CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
O segundo dia do evento Conexão Contábil Nacional, em Campina Grande/PB contou com a presença dos Acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade-APC, José Vanderlei Masson dos Santos e do vice-presidente da APC, José Donizete Valentina. O evento contou com cerca de 800 participantes, que participaram de forma presencial e virtual pelo Zoom e pelo canal do Conselho Federal de Contabilidade-CFC no YouTube.
Além dos Acadêmicos da APC, participaram do debate os profissionais: Paschoal Rizzi Naddeo, presidente da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam); e Sandra Maria Batista, perita contábil e tributária, professora e administradora judicial.
Na ocasião os especialistas explicaram as funções do perito e a finalidade das suas atividades. Segundo eles, se fosse possível resumir o trabalho do perito contador em poucas palavras, seria de que a ele cabe aportar dados relevantes e não compreensíveis ou apuráveis por outro tipo de prova, ou seja, fazer a ponte entre a Ciência Contábil e a Ciência Jurídica, sempre lembrando que o juiz, apesar de toda a responsabilidade, que lhe é atribuída, não é uma autoridade universal com domínio da área contábil, necessitando a manifestação do perito sobre a matéria para que possa solucioná-la.
Eles ainda falaram que os peritos adotam maciçamente a tecnologia e a inteligência artificial nas suas rotinas de trabalho. E ainda destacaram que é fundamental que os profissionais da contabilidade se adaptem a essa nova realidade.
Os profissionais alertaram que as novas ferramentas aprimoraram e agilizaram as atividades dos peritos, por meio da identificação de padrões e de anomalias em um grande volume de dados contábeis.
O evento faz parte da Educação Profissional Continuada promovida pelo Sistema CFC/CRCs, voltado para o futuro e desenvolvimento da Contabilidade. Para assistir à palestra, acesse o link: https://www.youtube.com/live/aSQ2FxLbAS8?feature=share
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Informações da Febrapam
Edição: Lenilde Plá De León