CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade, diversos profissionais e estudantes da área Contábil prestigiaram o III Simpósio Paulista de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
O evento, que foi gratuito e com transmissão ao vivo, contou com a participação de alguns membros da Academia Paulista de Contabilidade – APC, entre eles Valmir Leôncio da Silva, que foi o responsável pela moderação da atividade.
Na ocasião, Adriano Giglioli, também acadêmico, abordou o tema: “Relacionamento entre Gestores e Contadores para eficiência do Trabalho das OSCs”. Já o Acadêmico Eurípedes Sales, com sua vasta experiência no setor, contribuiu em diversas frentes.
Ainda compuseram a mesa os palestrantes: Emerson Onofre Pereira, levantando o tema “Desafios da Contabilidade no 6º maior orçamento do País”; Marcelo Monello, com “Os aspectos jurídicos e a prestação de contas das entidades do Terceiro Setor frente as novas normas de Contabilidade”; e Patricia Siqueira Varela, explanando “O processo de convergência às IPSAS e os Desafios do PLP 295, que trata da nova lei de Finanças Públicas”.
Segundo Emerson Onofre Pereira, o grande desafio dos contadores em atividade no 6º maior orçamento do Brasil é a implantação de todos os procedimentos contábeis patrimoniais sob o enfoque patrimonial, em atendimento às normas atuais de Contabilidade Pública, exigindo dos profissionais a capacidade de apuração, análise e interpretação das transações orçamentárias, financeiras e patrimoniais, não se limitando ao entendimento de questões meramente orçamentárias.
“Os contadores devem enxergar o desafio como uma grande oportunidade de renovação do conhecimento ou de resgate de conhecimentos adquiridos antes da entrada na área pública, buscando sempre o seu aperfeiçoamento profissional”, afirmou Pereira.
Marcelo Monello levantou a bandeira sobre a importância das entidades do Terceiro Setor e como elas devem aumentar muito daqui para a frente, já que estas têm o papel fundamental de ajudar o governo a atender as demandas que o Estado não consegue resolver.
Já o palestrante Adriano Gilioli pontou os fatores essenciais para o bom o relacionamento entre gestores e contadores para eficiência do trabalho das OSCs: um relacionamento afetivo, planejamento, organização, controle e direção para uma gestão assertiva, que gere eficiência, e trabalho que é o conjunto das atividades para atingir as metas.
Patricia Siqueira Varela questionou a plateia para saber se toda informação utilizada para a tomada de decisão e accountability é oriunda da Contabilidade. Além disso, abordou a potencialidade das informações contábeis, a capacidade financeira e operacional, custos e resultados.
O seminário teve como objetivo reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos à Contabilidade aplicada ao setor público, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes dos temas expostos.
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Katherine Coutinho
Fotos: Bruna Lyra Raicoski