Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmicos participam da 13ª Conferencia Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente do Ibracon

Realizada no período de 27 a 28 de junho de 2023, a 13ª Conferencia Brasileira de Contabilidade e Auditória Independente do Ibracon, reuniu em São Paulo, um expressivo número de especialistas e lideranças contábeis e do segmento de auditoria para analisar e debater o cenário corporativo, sob a ótica da auditoria independente.

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Domingos Orestes Chiomento, acompanhado dos Acadêmicos, José Aparecido Maion, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, e de Joaquim de Alencar Bezerra Filho, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, foi um dos líderes da classe contábil que prestigiaram o evento.

O Acadêmico Joaquim Bezerra compôs a mesa solene de abertura do evento, ao lado do presidente do Ibracon, Valdir Coscodai; e do presidente da Comissão de Valores Mobiliários-CVM, João Pedro Nascimento, representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, Aécio Prado Dantas Júnior.

Na ocasião, o Acadêmico Bezerra falou sobre a nova grade curricular dos Cursos de Ciências Contábeis, que deve ser apresentada muito em breve, a qual busca inserir a profissão na atualidade. “Estamos vivendo um novo tempo, em que tudo que se fazia agora se faz de uma maneira diferente do que se fazia há alguns anos atrás, e o Conselho Federal de Contabilidade está bastante atento às inovações. Tudo isso nos leva à necessidade de estarmos reciclando os nossos conhecimentos constantemente, pois o contador do futuro está inteiramente integrado com a inteligência artificial, que veio trazer muitas mudanças para o nosso comportamento profissional e operacional”.

Após vários enriquecidores debates, a manhã do primeiro dia foi encerrada com os presidentes da BDO, PWC e da PP&C, Raul Corrêa, Marco Castro e Eduardo Camillo Pachikoski, respectivamente, e o Acadêmico Carlos Augusto Pires, os quais participaram do painel dos líderes sobre governança e desenvolvimento sustentável.

Sobre o tema, o Acadêmico Raul Correa da Silva, comentou que “o mundo mudou, as empresas e a sociedade também. Hoje temos acesso a tudo, é, hora de falarmos de governança, ela também mudou. Não se pode fazer parte de um conselho de uma empresa sem conhecer os seus valores, valores esses que não devem ficar apenas na recepção, em um quadrinho, mas que precisam ser vividos por toda a empresa. Vejam quantos milhares de pessoas no Brasil dependem do nosso trabalho, dos nossos clientes. E o grande ponto é a transparência. Se você tem um mercado forte, uma sociedade forte, os conceitos de ética, não podem voltar atrás”.

Os trabalhos continuam

Na parte da tarde, Zulmir Breda, membro do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade-CBPS, e Leonardo Dutra, membro do Grupo de Trabalho-GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon, discutirão as tendências regulatórias e de sustentabilidade.

Na sequência acontecerá um debate sobre as novidades das Normas Internacionais de Relatório Financeiro -IFRS, com as participações de Tadeu Cendon, membro do Board do International Accounting Standards Board-IASB; Patrick Matos, diretor da Natura e membro do Global Preparers Forum, Osvaldo Zanetti, gerente de Normas Contábeis da CVM, e Silvio Takahashi, coordenador do Comitê de Normas de Contabilidade-CNC) do Ibracon.

 

Último dia

No dia 28, o painel Tecnologia: Considerações no campo da ética e ceticismo profissional terá início às 9 horas, com as participações de Marcio Santos, líder do Comitê de Tecnologia e Inovação do Ibracon; Laurie Endsley, vice-presidente do International Ethics Standards Board for Accountants -IESBA; Tatiane Schmitz, membro do GT-FAPMP - Ibracon Nacional.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

De León Comunicações

Texto: Lenilde de León com informações do Ibracon