Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmicos debatem o Metaverso Corporativo na 27ª CONVECON

A Academia Paulista de Contabilidade – APC com sua missão de disseminar o conhecimento contábil é uma das apoiadoras da 27ª CONVECON, ao lado das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. O evento que acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro de forma online democratiza o aprendizado e possibilita que pessoas não apenas de São Paulo, mas de todo o Brasil, participem deste grandioso campo de estudos. Um dos painéis de destaque foi o “Metaverso Corporativo: um Admirável Mundo Novo”, apresentado pelo membro da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Edgard Cornacchione, e pelo professor Napoleão Galegale, com a moderação do também Acadêmico da APC, Adriano Gilioli.

Em um ambiente que lembrou ficção científica, Cornacchione falou que a revolução do metaverso já foi anunciada há mais de 20 anos. “A revolução do metaverso está em pleno curso, com organizações da área de tecnologia, as big techs, apostando alto e o mercado buscando melhor posicionamento diante de concorrentes”.

Cornacchione afirmou que reconhece sete vetores essenciais para avaliar os desafios e oportunidades: sociedade/comportamento, experiência unificada (2D, 3D, 360, XR), mercado, meios de pagamento (cripto), registro de transações (blockchain), segurança e ativos/tributação – NFT.

“As tendências são claras com efeitos sobre os segmentos agrícola, comercial, de serviços e financeiro, notadamente em termos de personalização e empatia. Para a Contabilidade e para os contadores, percebe-se claramente que o metaverso catalisa a transformação digital”, afirmou o Acadêmico.

Para o Acadêmico Edgar é essencial pensar como a Contabilidade pode ajudar neste movimento, não há profissional que tenha sido melhor capacitado conceitualmente para lidar com o conjunto das variáveis mais sensíveis às organizações, como novas perspectivas sobre mercado - variáveis e interação - modelos de negócio, com efeitos sobre despesas, custos e receitas, processos - off e online - agentes reais e artificiais, acordos comerciais - smart contracts - recursos e ativos. Ele ressaltou que a primeira pessoa que o empresário vai procurar é o Contador.

“Nós precisamos nos inserir nesse universo e colocar o pé na estrada, ir em frente. Se familiarizar com as novidades do mercado que possam contribuir com a nossa profissão”, concluiu Cornacchione.

 

PROGRAMAÇÃO – 18 DE FEVEREIRO

9h às 10h - Apresentação e premiação da melhor tese e da melhor dissertação

 

10h15 às 11h15 -Gestão de Conflitos: Inovação, Criatividade e Oportunidades na Mediação Empresarial

Palestrante: Kleber Bissolatti

 

Palestrante: Marcello do Amaral Perino

Moderador: José Vanderlei Masson dos Santos

 

11h30 às 12h - Marketing Digital - como Trazer mais Clientes para sua Empresa Contábil

Palestrante: Adriano Santos

Gerente Comercial e de Relacionamento da Contmatic Phoenix

 

12h05 às 12h20 - Apresentação IOB: Ataques Cibernéticos e Privacidade de Dados

 

14h às 15h - Gestão Contábil e Tributária de Criptoativos para as Pessoas Físicas e Jurídicas

Palestrante: Tiago Borges Slavov

Moderadora: Carla Chiomento

 

15h15 às 16h15 - Smart Society e a Nova Estratégia dos Negócios com Tecnologias de Ponta

Palestrante: Lilian Primo Albuquerque

Moderadora: Marta Pelúcio

 

16h30 às 17h30 - Provedores de Serviços Técnicos: a Estratégia da Índia e as Possibilidades Brasileiras

Palestrante: Adriano Correia

Moderador: Nabil Ahmad Mourad

 

17h45 às 18h45 - Painel com Heródoto Barbeiro: Ética de Cada Dia

Palestrante: Heródoto Barbeiro

Moderador: José Donizete Valentina

Moderador: José Aparecido Maion

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Raicoski