CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 3 de setembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon promoveram o Fórum Anual de Auditoria para PMEs sobre os principais assuntos relacionados às firmas de auditorias de pequeno e médio portes.
A atividade contou com mais de mil participantes de todo o Brasil e aconteceu de forma online no canal do CRCSP no YouTube, na ocasião, foi abordado o Cadastro Nacional de Auditores Independentes – Pessoa Jurídica (CNAI-PJ) e algumas propostas de soluções para as restrições às firmas menores de auditoria.
Angela Zechinelli Alonso que é membro da Academia Paulista de Contabilidade - APC e conselheira do CRCSP comandou os painéis ao lado de Marcelo Guerra que é auditor.
Para debater os assuntos do Fórum, foram convidados: o presidente do CRCSP que ocupa a Cadeira de nº 10 na Academia Paulista de Contabilidade – APC, José Donizete Valentina, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Zulmir Ivânio Breda, do Ibracon Nacional, Francisco Antônio Maldonado Sant'Anna, e do Ibracon – 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires, o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Aparecido Maion, o coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade - CRE, Rogério Costa Rokembach, o conselheiro do CRCSP, Marcelo Gomes de Barros, a integrante do Grupo de Trabalho FAPMP do Ibracon, Karla Carioca, e a diretora da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, Sílvia Rodrigues Pachikoski.
O primeiro painel do Fórum tratou sobre o CNAI-PJ e foi apresentado pelo vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Aparecido Maion, pelo presidente do Ibracon – 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires, e pelo coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade - CRE, Rogério Costa Rokembach. Eles destacaram os principais pontos do cadastro e como ele contribui para que as firmas de auditoria possam agregar valor aos seus serviços.
Já o segundo painel do fórum tratou sobre restrições às atividades das pequenas e médias firmas de auditoria impostas por alguns organismos reguladores. O tema foi apresentado pelo conselheiro do CRCSP Marcelo Gomes de Barros, Karla Carioca e Sílvia Rodrigues Pachikoski.
José Donizete Valentina, presidente do CRCSP e Membro da APC ficou encarregado de esclarecer o posicionamento das entidades sobre os temas apresentados, no terceiro painel. Também participaram desse debate o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, os presidentes do Ibracon Nacional, Francisco Antônio Maldonado Sant'Anna, e do Ibracon – 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires.
Durante a exposição do tem os presidentes também se comprometeram a realizar uma interlocução junto à Federação Brasileira de Bancos – Febraban, para que as instituições financeiras não realizem qualquer discriminação referente ao porte da firma ao contratar serviços de auditoria interna.
Segundo José Donizete Valentina, a profissão nunca esteve tão unida como está hoje, mesmo em meio a este período de dificuldade no mundo. "Nós do CRCSP, CFC, Ibracon e demais entidades da classe vamos realizar uma grande interlocução para buscarmos uma solução para as dificuldades enfrentadas pelas firmas de auditoria de pequeno e médio portes. As firmas de grande porte têm seu espaço e seu papel no mercado, mas as pequenas e médias firmas precisam de mecanismos que as apoiem", afirmou o presidente do CRCSP e Acadêmico da APC.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde De León