da Contabilidade como ciência.
No painel "Desafios na implementação das diretrizes curriculares nacionais pelas Instituições de Ensino-IES", Alexandre palestrou ao lado de Elias Dib Caddah Neto, coordenador-adjunto da Comissão Nacional de Educação do CFC e conselheiro do CFC.
A atividade foi moderada por José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC. Bem humorado, ele iniciou sua fala lembrando que a palestra se daria bem próxima a hora do almoço e, portanto, os ânimos estavam acirrados. Com sua abordagem descontraída e ao mesmo tempo objetiva, José Donizete Valentina conquistou a atenção e o interesse do público, gerando uma atmosfera de interação durante a atividade. Após a sua introdução, deu início à apresentação dos tópicos principais. "Essa é a 7ª edição do Conexão Contábil e a 2ª edição do evento em profundidade nacional. Nós vamos falar hoje sobre educação. Portanto, um tema de extrema utilidade tanto para promover o sucesso profissional do indivíduo quando para obtermos uma melhor excelência no mercado".
Demandas do mercado
Defensor da ideia de que a discussão sobre educação na Contabilidade abre portas para novas oportunidades de aprendizado e crescimento, permitindo a atualização constante diante das mudanças e inovações no setor, Valentina está otimista com a aprovação da Resolução CNE/CES nº 1/2024, que definiu as novas diretrizes curriculares para as faculdades de Ciências Contábeis. "É fundamental que a formação acadêmica e o desenvolvimento profissional estejam alinhados com as demandas do mercado, garantindo assim que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem".
Por sua vez, Elias apresentou os integrantes da Comissão de Educação Contábil do CFC, que operam em nível estadual. Todos estavam presentes no Conexão Contábil e se levantaram para o público poder conhecê-los. Alexandre Sanches Garcia é um dos nomes, e que representa São Paulo, o maior estado do país em termos de empresas, de profissionais contábeis atuantes, bem como de instituições de ensino. "A regionalidade é muito importante tanto para tratar os desafios quanto no escopo da construção de como as novas diretrizes devem ser adotadas", enalteceu Elias.
O porquê da modernização
Na sequência, ele comentou os pormenores que fizeram com que as diretrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis fossem modernizadas.
Em suma, houve um enfoque maior na integração das novas tecnologias no ensino, com disciplinas voltadas para a análise de dados e uso de softwares contábeis avançados. Além disso, a formação de profissionais mais aptos a lidar com o contexto econômico atual foi enfatizada, com disciplinas sobre planejamento tributário, contabilidade internacional e sustentabilidade empresarial. "Essas mudanças visam preparar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, onde as habilidades tradicionais são complementadas por conhecimentos inovadores e atualizados", comentou o coordenador-adjunto da Comissão Nacional de Educação do CFC.
Novidades que virão pela frente
A principal novidade do painel foi que as faculdades que oferecem o curso de Ciências Contábeis no País terão um apoio importante para a implementação das novas diretrizes curriculares, aprovadas em 2 de maio deste ano e que entrarão em vigor em 2026. Trata-se de um guia orientativo com foco em estratégias de ensino.
"O material fornecerá insights sobre como adaptar o conteúdo programático, integrar novas tecnologias educacionais e promover uma abordagem mais prática e interdisciplinar no ensino de Ciências Contábeis", explicou Alexandre Sanches Garcia. Ademais, o guia buscará aprimorar a formação dos futuros contadores, abordando temas atuais e fortalecendo a conexão entre teoria e prática. Dessa forma, as instituições de ensino poderão se preparar de maneira mais eficaz para as mudanças que estão por vir, garantindo uma formação acadêmica alinhada com as demandas e inovações do mercado contábil, na visão do presidente da APC e dos demais painelistas.
O novo guia
A notícia do novo guia foi dada em primeira mão durante a palestra. Para elaborar o guia orientativo, a Comissão Nacional de Educação em Contabilidade do CFC realizará, em 7 de agosto de 2024, às 10 horas da manhã, um evento nacional online para divulgar três casos de práticas inovadoras na implementação das novas diretrizes em instituições de ensino a distância.
O evento contará com a presença de renomados especialistas em educação a distância, que discutirão, na oportunidade, as melhores práticas e os desafios enfrentados na adaptação às novas diretrizes.
Após a conclusão do guia, o mesmo será apresentado no 13º Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do curso de Ciências Contábeis, que acontecerá durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade -CBC. "A apresentação do guia representará uma oportunidade única de intercâmbio de experiências e aprendizado conjunto entre os profissionais presentes. A expectativa é de que esse evento proporcione uma importante troca de ideias e fortalecimento da comunidade acadêmica e profissional vinculada à área contábil, contribuindo para o aprimoramento do ensino e da formação dos futuros contadores, bem como dos que já atuam no mercado", comentou Alexandre Sanches Garcia.
Outro momento importante se deu quando Alexandre Garcia comentou a respeito do número de estudantes que serão impactados com as novidades. "Hoje, conforme números do Ministério da Educação - MEC, nós temos 338.953 alunos matriculados em cursos de Ciências Contábeis no Brasil, distribuídos nas modalidades presencial e virtual. Logo mais, esse contingente chegará ao número de profissionais registrados no CFC, com bacharel, que é de 383.229. Com as novas diretrizes, os estudantes é quem serão os protagonistas, afinal, são eles que devem ter iniciativas sobre determinadas ações, assim como é no mercado de trabalho. O professor será o mediador, um tutor para a condução dessas atividades".
Texto: Danielle
Edição: Lenilde De León
De León Comunicações