Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmicos são homenageados na celebração dos 77 anos do CRCSP

Em solenidade realizada no Teatro Professor Hilário Franco, em sua sede na capital paulista, o CRCSP comemorou 77 anos de instalação, em 15 de dezembro de 2023. O CRCSP foi fundado no dia 14 de dezembro de 1946. Além do aniversário do Conselho, a data também é marcada pela entrega das tradicionais e cobiçadas Medalhas instituídas pela Casa, que homenageou Acadêmicos: Idésio da Silva Coelho Júnior, Francisco Antonio Maldonado Sant’anna e Patrícia Siqueira Varela.

O evento foi coordenado pelo presidente do CRCSP e Acadêmico da APC, José Aparecido Maion, e começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o presidente Maion declarou aberta a sessão solene.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sidcont-SP, Claudinei Tonon, falou em nome das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo.

“Estou seguro que nesta comemoração de aniversário dos 77 anos do CRCSP, os que merecem os cumprimentos são os mais de 154 mil profissionais da Contabilidade atuantes no Estado, pois este Conselho vive e envida todos os seus esforços no sentido de promover ações e realizações para o seu desenvolvimento profissional e sucesso na carreira. Cumprimentos ao CRCSP pelos seus 77 anos e parabenizo os homenageados”, disse Tonon.

O Acadêmico Joaquim de Alencar Bezerra Filho, esteve representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, Aécio Prado Dantas Júnior relembrando a pujança do estado de São Paulo.

“Se temos uma instituição com princípios claros, pessoas que aceitam o desafio, não tem colheita que não seja legado. Chegou o momento que o legado é fazer a profissão ser reconhecida. Celebrar 77 anos é um legado!”, afirmou Joaquim.

Personalidades homenageadas

O CRCSP homenageia personalidades que se destacam por seus serviços à classe contábil concedendo-lhes diplomas e medalhas. A entidade tem uma Comissão de Concessão de Diplomas e Medalhas que escolhe os agraciados obedecendo rigorosa seleção, que é submetida ao Plenário, observando as condições e os requisitos estabelecidos em norma do CRCSP.

Na comemoração dos 77 anos do CRCSP, a Medalha Pedro Pedreschi, destinada a agraciar profissionais da contabilidade, em especial no Estado de São Paulo, que tenham se destacado no âmbito da profissão, bem como personalidades brasileiras ou estrangeiras que houverem prestados relevantes serviços à classe e à ciência contábil, foi concedida ao contador e Acadêmico da APC, Idésio da Silva Coelho Júnior e Terezinha Annéia.

O Acadêmico Idésio da Silva Coelho Júnior é contador, atuando com atividades de auditoria. É sócio da Ernst & Young; sócio sênior com ampla experiência em gestão de riscos, atividades de Ética e Compliance e Assuntos Regulatórios para EY no Brasil. Foi vice-presidente técnico do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis-CPC. É Acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Contábeis-Abracicon e membro do Conselho de Administração da Federação Internacional de contadores-Ifac. Presidiu o Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, na gestão 2015-2017.

A Medalha José Rojo Alonso, oferecida ao profissional da contabilidade que se distinguiu nas áreas de auditoria, perícia, mediação e arbitragem, foi entregue ao Acadêmico da APC, Francisco Antonio Maldonado Sant’anna.

O Acadêmico foi presidente do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Sócio líder da firma de auditoria Deloitte, Sant’Anna é auditor independente com mais de 35 anos na atividade, com enfoque na auditoria de instituições financeiras, entidades seguradoras e fundos de investimentos, tendo, inclusive, atuado nos EUA. Atualmente acumula na Deloitte as funções de Lider Regulatório, Líder de Política Pública e membro do Conselho de Administração. Antes de assumir a presidência do Ibracon foi diretor Nacional do Instituto por duas Gestões (2012/2014 e 2015/2017), membro do Grupo de Trabalho (GT) Instituições Financeiras, representante do Ibracon na Câmara Consultiva de Mercado de Governança de Estatais da atual B3 e no Comitê Gestor do Programa Pró-Ética, da CGU.

Já a Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, premia profissionais da contabilidade que, por seu trabalho e dedicação, tenham se distinguido ou obtido projeção na militância da profissão contábil, seja na liderança em associações profissionais, sindicatos ou entidades contábeis ou em atividades nos setores públicos, políticos ou privados, ficou cm o contador Benedicto David Filho.

Com a instituição da Ordem do Mérito Contábil a Medalha Frederico Herrmann Júnior, destinada a agraciar àqueles tenham se distinguido na doutrina e pesquisa da ciência contábil, homenageou a Acadêmica da APC, Patrícia Siqueira Varela.

A Acadêmica Patrícia Siqueira Varela possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerai; mestre e doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo-USP e pós-doutorada em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Atua na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Gestão e Contabilidade das Entidades do Setor Público, com publicações internacionais e nacionais, É professora doutora do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP; e professora orientadora do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Controladoria e Contabilidade da FEA-USP. Membro do International Public. Sector Accounting Standards Board-IPSASB, membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP) junto ao Conselho Federal de Contabilidade-CFC e Membro da Câmara Técnica de Normas Contábeis e Demonstrativos Fiscais da Federação-CTCONF.

E para finalizar os agraciados da noite, a Medalha Francisco D’Áuria, destinada a quem tenha se destacado como autor de obra didática de contabilidade, foi entregue ao contador José Roberto Kassai.

O Acadêmico Sant’Anna falou em nome dos homenageados, ele agradeceu todos que contribuíram ao desenvolvimento da entidade e os relevantes serviços que ela presta para a sociedade.

“A homenagem que muito nos honra, nós aqui, fruto do reconhecimento da Comissão de Seleção, significa para nós um grande estímulo no sentido de seguir trabalhando com muito empenho, muito entusiado, de favor, de história, e a personalidade daqueles que lhes dão os nomes. E, por conta disso, a gente se orgulha ainda mais de estar recebendo esta homenagem. Por isso, com muito e bem responsabilidade, buscaremos, nós todos aqui honrados hoje, cada dia mais justificar que esta homenagem que recebemos, ela foi atribuída num lugar para a pessoa certa que vai devolver para a sociedade, um prol de interesse público melhor que a gente tem para contribuir para vocês”, assegurou o Acadêmico.

Encerrando a solenidade, o presidente e Acadêmico Maion, agradeceu em nome de todos os profissionais registrados no CRCSP e dos diretores que estiveram ao seu lado por tudo que eles fizeram, ele ressaltou que a entidade avançou bastante, mas ainda há muito a ser realizado.

“Nada é tão perfeito que não possa ser aprimorado ou aperfeiçoado. Agradecemos muito pelos ensinamentos e apoio que recebemos dos 38 presidentes de gestões anteriores. Muitos deles foram citados e estão aqui hoje, sempre nos ensinando”.

Maion também agradeceu e ressaltou a união das Entidades Congraças do Estado de São Paulo, um ajudando o outro, todo mundo no entrosamento, fizemos um avanço muito grande, com receita federal, uma junta, “trabalhamos para caramba, me permita simplesmente dizer, olha, é importante manter esse congraçamento. A nossa profissão foi destaque de mídia”, finalizou.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Bruna Raicoski

Edição: Lenilde Plá De León