CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Neste 24 de março de 2021, a Academia Paulista de Contabilidade – APC, dando continuidade à sua missão de disseminar conhecimento técnico e científico, emprestou seu apoio institucional à realização do painel "A Profissão Contábil em Debate", promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, que, na ocasião, discutiu "Um Ano de Covid: Empresas Fechadas, Desemprego em Alta e os Cuidados da Saúde nos Ambientes Corporativos".
A realização é uma iniciativa do presidente do CRCSP e vice-presidente da ACP, Acadêmico, José Donizete Valentina, e contou com a moderação da Acadêmica Angela Zechinelli Alonso, tendo como convidados especiais o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP e Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, e o médico cardiologista Leandro Rúbio, fundador do projeto Missão Covid.
Na ocasião, entre muitos pontos discutidos, os debatedores falaram sobre os impactos da Covid-19 na economia, a falta de ações do poder público para apoiar os profissionais e empresários da Contabilidade, bem como o compromisso das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo com a segurança e saúde de todos, mas também com a preservação do empregos e renda que está afetando frontalmente muitos brasileiros.
Outro tema bastante debatido foi a efetividade das medidas de antecipação de feriados pela Prefeitura de São Paulo e algumas cidades e a proibição, no Estado de São Paulo, do funcionamento, até 31 de março, das atividades não consideradas essenciais.
O médico cardiologista Leandro Rubio explicou o projeto social Missão Covid, que é uma startup no segmento de saúde, desenvolvida em conjunto com o especialista em inovação digital Cristiano Kanashiro, e que visa oferecer acompanhamento de saúde online e gratuito às pessoas, por meio da tecnologia e do atendimento de médicos voluntários.
O vice-presidente da APC José Donizete Valentina, que também é o atual presidente do CRCSP, ressaltou que as medidas para prevenir a disseminação da Covid-19 são necessárias no atual momento, mas que falta, das autoridades públicas, coerência na aplicação destas medidas, por exemplo, com a criação de dificuldades para o exercício da profissão contábil, ao mesmo tempo que os prazos para a entrega das obrigações principais e acessórias permanece inalterado.
"Nosso papel, em primeiro lugar é preservar a vida, mas precisamos também de segurança jurídica para exercer nossa profissão e apoiar nossos clientes, inclusive o governo, que depende de nosso trabalho para manter sua arrecadação", afirmou José Donizete Valentina.
O presidente do Sescon-SP explicou como as Entidades Contábeis estão se mobilizado pelo reconhecimento da profissão contábil na lista das atividades essenciais e na luta pela prorrogação dos prazos.
"Nós somos essenciais no momento que nosso serviço é fundamental, quando os empresários em geral dependem de nós, mas precisamos que o governo reconheça isto e nos dê o direito ao livre exercício da nossa atividade e segurança jurídica na nossa profissão", assegurou Lima.
"Conseguimos em 2020 a prorrogação de diversas obrigações. E diante de novas medidas restritivas ao funcionamento dos escritórios, reiniciamos agora esta campanha, com a publicação de um manifesto conjunto com as Entidades da Classe e um mandado de segurança que protocolamos com o Sindcont-SP em todos os órgãos responsáveis pela administração de tributos", explicou o presidente do Sescon-SP.
Os dirigentes também explicaram ao público o que fazem o CRCSP e o Sescon-SP pela profissão e responderam a perguntas enviadas ao vivo pelo público, em um diálogo aberto e direto com os profissionais contábeis.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde de León