CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Ontem 03 de maio de 2023, o Conselho Federal de Contabilidade-CFC colocou em audiência pública, junto ao Conselho Nacional de Educação-CNE e o Ministério da Educação-MEC a minuta que propõe a alteração da Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004. A norma institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior-IES brasileiras.
O encontro teve como objetivo reunir sugestões de profissionais, de acadêmicos e de estudantes de todo o País. O vice-presidente da Academia Paulista de Contabilidade, José Donizete Valentina, que também é vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, os Acadêmicos, Antoninho Marmo Trevisan e Edgard Bruno Cornacchione também participaram da reunião dando suas contribuições e levando o ponto de vista da APC.
Desde o final de 2021, o CFC iniciou os trabalhos voltados para a reformulação das diretrizes curriculares. A proposta do Conselho é adequar o curso de graduação em Ciências Contábeis à nova realidade do mercado, marcada por pautas como tecnologia, ciência de dados, sustentabilidade, entre outros temas.
Dando prosseguimento ao projeto, a autarquia comunicou a Instituições de Ensino Superior, a coordenadores e a professores do curso de Ciências Contábeis que iniciaria o trabalho de reformulação da resolução e solicitou o envio de sugestões. Em seguida, os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) foram convocados para iniciar discussões sobre o tema em suas jurisdições, com a finalidade de reunir opiniões de todo o país.
Em 2022, ocorreu uma reunião nacional com todos os presidentes das 24 Academias de Ciências Contábeis e outra com os presidentes dos 27 CRCs. O objetivo foi buscar diferentes pontos de vista e enriquecer a minuta que entraria em audiência pública.
Agora em fase final, a proposta vai para a homologação, para que possa se transformar em lei em todo o Brasil.
“Nós trabalhamos em cima de competências, baseado em atividades em relação ao ESG e a tecnologia. É uma proposta muito cuidadosa. São mais de 30 anos que esperávamos por essas mudanças no ensino e Academia como sempre tem participado desse processo que vai ficar na história do Brasil”, afirmou José Donizete Valentina.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Bruna Raicoski
EDIÇÃO: Lenilde Plá De León