Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmicos participam de Fórum Anual de Auditoria para PMEs

No dia 3 de setembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon promoveram o Fórum Anual de Auditoria para PMEs sobre os principais assuntos relacionados às firmas de auditorias de pequeno e médio portes.

A atividade contou com mais de mil participantes de todo o Brasil e aconteceu de forma online no canal do CRCSP no YouTube, na ocasião, foi abordado o Cadastro Nacional de Auditores Independentes – Pessoa Jurídica (CNAI-PJ) e algumas propostas de soluções para as restrições às firmas menores de auditoria.

Angela Zechinelli Alonso que é membro da Academia Paulista de Contabilidade - APC e conselheira do CRCSP comandou os painéis ao lado de Marcelo Guerra que é auditor.

Para debater os assuntos do Fórum, foram convidados: o presidente do CRCSP que ocupa a Cadeira  de nº 10 na Academia Paulista de Contabilidade – APC, José Donizete Valentina, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Zulmir Ivânio Breda, do Ibracon Nacional, Francisco Antônio Maldonado Sant'Anna, e do Ibracon – 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires, o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Aparecido Maion, o coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade - CRE, Rogério Costa Rokembach, o conselheiro do CRCSP,  Marcelo Gomes de Barros, a integrante do Grupo de Trabalho FAPMP do Ibracon, Karla Carioca, e a diretora da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, Sílvia Rodrigues Pachikoski.

O primeiro painel do Fórum tratou sobre o CNAI-PJ e foi apresentado pelo vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Aparecido Maion, pelo presidente do Ibracon – 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires, e pelo coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade - CRE, Rogério Costa Rokembach. Eles destacaram os principais pontos do cadastro e como ele contribui para que as firmas de auditoria possam agregar valor aos seus serviços.

Já o segundo painel do fórum tratou sobre restrições às atividades das pequenas e médias firmas de auditoria impostas por alguns organismos reguladores. O tema foi apresentado pelo conselheiro do CRCSP Marcelo Gomes de Barros, Karla Carioca e Sílvia Rodrigues Pachikoski.

José Donizete Valentina, presidente do CRCSP e Membro da APC ficou encarregado de esclarecer o posicionamento das entidades sobre os temas apresentados, no terceiro painel. Também participaram desse debate o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, os presidentes do Ibracon Nacional, Francisco Antônio Maldonado Sant'Anna, e do Ibracon – 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires.

Durante a exposição do tem os presidentes também se comprometeram a realizar uma interlocução junto à Federação Brasileira de Bancos – Febraban, para que as instituições financeiras não realizem qualquer discriminação referente ao porte da firma ao contratar serviços de auditoria interna.

Segundo José Donizete Valentina, a profissão nunca esteve tão unida como está hoje, mesmo em meio a este período de dificuldade no mundo. "Nós do CRCSP, CFC, Ibracon e demais entidades da classe vamos realizar uma grande interlocução para buscarmos uma solução para as dificuldades enfrentadas pelas firmas de auditoria de pequeno e médio portes. As firmas de grande porte têm seu espaço e seu papel no mercado, mas as pequenas e médias firmas precisam de mecanismos que as apoiem", afirmou o presidente do CRCSP e Acadêmico da APC.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León